GRUPO AMIGOS DO MENINO NEY - “Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?”
Integrantes:
- Augusto de Avila Gonçalves
- Bernardo Nunes Pinheiro
- Bruno Henrique Ferreira Torres
- Eric Patrick Silva dos Santos
- Gabriel Felipe Vale de Paula
- Gabriel Nascimento Medeiros
- Gabriel Rocha Gomes
- Henrique Cunha Mantovani
- Isabella Tannús Corrêa
- Lucas Dimitri Fernandes Alves
- Matheus Soares Duarte
- Vinicius Clemente de Sousa Reis
- Vitor Alves de Carvalho
Todos sabemos da
tamanha importância dos clientes na vida útil de uma empresa. Afinal, é
principalmente por consequência deles que a empresa pode aumentar cada vez mais
o seu patamar, seja através da receita direta gerada ou da propaganda positiva
que ele possa fazer. Com isso, sua empresa pode atingir cada vez mais pessoas e
assim de forma exponencial, conseguir cada vez mais clientes. É com isso em
mente que vamos discutir sobre a importância de se pensar nas necessidades de
todos os clientes na hora de ofertar algum produto ou serviço.
Toda empresa precisa de um motivo para seus clientes comprarem ou usarem seu serviço, por exemplo:
1. Uma papelaria poderia oferecer um serviço gratuito de entrega no mesmo dia para seus clientes comerciais em uma área local. - Diferencial para quem precisa de entrega rápida!
2. Essa mesma papelaria poderia dar uns descontos de 10% - Diferencial em custos!
3. A papelaria pode oferecer um maior estoque e variedade de produtos para artistas na área.
Um dos principais objetivos de qualquer estratégia de marketing deve ser identificar e atender às necessidades do consumidor. Considerar a importância do cliente em todas as fases do processo de marketing ajuda sua empresa a garantir maior satisfação do cliente e aumentar sua meta de longo prazo em novas negociações.
Algumas das considerações a levar em conta ao fazer marketing para seus clientes são honestidade, integridade e clareza. Manter as necessidades do consumidor em mente também é parte integrante de um marketing eficaz. Campanhas publicitárias sorrateiras podem gerar vendas rápidas, mas essas vendas vão vacilar à medida que os consumidores perceberem que foram enganados. Vender um bom produto comercializado com integridade traz de volta os clientes. Para fazer isso, a empresa precisa desenvolver a confiança do cliente em seu produto ao longo do tempo. A confiança do cliente é o que traz os consumidores de volta ao seu produto e garante o sucesso a longo prazo.
Outro fator muito importante nas vendas, é o 'boca a boca'. Os consumidores gostam de falar, seja sobre um produto de que gostaram ou sobre um produto que os deixou com saudades. O 'boca a boca' tem um efeito bola de neve, principalmente em uma época em que a comunicação rápida em todo o mundo é comum. Sua empresa não pode deixar de levar em consideração a rapidez com que seu produto e sua reputação podem ser maltratados ou colocados na lista negra. É por isso que o marketing de um produto com honestidade e integridade é importante.
Portanto, é de extrema importância que no processo de venda, as empresas coloquem sempre as necessidades do cliente como fator principal. Assim o negócio tende a crescer e ganhar espaço no mercado.
Referências Bibliográficas:
GROSS, Jenna. Why marketing is SO important. 2016. Disponível em: <https://movingtargets.com/blog/business-marketing/why-marketing-is-so-important/>. Acesso em: 21/08/2020.
Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora.
realmente, o "boca a boca" possui um impacto importante na imagem de um produto hoje em dia, pois se seu produto é bom ou ruim pode ser espalhado rapidamente com a internet
ResponderExcluirSão dois aspectos que achei muito importantes que o grupo destacou: a necessidade de satisfazer a necessidade do cliente e outro aspecto é como o cliente pode atuar como agente ativo de propagação de marketing sendo de forma positiva ou negativa.
