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Grupo: Marketeiros

Integrantes:

  • Nayara de Oliveira Faustino
  • Luis Humberto Rodrigues Goncalves
  • Bruno Coelho Lopes
  • João Victor da Costa Gonçalves
  • Célio Manoel Lopes
  • Leonardo Henrique Rodrigues
  • Vinícius Lopes Dias
  • Marco Túlio Gomes Aguiar
  • Leopoldo Francisco Dantas
  • André Oliveira de Alcântara
  • Gerson Luiz Gonçalves Dias

“Qual a importância do relacionamento entre clientes e fornecedores de produtos (bens, serviços, etc.) nos processos de troca?”

O ciclo dos relacionamentos

    Existem dois fatores que são essenciais desde a menor empresa até as multimilionárias, estes fatores se chamam cliente e produto. Possuir um produto de boa qualidade, que seja acessível e traga confiança é um caminho sem volta para o sucesso, porém sem o cliente não existe mercado, uma vez que ele é o responsável por fazer todo o ecossistema de negócios funcionar, é a alma de tudo isso. Manter uma relação saudável com seu cliente, garantirá a sua fidelidade e o mais importante de tudo, uma boa indicação. Segundo Whitney Richard ( apud, COBRA, 2003, p. 27)

“ apenas duas coisas são importantes, uma é o cliente e a outra é o produto. Se você cuida do cliente eles virão de novo. Se você cuida exclusivamente de seu produto, o cliente não virá de volta.”

Diante disto, a relação produto/cliente tem de ser algo equilibrado.

    Por parte do cliente, é extremamente vital garantir uma relação que faça-o sentir seguro quando estiver adquirindo o produto, seguro não apenas na hora de pagar, mas sim de que aquele produto suprirá as expectativas que lhe foram criadas, que se sinta tranquilo, pois saberá que existe um suporte eficaz. Estes sentimentos fazem com que o cliente crie uma fidelidade com o negócio, que o fará voltar; e sem sombra de dúvidas quando lhe for questionado por uma indicação, o negócio será citado em primeiro lugar.

    Entretanto, para garantir a relação citada anteriormente, necessário que produto consiga se munir da qualidade planejada e divulgada, e para assegurar o produto, o principal fator é a relação com o fornecedor. Anteriormente existia um pensamento de que o fornecedor era um vilão que só almejava lucro em cima do cliente, porém com o tempo e com a revolução da qualidade ocorrida nos últimos anos, busca-se estabelecer uma conexão segura, no qual ambos os lados saem ganhando. Uma vez que um bom fornecedor é conquistado, só depende da empresa a qualidade do produto.

    Portanto, um negócio que se prese, é um negócio que busca estabelecer uma relação de confiança, saudável e segura com seus clientes e fornecedores. Os clientes fazendo o ecossistema funcionar de maneira rentável e benéfica e os fornecedores garantindo uma excelente qualidade no produto ofertado, que por sua vez contribuem fortemente, porém não exclusivamente, para que a clientela recomece o ciclo.

Segue um vídeo para ilustrar um pouco sobre como melhorar o relacionamento com os fornecedores:



Este outro vídeo exemplifica como os relacionamentos com clientes são impactantes:



Referencias

Comentários

  1. Acredito que um bom relacionamento com o cliente é a chave do sucesso realmente, a transparência nesse relacionamento é primordial. Houve um caso que aconteceu comigo, que por eu ter parado de seguir uma confeitaria na rede social, eles me bloquearam no Instagram e no Whatsapp. Acho isso uma falta de profissionalismo e descaso com o cliente. O produto é de uma qualidade extraordinária, mas não recomendo a ninguém, justamente por não "cuidarem" do cliente, como o grupo cita no texto.

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  2. Realmente, para uma empresa adquirir uma boa reputação entre os seus clientes é preciso oferecer além de um bom produto, um bom atendimento. Um produto sem um bom vendedor, ou seja, sem um vendedor paciente, empático e confiável, não é um produto de sucesso.

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  3. Se importar com o cliente em primeiro lugar é mais importante do que somente o foco no produto, saber o que o cliente quer, como aquele produto agrega ele, como esse produto é abordado a ele são questões chaves para saber a recepção do mesmo. Uma empresa que almeja clientes satisfeitos e felizes é como elas o tornaram fiel ao seu produto ou serviço.

