Grupo MERCADOLOGIA - "Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?"
Grupo Mercadologia
Integrantes:
Matheus de Camargo Martins Murilo Ferreira Giovana Campioto Luiz João Vitor Santos Izidoro Diego Batistuta Ribeiro de Andrade Guilherme Bartasson Caio Rafael Nicolli Carvalho Freitas Victor Hugo Buiatti Marçal Henrique Tornelli João Pedro Silva Mendes Rodrigo Almeida
“Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?”
O mundo dos negócios se encontra em constante evolução, o que gera incertezas e complexidades para o mundo corporativo. A obrigação das empresas de apresentar benefícios competitivos em relação à suas concorrentes aumentou muito, surgindo, consequentemente, a preocupação de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já utilizam o produto.
Hoje em dia, com a vasta quantidade de informação em tempo real que a internet proporciona, clientes insatisfeitos com uma empresa, que não se adequou ao perfil do consumidor, não hesitam em procurar por outros serviços que os satisfaçam melhor. Portanto, cabe às empresas, se aproveitarem do grande acesso à informações para adaptarem constantemente seus serviços e produtos às particularidades de seus clientes.
A questão de saber o que os clientes priorizam é um desafio para o gestor moderno. Ferramentas de Marketing Digital podem auxiliar nesse processo, pois, através delas é possível atingir um segmento específico de pessoas por idade, interesses, estilo de vida e outros. Além disso, é importante que a empresa estreite suas relações com os consumidores por meio de canais de comunicação, como SAC e pesquisas direcionadas aos clientes para que, assim, compartilhem suas experiências e insatisfações oferecidos pelo serviço.
De acordo com um artigo publicado na Revista de Administração Contemporânea, foi realizada uma pesquisa com 480 estudantes de graduação, que constatou que o nível de insatisfação na comunicação entre empresa e cliente é muito alto e tem impacto negativo na fidelização. Isso mostra a importância do estreitamento de relações que deve ser praticado com os consumidores.
Dessa forma, percebe-se que atualmente é imprescindível criar e se adaptar aos novos meios para entender as necessidades de cada cliente, através do desenvolvimento de plataformas digitais de atendimento ao consumidor e realização de pesquisas para compreender as particularidades de cada um.
Referências Bibliográficas:
As conseqüências comportamentais da insatisfação dos clientes - Daniel Von der Heyde Fernandes,Cristiane Pizzutti dos Santos (Revista de Administração Contemporânia);
A realidade de um mundo em constante evolução - Contajul Contabilidade;
Concordo plenamente com o Grupo. A visão de qualquer organização ao oferecer um produto (ou serviço) é garantir sempre a satisfação do Cliente. O cliente é capaz de garantir o sucesso ou mesmo de assinar a falência de uma empresa além de propagar a sua impressão a todos seus conhecidos.
ResponderExcluirAtualmente com a grande quantidade de informação disponível um cliente insatisfeito pode facilmente ir em busca de outro produto ou até mesmo convencer outros a desistirem do seu produto em detrimento de um novo, por isso a importância de sempre se pensar na necessidade de todos os cliente na oferta de produtos ou serviços.
ResponderExcluirRealmente, em mundo cada vez mais competitivo, as empresas devem fazer o possível e o impossível para conhecer os anseios de seus clientes. Dessa maneira, a probabilidade de uma empresa prosperar é muito maior.
ResponderExcluirNa minha opinião, com a quantidade obscena de dados coletados do usuário juntamente da enorme capacidade de processamento estatístico dos computadores modernos, tá cada vez mais fácil "atingir" a satisfação do público.
ResponderExcluirComo diz aquele velho ditado, "o cliente é a alma do negócio", toda empresa deve investir em seus produtos a fim de satisfazer as necessidades do cliente, com qualidade e simplicidade. Atualmente é mais difícil uma empresa esconder das avaliações pela internet, então se seu produto não for bom e você não mudar algo nele segundo as avaliações dos usuários, sinto muito, sua empresa irá falir.
ResponderExcluirConcordo sim que a divulgação ajuda muito sim na obtenção de clientes, porém é necessário que seja usado com sabedoria. Uma vez que um anúncio incoveniente, pode até ter uma consequência contrária ao propósito do anúncio, espantando o cliente.
ResponderExcluirAs empresas devem mesmo criar e, mais importante ainda, se adaptar aos novos meios para que consigam atingir o maior grau de satisfação do cliente, caso contrário, irão ter uma perda muito grande do consumo de seu produto, já que as outras empresas concorrentes já estão se adaptando.
ResponderExcluirConcordo bastante, essa questão das empresas se adaptarem a linguagem dos clientes, pode ser vista cada vez mais em empresas fazendo campanhas utilizando a linguagem dos "jovens" e de recursos como "memes" para tentar atrair cada vez mais esse tipo de consumidor
ResponderExcluirRealmente é importante sempre buscar um feedback dos produtos e serviços da empresa, pois é através dele que se encontra pontos para melhorar e agradar mais clientes.
