GRUPO AMIGOS DO MENINO NEY - “Qual a importância do relacionamento entre clientes e fornecedores de produtos (bens, serviços, etc.) nos processos de troca?”
Integrantes
Augusto de Avila Gonçalves
Bernardo Nunes Pinheiro
Bruno Henrique Ferreira Torres
Eric Patrick Silva dos Santos
Gabriel Felipe Vale de Paula
Gabriel Nascimento Medeiros
Gabriel Rocha Gomes
Henrique Cunha Mantovani
Isabella Tannús Corrêa
Lucas Dimitri Fernandes Alves
Matheus Soares Duarte
Vinicius Clemente de Sousa Reis
Vitor Alves de Carvalho
Título: Como ter um casamento duradouro
Como no casamento onde as duas partes devem estar satisfeitas para manter uma união estável por muitos anos e devem ser fiéis para que possam viver em harmonia, as empresas também precisam conquistar seus cônjuges. Para que essa relação seja duradoura e para isso é necessário construir relacionamentos saudáveis com seus funcionários, distribuidores, revendedores e fornecedores e principalmente com seus clientes, adotando a prática relacional.
Levitt (1990, p. 128) afirma que “podemos investir em relacionamentos e nos servir deles”. Fazemos tudo isso, porém, raramente o percebemos e quase nunca administramos o relacionamento. E, no entanto, o bem mais precioso de uma empresa está em suas relações”. As empresas devem trabalhar para que esses relacionamentos sejam mutuamente satisfatórios e para que funcione o foco das empresas devem ser as necessidades dos clientes. Antes das empresas pensarem em conquistar novos clientes ela precisa conquistar os clientes que já adquirem seus produtos e criar fortes laços para que essa parceria dure por um longo período. Um cliente satisfeito é muito mais valioso do que um indivíduo que realizou uma compra esporádica simplesmente pelo baixo preço, porque se o público sentir satisfeito com o serviço ou produto prestado ele recomenda para amigos e a marca ganha mais credibilidade. Um dos exemplos mais conhecidos é a Nike que tem muitos clientes fiéis que promovem a empresa sem nenhum gasto para a mesma.
É possível vender um produto ou serviço sem criar um relacionamento com o cliente, mas é importante construir e gerenciar relacionamentos duradouros e lucrativos, porque esse relacionamento é importante para manter a lucratividade do negócio a médio e longo prazo e isso ocorrerá caso eles estejam satisfeitos com o produto e a imagem transmitida é positiva. As empresas que constroem um bom relacionamento conseguem capturar valor constantemente ou periodicamente, porque as pessoas tendem a comprar de quem elas conhecem e confiam. A partir do momento que estabeleceu a confiança entre as duas partes facilita a aceitação de novos produtos e um aumento nas compras.
Portanto, esse marketing de relacionamento é importante em qualquer empresa, pois tem inúmeros benefícios como fidelização dos clientes, aceitação de novos produtos, lucratividade do negócio, publicidade gratuita por meio do “boca a boca”, aumento nas compras entre outros.
Referências Bibliográficas:
http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvimostrappga/paper/viewFile/4884/1565
https://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-46-num-3-ano-2006-nid-44790/
https://blog.ambra.education/tipos-de-relacionamento-com-o-cliente/
Um cliente satisfeito é essencial para a empresa, com ele você garante indicações do seu produto, que é uma das melhores formas de marketing para uma empresa.
ResponderExcluirO marketing gerado pelos clientes do produto é o alto grau da satisfação, nesse ponto que grandes marcas/empresas se destacam muito, pela legião de clientes adeptos.
ExcluirEmpresas que realizam um bom marketing de relacionamento se destacam com muito mais facilidade no mercado. Em mundo com uma quantidade cada vez maior de empresas e produtos, o destaque é o segredo para o sucesso.
ResponderExcluirO melhor investimento em marketing com toda certeza é o que fideliza os clientes. Um cliente fiel propaga as suas impressões sobre o seu produto aos demais chegando até mesmo recomendar o seu produto.