ResponderExcluirA forma de divulgação "boca a boca" pode levar uma empresa ao sucesso ou ao fracasso. Quantas vezes eu mesmo comprei ou deixei de comprar de certa loja/marca devido a uma recomendação/aviso.
ResponderExcluirConcordo como o que foi descrito, um produto de qualidade é um dos fatores primordiais para a fidelização e formação de uma base fiel de clientes, que vão te garantir um sucesso a longo prazo.
ResponderExcluirHonestidade, integridade e clareza, são três palavras chaves para um negócio de sucesso, e transparecer isso em sua campanha de marketing é primordial para alavancar vendas, como dito no post, "Campanhas publicitárias sorrateiras podem gerar vendas rápidas, mas essas vendas vão vacilar à medida que os consumidores perceberem que foram enganados", com certeza todos em algum momento já foram enganados com propagandas dissimuladas, e pouco provável um cliente consumir o mesmo produto/serviço.
ResponderExcluirÉ realmente essencial conhecer o perfil de quem compra os seus produtos para acertar nas estratégias de marketing desenvolvidas, para garantir um melhor sucesso sobre o investimento para o desenvolvimento do produto e mais resultados para a empresa
ResponderExcluirRealmente, identificar e atender às necessidades do consumidor deve ser o principal objetivo das estratégias de marketing e isso tem que ser feito em todas as etapas do processo para gerar mais resultados.
ResponderExcluirA citação 'Campanhas publicitárias sorrateiras podem gerar vendas rápidas...' chama atenção pelo fato do modo apelativo que empresas tem utilizado devido a concorrência quase que desleal em determinados setores como a tecnologia. Mas qual a consequência disso? Fazer saldões, promoções e os famosos 'outlets'tem se tornado parte do nosso dia dia, mas muitas das vezes quando chegamos perto para saber tudo de uma oferta, nas letras miúdas que está as condições da oferta, que nem sempre são favoráveis ao cliente, o deixando insatisfeito e dando a impressão que a loja que fez a oferta só queria fazer com o que o cliente fizesse uma compra de forma súbita. Pior ainda, o cliente pode se sentir enganado, como por exemplo naquelas promoções de compre X e leve 100ml a mais.
ResponderExcluirA relação estabelecida pelo grupo entre a qualidade do produto e a publicidade feita sobre o mesmo não poderia estar mais certa, é importante trajar seu produto em belas indumentarias e colocá-lo em um pedestal de elogios, no entanto, mais importante ainda é que o produto seja condizente com aquilo que foi prometido ao consumidor, como bem dito pelo grupo, isso gera uma relação de confiança entre o cliente e a marca, o que fará com que o cliente volte a consumir e faça propaganda do produto em questão à seus amigos e familiares.
ResponderExcluirO "boca a boca" mencionado é sim uma forma muito boa de difundir o seu produto ou serviço, e para atingi-lo de uma forma positiva, é necessário ter uma boa preocupação com seus clientes. Por isso tomar bastante cautela e dedicação para com a imagem de seu produto, é muito importante.
ResponderExcluirGostei que o grupo sitou que entendendo quem é seu publico é uma forma de pensar como aumenta-lo tendo em vista a satisfação do cliente
ResponderExcluirA comunicação realmente deu um novo patamar aos produtos. Um simples sistema de avaliação de um site pode determinar o sucesso ou fracasso de um produto.
ResponderExcluirA honestidade e integridade mencionado pelo grupo nos mostra a importância de como os clientes veem nosso produto, se são bem vistos acaba que sua propaganda se faz sozinha. Interessante também o ponto onde comentam as varias formas que uma empresa tem de atrair mais consumidores, com ações que podem ser até simples.
ResponderExcluirRealmente, os clientes são a base de toda empresa. Se uma empresa não possuir clientes fiéis e satisfeitos, a vida útil da empresa é reduzida consideravelmente.
ResponderExcluirConcordo muito com esse ponto de que as empresas tem que serem honestas e claras com os clientes. Não é raro ver empresas que tentam ser desonestas e acabam com a reputação ruim.
