Grupo Marketeiros - "Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?"

 

Postagem Grupo “MARKETEIROS”

Nayara de Oliveira Faustino

Luis Humberto Rodrigues Goncalves

Bruno Coelho Lopes

João Victor da Costa Gonçalves

Célio Manoel Lopes

Leonardo Henrique Rodrigues

Vinícius Lopes Dias

Marco Túlio Gomes Aguiar

Leopoldo Francisco Dantas

André Oliveira de Alcântara

Gerson Luiz Gonçalves Dias



 

“Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?”

Assim como dito por Kotler e Armstrong (2015, p.76) “O objetivo de toda cadeia de valor é atender aos clientes-alvo e criar um sólido relacionamento com eles” é de se pensar que os produtos (ou serviços) devem ser estruturados afim de satisfazer a necessidade do público alvo específico, e além disso, fidelizar tais clientes ao ponto de que os próprios clientes possam recomenda-los a outras pessoas.

Na etapa de concepção do seu produto (ou serviço) é fundamental que o público alvo seja consultado. Essa consulta vai trazer os requisitos fundamentais ou seja aquilo que todos os consumidores esperam encontrar no seu produto, vai destacar também os pontos positivos e negativos em produtos similares da concorrência e além disso vai possibilitar criar requisitos inovadores para seu produto (ou serviço) , criando uma identidade própria, fazendo se destacar em relação à concorrência. A preocupação deve ser sempre em garantir a melhor experiência do usuário em todos os aspectos possíveis.

O grau de satisfação do seu consumidor vai influenciar diretamente no tempo de vida dos seu produto (ou serviço), em outros termos, quanto tempo o seu produto (ou serviço) estará na lembrança do público alvo.

Para prolongar esse período de satisfação, pesquisas devem ser feitas periodicamente para acompanhar a aceitação do seu produto. Os resultados da pesquisa possibilitam melhorar os pontos negativos apontados e se necessário até mesmo reformar o produto (ou serviço).

Fica a cargo da equipe de marketing da sua empresa atuar tanto nas todas etapas de concepção do produto (ou serviço) quanto no acompanhamento das vendas para que as pesquisas se satisfação sejam traduzidas em dados relevantes para se repercutir em ações concretas para manutenção do negócio.

Segue um vídeo para aprofundar sobre a discussão:


 

Referências Bibliográficas

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. -15.ed.- São Paulo: Pearson, 2015.

Comentários

  1. Certamente, se o público alvo de um produto não for consultado durante a sua concepção, provavelmente ele será esquecido e não irá agradar grande parte dos consumidores. Conhecer as necessidades dos clientes é fundamental para garantir o status, o lucro, a confiança, a reputação e o prestígio de um produto.

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  2. Acredito que muito mais complexo que criar um produto que solucione um problema existente, é mante-lo atrativo e páreo com a concorrência.

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  3. Concordo com o grupo, O grau de satisfação do cliente é realmente importante e deve se obter uma atualização constante dele, pois com esses dados é possível resolver os pontos negativos e manter os positivos de seu produto. Dessa forma seu produto consegue se manter mais tempo no mercado

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  4. Matou a pau, você tem que se preocupar com a opinião do cliente sobre seu produto, corrigir pontos negativos avaliados e mantê-lo sempre o mais atualizado possível, porque a concorrência irá manter.

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  5. Concordo, é necessário estar sempre atento com a percepção do cliente alvo sob o produto pois estes clientes são essenciais na durabilidade do produto, quanto mais satisfeitos estiverem melhor

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  6. Realmente, o cliente tem uma grande participação no processo de pensamento do produto e, ele deve ser consultado constantemente sobre o que está achando do mesmo, para que a empresa saiba em que requisitos focar para que o produto prolongue sua vida útil.

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  7. Sempre é importante analisar o que o cliente precisa para conseguir mantê-lo e isso influencia na criação de novos produtos e serviços.

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  8. O mais importante é responder a seguinte pergunta "Quem será o público alvo ?", antes de criar qualquer produto ou serviço , para que possa suprir a necessidades desses clientes.

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  9. Certamente, o grau de satisfação do cliente é muito importante para o sucesso de sua empresa/marca. Todos os dias você deve estar estudando seus clientes.