ResponderExcluirRealmente, se uma empresa se preocupa com seus clientes, coloca eles em primeiro lugar e aceita sugestões de produtos novos, é um passo para o lucro e a ampliação do mercado. Uma coisa bacana seria se para um novo produto, a empresa tendo um bom relacionamento com o fornecedor, mantê-lo em troca de descontos em algumas coisas.
ResponderExcluirTer uma boa relação com o cliente é diretamente ligado com a as vendas e popularidade de uma marca, como o próprio grupo citou no artigo, "pessoas tendem a comprar de quem elas conhecem e confiam [...]", por isso as empresa sempre devem levar em consideração sua relação com os clientes.
ResponderExcluirO momento em que mencionam a confiança e fidelização de um produto/serviço com um cliente nos mostra o qual a satisfação do cliente e importante para o relacionamento, gerando crescimento mútuo.
ResponderExcluirA ideia de se pensar no cliente na etapa de compra de material/serviço é muito inteligente e fideliza o cliente pela qualidade do produto.
ResponderExcluirNada leva um relacionamento com o cliente mais longe do que um produto confiável, pois não vai exigir do cliente olhar outras soluções mesmo que a atual seja um pouco mais cara.
ResponderExcluirConfiança é a palavra-chave para o sucesso de uma empresa. É muito importante conquistar de vez o cliente, pois assim não há o risco dele comprar em outra empresa. Isso é muito importante principalmente para as pequenas empresas, porque assim ela consegue manter o público que já tem.
ResponderExcluirInteressante essa analogia entre o casamento e o relacionamento cliente-fornecedores de produtos porque realmente, são envolvidos aspectos muitos parecidos nas duas relações. Talvez a questão de se pensar na relação a longo prazo seja a mais importante para a resiliência de um fornecedor de produtos.
ResponderExcluirUma forma bem criativa de estudar esse tema, essa analogia dos relacionamentos cliente fornecedor e conjugal ficou perfeita. Saber lhe dar com os problemas inevitáveis é uma estratégia de uma relação duradoura.
ExcluirA publicidade feita pelos próprios consumidores, como citada no texto, realmente é de uma importância fundamental para qualquer empresa moderna que deseje sobreviver no mercado atual.
ResponderExcluir"foco das empresas devem ser as necessidades dos clientes" essa frase tem mudado o cenário mercadológico da última década, pois o foco deve ser o cliente e não o lucro. Se uma empresa tem clientes fieis e satisfeitos o lucro será uma consequência imediata e inevitável.
ResponderExcluirMuito interessante os pontos no texto levantado. Principalemente a união entre a empresa e seus clientes. Não há como se manter no mercado nos dias atuais sem esse relacionamento, sem de fato ouvir o que os consumidores têm a dizer
ResponderExcluirRelacionamento com o cliente é uma força de grande influência na boa visibilidade de uma marca, e usar a estratégia de trabalhar o relacionamento com o cliente pode abrir portas para melhorar o relacionamento e gerar oportunidades de trabalho em conjunto com a finalidade de ampliar as capacidades de se trabalhar com as necessidades da demanda crescente.
ResponderExcluirClientes recorrentes são fundamentais pra longevidade do negócio, o grupo colocou muito bem quando fala que a curto prazo pode não fazer diferença mas a médio-longo é vital.
ResponderExcluirachei legal o ponto sobre a confiança entre cliente e empresa. de fato um produto de qualidade, confiança faz com que o cliente seja fiel.
ResponderExcluirConcordo muito com o fato de que as empresas devem trabalhar para que os relacionamentos criados sejam mutuamente satisfatórios, pois penso que não há acordos duradouros se os mesmos não forem de bom grado para ambas as partes.
ResponderExcluirGostei da comparação da relação conjugal com a relação empresa-cliente, e realmente tem tudo haver. Assim como na relação entre um casal, o relacionamento entre a empresa e seus clientes deve ser boa para que seja duradoura, e tem que estar boa para ambos os lados.