ResponderExcluirOs clientes estão cada vez mais exigentes e sempre estão avaliando os serviços usados, sendo assim as empresas devem usar essas informações para melhorar o serviço ou produto para que o cliente fique satisfeito.
ResponderExcluirLevando em conta a velocidade que os feedbacks e informações podem correr hoje em dia, é imprescindível que as empresas se atentem com produtos e serviços mal prestados ou mal oferecidos, visto que um cliente com uma má experiencia pode impactar muito o resultado final de uma empresa.
ResponderExcluirExistem muitas maneiras de captar a satisfaçao dos clientes perante um produto oferecido, sendo assim é quase que uma obrigaçao levar os dados coletados em consideraçao para a evoluçao do produto ou serviço ofertado.
ResponderExcluirÉ muito importante as empresas disponibilizarem serviços de atendimento ao consumidor, dessa maneira é uma forma de estreitar laços com o cliente garantindo sua fidelidade confiança na empresa.
ResponderExcluirA tecnologia que temos hoje, análise de dados, etc. facilitam a interação que a empresa tem com seus clientes e futuros clientes. E, com isso é criada a possibilidade de sempre melhorar o produto, para que ele fique acessível a todos.
ResponderExcluirConcordo, acho que não só a empresa precisa estreitar as suas relações com os consumidores por meio de canais de comunicação, como SAC e pesquisas mas também utilizar ferramentas como o site https://www.reclameaqui.com.br para identificar e solucionar os problemas dos clientes para que as pessoas tenha uma visão melhor da empresa;
ResponderExcluirRealmente é necessário que uma empresa que não queira ficar pra trás de seus concorrentes de saber se comunicar com seu nicho de clientes e entender suas necessidades, para que assim obtenha êxito em seu negócio.
ResponderExcluirAs empresas ao abordar os seus clientes,tem a disposição várias ferramentas para utilizar visando especificar se nas escolhas do seus clientes de forma que seja mais simples e fácil a melhora de seus produtos e serviços garantindo a satisfação do seu publico alvo
ResponderExcluirO destaque para a disponibilidade de dados sobre o comportamento do cliente é o ponto mais interessante dessa postagem, pois de fato, tais dados são os recursos mais importantes de uma empresa atualmente. Com o avanço das ferramentas de Business Intelligence (BI) e do conhecimento em Machine Learning, as empresas poderão encontrar insights significativos e até mesmo prever as tendências de consumo, os quais são ótimos instrumentos para a tomada de decisão dos gestores de um empreendimento.
ResponderExcluirO grupo demonstra muito bem como é necessário para as empresas se adaptarem a nova realidade das plataformas digitais para manter seus clientes
ResponderExcluirCom certeza no atual momento em que vivemos dispomos de diversas plataformas para divulgação e troca de experiências de algum produto e serviço. E estar atento a todas elas, é estar sempre caminhando rumo ao crescimento, pois muitos feedbacks hoje em dia são proveniências, por exemplo, das redes sociais.
ResponderExcluirConcordo totalmente com o grupo , é muito importante estar sempre adaptado ao ambiente e pronto pra atender as necessidades e opniões do cliente, isso é uma ótima forma de ter sucesso profissional no futuro .
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ResponderExcluirRealmente, nos dias de hoje a comunicação do cliente com a empresa é muito limitada, sempre que ocorre algum problema em uma compra é extremamente difícil solucionar o problema com certas empresas, sendo assim, o fácil acesso a internet leva essas empresas a perderem clientes de forma muito rápida.
ResponderExcluirBem interessante mostrar que a empresa que não se adequou ao perfil do consumidor, os clientes acabaram procurando outros serviços! É importante mesmo a empresa aprofundar no relacionamento com o cliente, principalmente, por resultar em mais informações sobre cada cliente e assim a empresa pode aprimorar cada vez mais.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, hoje em dia com o crescimento em massa dos meios de comunicação, o contato constante com o cliente ficou indispensável.
ResponderExcluirSe adaptar ás necessidades do cliente realmente virou um recurso poderoso para garantir boa visibilidade com clientes diante da concorrência. Isso porque o cliente acaba ganhando mais influência na formação de marcas devido ao desenvolvimento das conexões que ligam os clientes dando a eles mais poder e influência na determinação do tipo de serviço que procuram.
ResponderExcluirO mundo de hoje é o terror para as empresas que pararam no tempo. Se seu serviço não satisfaz o cliente ou tem o menor detalhe que influa na experiência de uso, as opções estão expostas como em um mercado aberto, o usuário sempre pode decidir o que é melhor.
ResponderExcluirConcordo, a comunicação entre clientes e empresas hoje em dia é muito limitada, sempre que há um problema de compra é muito difícil resolver alguns problemas, por isso os proprietários devem ficar atentos a satisfação dos clientes.