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  10. É importante que as pesquisas sejam feitas periodicamente para acompanhar a aceitação do produto, concordo que o grau de satisfação do seu público-alvo vão influenciar diretamente o tempo de vida do seu produto.

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  11. Alem de garantir uma boa experiencia para o usuário é importante entender se seu produto contribui para solucionar um problema que ele tenha para garantir um melhor grau de satisfaçao.

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  12. Extramente sucinto, é importante conhecer as expectativas dos clientes antes de começar a desenvolver um produto ou serviço, e mais importante ainda é acompanhar o desempenho desse produto, não só para melhorá-lo, mas também para utilizar esse momento para conhecer melhor tais clientes e ser capaz de criar sempre produtos voltados para atender suas necessidades.

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  13. Totalmente de acordo, a opinião do cliente final, é de extrema importância para o sucesso do produto. E o papel de apresentar a "cara" desse produto para o cliente, é totalmente do serviço de marketing.

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  14. Texto visa que o quão é importante saber quem é seu público alvo, para poder direcionar as campanhas de marketing para quem quer consumi-los.

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  15. Ótimo ponto de vista sobre a percepção da importância que um bom planejamento para a abordagem do publico alvo faz do seu produto um sucesso e ajudo na sua divulgação.

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  16. Ótimo ponto de vista abordado pelo grupo, a opinião do cliente é de extrema importância para o sucesso da empresa, e as empresas que ignoram isso podem estar indo em direção ao fracasso.

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  17. Concordo plenamente que a comunicação com o consumidor é essencial para uma empresa se sobressair em relação às suas concorrentes. O feedback do cliente é um fator crucial para o desenvolvimento do negócio, pois dessa maneira a equipe estabelece pontos a serem melhorados.

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  18. Concordo totalmente, não tem nada pior que gastar tempo e dinheiro em um produto que não se encaixa com os seus clientes. Portanto a etapa de concepção é uma etapa fundamental para qualquer produto.

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  19. Concordo plenamente que o feedback é muito importante para as vendas do produto.

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  20. Como comentado pelo grupo, a etapa de concepção é de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa que deseja potencializar suas vendas. Ouvir seus clientes na grande maioria dos casos, nos ajuda a entender como nosso negócio está indo e como podemos fazer para melhora-lo.

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  21. A moral da postagem é que há uma necessidade de entender a vivência e as experiências do consumidor para que se crie um produto ou um serviço que realmente atenda as suas necessidades. Apenas criá-lo, a partir de um referencial distinto do consumidor, pode significar o desenvolvimento de algo falho, antes mesmo de ser lançado. Texto ótimo e objetivo.

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  22. Concordo que se colocar no cliente é fundamental para que o produto seja bem sucedido. Saber ouvir seu público-alvo é uma estratégia muito inteligente que não são todas as empresas que aplicam.

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  23. O grau de satisfação do consumidor realmente influencia muito o tempo de vida do produto e do negócio em si, pois quanto mais consumidores satisfeitos temos, mais divulgadores da nossa marca teremos consequentemente.

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  24. O grupo demonstra muito bem como é importante estudar seu público alvo para que seu produto ou serviço tenha sucesso, e inclui um ótimo vídeo sobre o assunto.

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  25. O grupo deixa claro um importante ponto de vista que é o estudo de mercado, que visa em estudar como os clientes se comportam e agem no momento de uma compra , saber a opniao do cliente é um diferencial e deixa os clientes mais contentes e dispostos a promover a sua empresa por atender as expectativas do público alvo

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  26. Concordo com o ponto de que as empresas devem periodicamente ver como está a aceitação do produto no mercado. Isso mostra que a empresa está de fato empenhada em satisfazer os seus consumidores.

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  27. É sempre muito importante consultar o cliente em praticamente todas as etapas de criação, pesquisas bem feitas podem ser a receita para um produto de sucesso. Um produto quando lançado sem nenhuma consulta ao cliente pode ser um fracasso total, gerando grandes prejuízos e perca de confiança.

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  28. Realmente a consulta ao consumidor é um fato primordial para analisar as necessidades e ter um feedback. Interessante apontar que a satisfação resulta no tempo de vida do produto ou serviço.

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  29. A experiência do usuário de fato se torna uma matéria de estudo e desenvolvimento no mercado, assim como uma lei que define cenários no mercado. Em um mundo conectado, boa visibilidades atribuída a própria marca pode dar muito mais poder de relacionamento com o cliente.