ResponderExcluirPerfeito, explicação incrível. No mundo de hoje, extremamente conectado, muitas empresas não tem noção do quanto o 'boca a boca' é fundamental para o sucesso, todos nós gostamos de falar de um produto que nos agrada. Outra coisa que se torna um grande diferencial é o fator da honestidade e transparência com o consumidor.
ResponderExcluirDe fato a veracidade no marketing é primordial para a satisfação do cliente, pois de nada adianta uma publicidade enganosa que gere diversas vendas rápidas, mas que não consiga manter os consumidores junto à empresa.
ResponderExcluirAtualmente os meios de comunicação combinados com o marketing impactam rapidamente os consumidores, o 'boca a boca' entre amigos e familiares contribui mais ainda para decisão de compra de um produto.
ResponderExcluirInteressantíssimo o que o grupo citou sobre as vendas também serem no como eles falaram "boca-a-boca", é super gratificante quando estamos indo comprar algo e somos bem atendidos por pessoas que sabem a importância que o cliente faz para o negócio e que isso faz com que as empresas vendam mais e fiquem conhecidas pelo belo atendimento e atenção ao cliente.
ResponderExcluirÉ importante para qualquer empresa ter feedbacks positivos para manter os clientes e conquistar mais e, com certeza, o "boca a boca" é um dos meios importantes de se conseguir novos clientes.
ResponderExcluirAlém de tudo que foi dito, percebemos hoje que mais importante que tentar encaixar um produto em vários tipos de publico-alvo, é especializar na intenção de um nicho mais específico, que podem acarretar em cliente pagando mais caro, dada customização de ofertas.
ResponderExcluirÉ essencial que as empresas tenham um bom relacionamento com seus clientes, que consigam identificar quais são as suas necessidades, evitando, assim, a insatisfação, conseguindo manter uma relação duradoura.
ResponderExcluirO destaque desse texto foi deixar explícito que a abordagem dos empreendimentos junto aos clientes também é um aspecto importante no atendimento das necessidades deles. Além disso, é imprescindível que sejam disponibilizadas informações íntegras sobre um produto ou serviço para que o cliente entenda se suas necessidades serão supridas. Não adianta ter o melhor produto do mundo e não saber apresentá-lo ao público.
ResponderExcluirO grupo demonstra muito bem as diferentes estratégias de marketing utilizadas pensando no cliente para melhorar as vendas.
ResponderExcluirRealmente é fácil encontrar anúncios chamativos que estão lá somente para chamar a atenção do cliente, mas que de fato não oferecem aquilo que está sendo anunciado. É preciso muita transparência e honestidade por parte das empresas, para que isso gere a confiança necessária nos clientes.
ResponderExcluirRealmente é muito importante a honestidade do negociante com o cliente, tal fato eleva a credibilidade da empresa com o seu público alvo e atrai notas positivas e sucesso profissional e financeiro . No geral o grupo conseguiu desenvolver bem as estratégias de marketing na atualidade e seus impactos.
ResponderExcluirMuito interessante a visão passada sobre a importância do cliente em todas as etapas do processo e como a empresa pode traçar certas estratégias para atrair ou manter a sua clientela.
ResponderExcluirDe fato é importante aprofundar o relacionamento com o cliente para que ele crie uma confiança na empresa! E ter um marketing com honestidade é importante para que o "boca a boca" seja benéfico.
ResponderExcluirDispor de serviços especializados nas necessidades dos clientes realmente traz retorno muito positivo, uma vez que amplifica a demanda de serviço para uma variedade maior de clientes. Isso proporciona uma conexão mais saudável que torna um relacionamento com os clientes e suas conexões mais positivas e duradouras.
ResponderExcluirconcordo com a questão da "boca a boca" é de extrema importância já que pode influenciar a compra ou ate mesmo fazer com a pessoa nao compre
ResponderExcluirSaber agradar o seu cliente oferecendo serviços extras só tem a ganhar mais confiança e fidelização.