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  4. concordo com o grupo, a relação produto/cliente deve ser equilibrada, não da para focar só no cliente e esquecer da qualidade do produto ou focar no produto e esquecer do cliente,por que mesmo se o produto for bom se o atendimento for ruim o cliente não ira desejar voltar ou mesmo se o atendimento for bom se o produto não atender adequadamente o cliente ele também não ira desejar retornar.

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  5. Um cliente satisfeito proporciona lucros a longo prazo, pois pode indicar para conhecidos o produto ou pode retornar a empresa para realizar mais compras. Além disso, é necessário firmar uma parceria com os fornecedores, pois é possível negociar melhores preços em troca de exclusividade.

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  6. O cliente é a alma do negócio, não basta apenas vender um produto e pronto, tem-se que fazer com que esse cliente volte, seja para comprar outras coisas ou para dar um feedback positivo sobre seu produto. Para isso, é preciso construir uma relação duradoura com ele, em que se alguém perguntar, onde eu compro tal coisa, ele fale sua loja como indicação, pela qualidade do produto e pelo carinho que tiveram com ele.

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  7. Como o grupo explicou no texto, as empresas devem sempre tentar manter uma relação saudável com seus clientes e entregar produtos que sejam condizentes com as expectativas de seus consumidores para que a empresa possa prosperar.

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  8. Esta certíssimo o pensamento que o cliente é a alma do negocio, um não existe sem o outro, portanto a relação com o cliente é primordial.

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  9. Acredito que a parte mais difícil é conseguir trazer pro mundo real tudo que é idealizado e feito propaganda sobre o produto, mas se feito com sucesso, garante um longo relacionamento com clientes.

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  10. Como a citação de Whitney Richard diz, é muito importante ter um bom relacionamento com o cliente, pois isso faz ele querer comprar novamente. E mantendo clientes é possível investir no produto/serviço e atrair mais clientes.

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  11. Gostei que o texto simplifica o papel dos participantes em uma relação de troca entre o cliente e os fornecedores dos produtos. Isso dá um norte sobre quais estratégias pode-se elaborar para cada participante.

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  12. De fato, é importante haver um equilíbrio entre a relação que se mantem entre o cliente e produto, caso um lado receba mais atenção que o outro as coisas, invariavelmente, tendem a fracassar.

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  13. De fato uma empresa não pode focar em um produto, e não em seus consumidores; não há como prosperar. O relacionamento deve ser como um casamento -- assim como fora apontado por outro grupo

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  14. O mercado vive sobre a dinâmica do desenvolvimento, novas necessidades e oportunidades surgem a todo momento. Se manter integrado no mercado significa acompanhar as mudanças do mesmo.
    No cenário atual, a conexão é a chave para manter a economia disparada. Consumidores e Distribuidores se unem para trabalharam sob um objetivo em comum, a melhora e continuidade da demanda e consumo. Sendo cada vez mais fundamental um fornecedor em trabalhar com seus clientes com a finalidade de elevar a qualidade do produto e manter um relacionamento forte que melhora a qualidade do produto que o cliente espera e, no melhor retorno de uma organização pode ter em manter uma base de clientes ativos e satisfeitos que defenderão sua marca.

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  15. concordo com a equipe, a empresa deve sim prezar por uma boa relacao com os clientes.

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  16. Acredito muito no fato de que uma boa relação de confiança só tem a agregar positivamente para qualquer empresa, visto que os clientes são vitais para os negócios e os mesmos atualmente são uma grande fonte de divulgação para as empresas, principalmente as que mais confiam.

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    1. As relações de confianças que fazem o cliente se tornar recorrente e admirar o produto/serviço.

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  17. Essa citação de Whitney Richard é muito realista, não só no produto devemos focar, mas no cliente.

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  18. Muito bem apresentado a importância do cliente em todas as etapas, oferecer serviços e produtos de qualidade é a chave para um cliente fiel, a transparência em todas as etapas do processo também é de extrema importância.

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  19. Concordo com a argumentação apresentada pelo grupo. O lembrete que o produto deve satisfazer o cliente é muito valido, pois quando a empresa esquece isso seu negocio tende ao fracasso, demostrando assim como é vital a comunicação com os consumidores e se necessário à adaptação do produto a seus gostos, ademais sempre se atentando a qualidade do mesmo.