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  30. Concordo com oque o grupo falou sobre consultar o público alvo, pois dessa maneira a empresa vai conhecer melhor as "dores" que seu produto precisa satisfazer.

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  31. O nível de entendimento que as empresas têm do seu público é realmente uma peça chave para determinar seu sucesso, uma vez que, principalmente, para que existam as mudanças e atualizações (se tratando de software) é extremamente necessário ter a visão do cliente, ou você pode transformar um fã em um detrator da marca

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  32. É importante antes de oferecer um serviço ou produto, consultar e entender a real necessidade do mercado, para que essa nova mercadoria não seja supérflua, e durar mais tempo na praça.

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  33. Concordo com o grupo. A opinião de um cliente é de extrema importância, assim é possível melhorar e arrumar o que precisa, dando uma melhor experiencia para quem já consome e uma experiencia boa para novos clientes.

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  34. Realmente que um dos objetivos principais de um empresa é deixar seu cliente satisfeito. Até mesmo porque, se isso não acontecer, vai ser horrível ter uma pessoa podendo falar mal dos seus produtos e serviços para conhecidos.

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  35. Acredito que a abordagem feita pelo grupo foi acertiva, pois caracteriza pontos muito importantes como opinião do clientes e planejamento de um produdo ou serviço no mercado.

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  36. Concordo com a explicação do grupo sobre a importância da opinião do cliente ser levada em consideração, principalmente devido a sua relação direta com o tempo de vida da empresa. Sendo assim, é vital o acompanhamento regular dos feedbacks dos clientes, pois não resolve apenas possuir os meios de opinião quando eles não serão realmente analisados.

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  37. Bem lembrado pelo grupo, 'O tempo de vida de seu produto, depende da satisfação de seu cliente', a frase mais verdadeira do mercado. Por isso sempre bom buscar inovações e mostrar isso ao público de forma que atraia os mesmos a usufruir dessa inovação.

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  38. De fato, pesquisas de satisfação devem sempre ser usadas periodicamente para que a empresa conheça a opinião de seus clientes sobre seus produtos, e tomar decisões em cima disso. Um negócio que pretende perdurar por anos e expandir não pode fazer isso sem saber se está ou não atendendo bem seus consumidores.

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  39. O nível de satisfação dos clientes é um fator chave para o sucesso de um produto ou serviço. Sem ele, como disseram, o tempo de vida de um produto ou serviço será reduzido significamente.

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  40. Realmente, escutar as necessidades dos clientes te permite adaptar e inovar em seus produtos, criando vantagens em relação a concorrência e fidelizando pessoas.

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  41. Este comentário foi removido pelo autor.

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  42. O grupo aponta bem a necessidade e vantagens de se escutar as necessidades de todos os clientes, além de demonstrar as dificuldades de se fazer isso.

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  43. Certamento um bom grau de satisfação dos consumidores indicará que seu produto terá longo tempo de vida. Parabéns pela postagem.

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  44. Quando o feedback já é considerado no desenvolvimento do produto ele não só garante um produto final mais próximo da necessidade/desejo do consumidor, esse tipo de consideração evita produtos, especialmente os que demoram pra lançar, que se tornam obsoletos já no lançamento, seja por nova tecnologia que surgiu durante, seja por questões legislativas

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  45. As empresas necessitam conhecer o seus clientes, já que é necessário sempre ouvir as críticas para poder fazer mudanças e atualizações em seu produto e além de manter o cliente o torná-lo um fã da marca.

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  46. Conhecer o cliente é fundamental para o sucesso do produto no mercado

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  47. Fidelizar os clientes realmente é muito importante, pois ao solidificar a relação entre cliente e empresa pode-se amentar o índice de defesa da marca, levando em conta a satisfação dos clientes também. Mas pra que isso aconteça o caminho realmente é longo, e nele devemos conhecer o cliente e suas necessidades, conhecer bem o produto e a empresa.

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  48. De fato o grau de satisfação do cliente vai influenciar totalmente no time out que aquele produto persistirá no mercado, por isso é muito importante que as empresas mantenham sempre a cultura de estabelecer pesquisas de mercado de modo que tenham um retorno da opinião de seus consumidores.

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