ResponderExcluirMe chamou atenção esse exemplo dado sobre o motivo para os clientes de uma determinada empresa comprar os produtos, no caso citado "papelaria". Com certeza fazer descontos, oferecer um maior estoque de produtos entre outros, é um diferencial.
ResponderExcluirO interessante é que foi ressaltado a importância do cliente e citam praticas bastante utilizadas em nossa sociedade, como o “boca a boca”, além disso o grupo uma ligação com as ferramentas frequentemente utilizadas nas estratégias de marketing.
ResponderExcluirSaber os pontos fortes e trabalhar neles é realmente muito importante para atrair uma clientela. Muitas empresas não oferecem nenhum beneficio aos seus clientes, os que tem algum ponto forte se sabe usar irá sair na frente.
ResponderExcluirConcordo plenamente com o grupo. O cliente é fundamental para a vida útil de uma empresa. O que vai decidir para qual caminho essa empresa seguirá, será o marketing por ela feito, pois é esse marketing que vai conquistar os clientes.
ResponderExcluirDe fato buscar a necessidade do mercado e atende-la é uma estrategia extremamente eficaz para conseguir fidelizar e garantir novos clientes, claro, por um meios que é o 'boca a boca', como citado.
ResponderExcluirGostei da forma como trataram da necessidade de transparência no marketing para trazer os clientes de volta. Acho isso imprecindível. Além da parte orgânica do marketing, que ainda é muito importante, mesmo em tempos de tecnologia.
ResponderExcluirDe fato, a melhor estratégia de longo prazo é gerar confiança, e isso só é possível com honestidade.
ResponderExcluirAchei muito legal citarem a questão do "boca a boca", a opinião de um cliente sobre um produto pode afetar positivamente ou negativamente a opinião de pessoas próximas a ele, é um meio muito importante para a divulgação do produto.
ResponderExcluirO "boca a boca" citado tornou-se um dos fatores mais importantes no sucesso de empresas hoje em dia. Num mundo cada vez mais globalizado e conectado, as opiniões de seus clientes são compartilhadas por todos os cantos, e caso seus serviços não os agradem, isso será conhecido por muitas pessoas. Portanto, buscar manter um bom relacionamento e atendimento para com todos os seus clientes nunca foi tão crucial quanto hoje em dia.
ResponderExcluirUm ótimo ponto colocado pelo grupo na conclusão do artigo ao afirmar que no processo de venda, seja ele de um produto ou serviço, as empresas coloquem as necessidades do cliente como um fator principal. Isso cria um vínculo entre o cliente e a empresa.
ResponderExcluirA confiança é essencial para conseguir segurar um publico, muito bem comentado na publicação.
ResponderExcluirÓtimo ponto abordado pelo grupo, saber atender bem o cliente é algo crucial para o crescimento da empresa.
ResponderExcluirConcordo com as considerações finais do grupo, as empresas devem sempre colocar as necessidades do cliente em primeiro lugar.
ResponderExcluirO diferencial que o grupo menciona no inicio é fundamental, quando se tem concorrência qualquer extra que alguem ofereça é um motivo a mais para o cliente
ResponderExcluirComo citado na publicação, as vendas rápidas hoje em dia realmente são um diferencial para qualquer negocio.
ResponderExcluirPara a sobrevivência de uma empresa é sempre necessário agradar os clientes, além de ser lembrado e possuir pessoas comuns que gostam muito da marca a ponto de divulga (advogados fieis). O texto traz também a importância da promoção (um dos 4Ps do marketing), no sucesso de uma empresa.
ResponderExcluirRealmente, na minha concepção o 'boca a boca' é um dos marketings mais interessantes que eu considero para a empresa, pois além de ter custo zero para a empresa ainda possui uma maior credibilidade. Eu particularmente preferiria usar uma marca que uma amiga me recomendou por ter gostado muito, do que apenas usar por ter visto uma boa propaganda.
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