ResponderExcluirAchei muito interessante a analogia de clientes e fornecedores com um casamento. Te faz pensar e analisar com outro ponto de vista. E realmente o relacionamento é o ponto mais importante.
ResponderExcluirFidelizar o cliente é sempre uma das metas da empresa, pois um bom cliente acaba se tornando a melhor ferramenta de marketing da empresa. Atrair desde a escolha dos materiais é certamente uma excelente estratégia.
ResponderExcluirAchei uma boa observação dizer que antes de conquistar novos clientes a empresa deve conquistar os clientes que já possui, com isso criar laços mais fortes fazendo com que essa parceria dure por mais tempo.
ResponderExcluirAchei interessante a observação do grupo ao concluir que é possível vender um produto sem ter um relacionamento próximo ao cliente, mas que para garantir o lucro a médio e longo prazo são necessárias estratégias de fidelização ao consumidor.
ResponderExcluirO trecho "Antes das empresas pensarem em conquistar novos clientes ela precisa conquistar os clientes que já adquirem seus produtos" é para mim o ponto principal do texto, onde mostra que de nada vale uma empresa prospectar novos clientes, se não conseguir manter os que já são seus clientes. Isso mostra a força que um produto ou serviço tem frente ao mercado, e possibilita capital para maiores investimentos.
ResponderExcluirImportante a afirmação de que as empresas que constroem um bom relacionamento conseguem capturar valor constantemente ou periodicamente. Porque isso cria um vínculo entre o cliente e a empresa que fornece o produto.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, é de extrema importância a harmonia dentro da empresa, deve existir um relacionamento saudável. Um ponto interessante e que concordo, é de que as empresas não devem ficar correndo atrás de novos clientes antes que procurar agradar os clientes que já tem, afinal o boca a boca conta muito hoje em dia.
ResponderExcluirDe fato, "marketing de relacionamento é importante em qualquer empresa, pois tem inúmeros benefícios como fidelização dos clientes, aceitação de novos produtos, lucratividade do negócio..." é a afirmação chave para o assunto, totalmente importante.
ResponderExcluirO marketing de relacionamento e a fidelização de clientes são estratégias adotadas pelas empresas no desenvolvimento de parcerias de sucesso de mercado
ResponderExcluirFidelizar clientes é muito mais fácil e barato do que conquistar novos. Mas não deve-se esquecer, é claro, de manter seus produtos "frescos" e atraentes para novos públicos. É importante ser versátil e ter uma variedade de produtos que possa suprir as necessidades dos diferentes tipos de consumidores presentes no mercado em que a empresa atua.
ResponderExcluirConcordo que fidelizar os atuais clientes é mais importante que conquistar novos, pois, criar confiança é a melhor estratégia no longo prazo.
ResponderExcluirMuito bem explicada a questão do relacionamento duradouro gerar lucro pra empresa e satisfação pro cliente, e o título foi a melhor parte kkkk
ResponderExcluirAchei muito interessante a comparação da relação cliente-fornecedor com casamento.
ResponderExcluirConcordo com o grupo quando falam que apesar de possível vender um produto ou serviço sem criar relacionamento com o cliente, é necessário manter uma relação duradouro para o sucesso em longo termo.
ResponderExcluirAchei interessante a analogia com o casamento kk. E concordo com o grupo, para se manter no mercado por muito tempo é imprescindível construir um bom relacionamento com os consumidores.
ResponderExcluirrealmente, como o grupo disse é possível vender um produto/serviço sem criar um relacionamento com o cliente, mas é importante construir e gerenciar o relacionamento para trazer benefícios a médio e longo prazo
ResponderExcluirA historia do casamento e conjuntamente com a Nike foi bem interessante, demonstrando que a manutenção de um bom relacionamento é melhor caminho a se seguir para uma boa prática de marketing
ResponderExcluirConcordo com a afirmação “podemos investir em relacionamentos e nos servir deles” e realmente infelizmente algumas empresas não se atentam a isso, e acabam não usufruindo de todos os benefícios que um bom relacionamento com o cliente pode trazer.
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