Uma das possíveis definições para marketing é:
"Identificar e atender demandas, com vistas a gerar ganho, geralmente financeiro"
Posto isso, o profissional inserido no mercado necessita de algum conhecimento, mesmo que mínimo, em Marketing para ser capaz de entender e trabalhar com as mais diversas demandas, advindas dos mais diversos campos. No entanto, esse conhecimento não se limita somente vender um produto, ideia ou serviço, o Marketing em uma carreira começa no individuo.
Construir uma boa imagem de si mesmo, enfatizar suas qualidades, se relacionar com os grupos certos, entre outras medidas, são os pilares de uma carreira de sucesso. É necessário ter um olhar atento a fim de identificar quais necessidades o meio ao seu redor possui e, mais ainda, entender como se moldar para suprir tais necessidades.
Em um contexto mais real e próximo ao dia a dia, mais especificamente de um profissional de tecnologia, um exemplo de marketing aplicado ao indivíduo seria uma situação em que você, em seu tempo livre, se dedica a estudar uma determinada ferramenta após perceber que sua empresa, ou mesmo o mercado como um todo, tem demonstrado uma procura maior pela mesma. Por mais que a princípio essa ação pareça muito diferente e distante de uma campanha publicitária, por exemplo, as duas coisas se encaixam como ações de marketing, uma vez que partem do princípio de atender a uma demanda para no fim obter um ganho, no caso da campanha publicitária o ganho vem da venda do produto, já na sua iniciativa de aprender algo novo o ganho virá na forma de uma contratação, ou mesmo uma promoção.
Saber se posicionar como a solução para um problema muitas vezes é o divisor entre os profissionais que se destacam e os que permanecem na zona de conforto. O Marketing Pessoal é de fundamental importância em qualquer carreira, pois assim como no mercado convencional, que se da entre empresas e consumidores finais, ou mesmo entre empresas, é sempre importante compreender o que o seu público espera e os meios para entregar os esperado e as vezes surpreender com algo que a princípio nem se sabia que era desejado, com a diferença que no âmbito pessoal as Ações de Marketing se dão entre pessoas e grupos mais restritos, com vistas não a ganhos palpáveis como dinheiro, mas sim a ganhos sociais, na forma de apoio, confiança e conexões.
Comentários
Postar um comentário