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  20. Concordo com o grupo, um cliente satisfeito indica para conhecidos e retorna a empresa para realizar mais compras.

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  21. Concordo muito que uma relação harmônica entre o cliente e a empresa é essencial. Além do cliente se beneficiar com essa conexão segura, o negócio a garante a fidelidade do consumidor e uma boa fama no mercado.

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  22. Sem dúvidas, relacionamentos são um componente chave para o sucesso rápido.

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  23. O momento que vivemos é grande exemplo do quanto a relação com terceiros é importante. As empresas com clientes fiéis e fornecedores parceiros conseguem se sair muito melhor em meio a dificuldade.

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  24. Realmente é muito importante que o negócio busque estabelecer uma relação de confiança, saudável e segura com seus clientes e fornecedores, pois existe um fluxo eterno de Fornecedor, Negócio, Cliente

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  25. Concordo com o ponto de manter um bom relacionamento com seu cliente, pois isso garantirá a sua fidelidade e melhor ainda, uma boa indicação.

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  26. A situação da Isabella Tannus nos mostra na prática o impacto da forma em que uma empresa tratam seus clientes. Consequente ao má cuidado com esse ponto, perderam uma cliente e possíveis novos (amigos e conhecidos).

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  27. A parte mais difícil é realizar tudo que foi idealizado e feito propaganda sobre o produto, mas se você realmente tem um produto bom e conseguiu realizar o marketing com sucesso, isso garantirá um longo relacionamento com seus clientes.

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  28. Concordo que passar segurança para o cliente é essencial, mostrando que os produtos ali adquiridos são, realmente, o que prometem ser e que a empresa disponibiliza o suporte necessário.

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  29. Sobre essa frase: “ apenas duas coisas são importantes, uma é o cliente e a outra é o produto. Se você cuida do cliente eles virão de novo. Se você cuida exclusivamente de seu produto, o cliente não virá de volta.”, ela é interessante, pois a princípio parece que ela está falando no foco da empresa ser apenas o relacionamento do cliente e que a qualidade do produto deve ser posta em segundo plano, mas não é isso: "cuidar do cliente" inclui, é claro, oferecer a ele bons produtos, que satisfaçam suas necessidades e/ou desejos.

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  30. Realmente o cuidado com cada cliente tem que ser especial para o crescimento de um negócio. Um cliente insatisfeito, pode ser mais 10 clientes perdidos e isso em uma escala maior é uma perda em tanto para o negócio.

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  31. Concordo com o grupo, como cliente é muito bom sentir a segurança que uma empresa pode trazer.

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  32. Muito interessante a questão da expectativa abordada pelo grupo. Um lado importante e geralmente deixado de lado é que devemos tomar cuidado com o famoso "hype" (marketing de um produto que o torna extremamente desejado e com altas expectativas sobre ele), pois se o produto for mediano ou abaixo das expectativas geradas pelo marketing, o cliente se sentirá traído e insatisfeito. Grandes exemplos são jogos como Watch Dogs (que eu gostei muito mas foi amplamente criticado ao ser lançado pelo hype que geraram antes do lançamento) e No Man's Sky (que foi duramente criticado por ser lançado com bem menos recursos do que os anunciados)

    Mais sobre o assunto: https://www.voxel.com.br/especiais/importancia-nao-criar-hype-veja-13-jogos-surpreenderam_798097.htm

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  33. Muito importante que hoje em dia o fornecedor esteja perdendo essa imagem de vilão, isso garante ainda mais segurança e qualidade para todos os envolvidos.

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  34. Essa frase do Whitney Richard resumiu tudo na minha opinião. Assim como a empresa deve oferecer um bom produto, fornecer um bom atendimento é tão importante quanto. Equilibrio é a chave.

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  35. Manter um ciclo de relacionamentos realmente é essencial para garantir a fidelidade do cliente ao produto ou serviço.

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  36. A relação cliente e produto é exatamente o cerne da sobrevivência no mercado.

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  37. Os clientes e os fornecedores são as engrenagens que movimentam a "fábrica" da empresa, é o que na maioria dos casos, faz a empresa girar.. por isso é muito importante manter o relacionamento saudável de modo que haja um maior índice de fidelização em ambas as partes.

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