ResponderExcluirEstamos na era da informação, melhor se sai, aquele que sabe aproveitar melhor os recursos digitais. O mundo cada vez mais conectado favorece as organizações encontrar mais clientes e atende-los da melhor forma.
ResponderExcluirConcordo com o grupo. As empresas precisam se adaptar para assim "satisfazerem" seus clientes, com toda tecnologia o contato com o cliente é muito importante.
ResponderExcluirEstou de acordo com a postagem do grupo, como foi citado acima é de extrema importância que as empresas se adaptem aos novos recursos digitais, para não ficar para trás dos concorrentes.
ResponderExcluirConcordo com a argumentação do grupo, principalmente quanto à necessidade da adaptação por meio da opinião dos seus clientes, já que devido à era da informação as empresas estão competindo globalmente, sendo assim mais difícil manter a fidelidade de seus clientes.
ResponderExcluirConcordo com o grupo que está cada vez mais difícil saber o que os clientes querem, e com isso as empresas tem sempre que se reinventarem.
ResponderExcluirAchei muito interessante pois o grupo aborda as dificuldades que o mercado possuí em relação aos seu clientes, relacionando com o desenvolvimento da tecnologia e da informação. Ressaltando uma solução para as empresas de ressignificação trazendo a tecnologia ao seu favor no processo de evolução e adaptação.
ResponderExcluirNo final apontam sugestões para esse crescimento trazendo referências sobre o assunto.
Comunicação é realmente um fator muito importante em um relacionamento com o cliente, sem ela esse vinculo que a empresa possui com o cliente pode ser facilmente quebrado e a empresa perde o cliente.
ResponderExcluirDe fato o avanço de informações propagadas por meio digital, aumentou bastante nas últimas décadas, o que pode ser que proporcionou essa competitividade empresarial, por isso a adaptação e conhecimento desses meios, ajuda bastante na prosperação de uma empresa e seu crescimento
ResponderExcluirAlém do fato de que fazer pesquisas de satisfação é crucial para que uma empresa possa manter e renovar seus produtos, essas pesquisas e a comunicação com o cliente no geral devem ser feitas de maneira atrativa, simples e não cansativa. Por isso, muitas empresas, como o burger king, utilizam de alguns artifícios para incentivar o consumidor a dar sua preciosa opinião para a empresa: dão cupons de desconto para quem responder.
ResponderExcluirConcordo com a postagem, é muito difícil conseguir descobrir as necessidades dos clientes sem o marketing digital nos dias atuais. Muito bem detalhado, parabéns.
ResponderExcluirMuito legal lembrar de algum muito importante como a comunicação. Não basta fazer, mas fazer bem, e hoje isso quer dizer estar presente em todas(ou quase todas) redes sociais, atendendo os clientes de forma rápida e acertiva. Só assim para ter uma boa satisfação na relação com seus clientes.
ResponderExcluirO grupo mostrou bem as dificuldades do mercado atual, e também como está difícil agradar os clientes.
ResponderExcluirTambém concordo plenamente que é imprescindível que as empresas necessitam de se adaptar aos novos meios para atender as necessidades do cliente, até porque um dos assuntos que mais está em alta hoje é o UX (Experiência do Usuário).
ResponderExcluirConcordo cada vez está sendo mais difícil fazer com que os clientes se agradem, por isso a comunicação e um fato muito importante.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, é de extrema importancia as empresas se atentarem as necessidades do consumidor que estão cada vez mais exigentes.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, a questão da vasta informação que se encontra online hoje, hoje em dia se tem até app's especificos para review online, como o yelp
ResponderExcluirHoje, para quase todo negócio, é necessário a adaptação e o estudo sobre novas ferramentas e como elas podem te ajudar, porém não se pode esquecer de conceitos básicos, como as opiniões dos clientes, que ainda são a melhor maneira de saber sobre seu produto.
ResponderExcluirCom o atual mundo globalizado Facilitou muito o acesso a informações pelo clientes , então é de extrema importância estar atento a opinião dos clientes pois muitos pesquisam tudo sobre essa empresa antes de comprar e uma única má reputação causada por essa empresa pode ser suficiente para perder clientes.
ResponderExcluirRealmente a concorrência está em um nível muito elevado e isso traz um grande desafio para as empresas em busca dos seus consumidores. Os empreendedores precisam se atentar as novas tecnologias e a comunicação para se adaptarem a nova era.
ResponderExcluirHoje em dia com a quantidade de concorrentes que existem no mercado, ter um produto que se destaque é de extrema importância para alcançar ou manter a prosperidade. E pra isso é necessário conhecer o publico alvo, entender suas necessidades e gostos, pois dessa forma pode-se produzir um produto que se adequara melhor ao clientes e com isso trará a preferencia por esse produto.
ResponderExcluirChega a ser uma ironia devido a facilidade dos meios de comunicação, porém como o grupo descreveu, o nível de insatisfação entre empresa e cliente no âmbito da comunicação é muito alto o que ocasiona na baixa fidelização dos clientes.
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