Grupo MERCADOLOGIA - Da relação com o cliente e a manutenção da base consumidora

Da relação com o cliente e a manutenção da base consumidora


Com as mudanças decorrentes da alta conectividade o relacionamento com o cliente se tornou mais importante e impactante no sucesso de uma empresa, fazendo com que o foco não mais seja apenas oferecer um bom produto, mas também fidelizar os clientes e mante-los por perto. Assim é necessário conhecer seus consumidores de forma a ser capaz de dar um atendimento adequado às suas expectativas.
Um consumidor satisfeito com seu atendimento e com o produto/serviço obtido certamente voltará a consumir e, possivelmente, trará com sigo as pessoas que participam de seu circulo social


As melhores campanhas de marketing da atualidade não são feitas por profissionais renomados no ramo do marketing, elas são o resultado de um bom relacionamento com o cliente, são as conversas do cotidiano entre as pessoas que já tiveram alguma experiência com a sua marca.
Tais campanhas, entretanto, também são perigosas, dado que não atuam somente em favor da marca, um mal relacionamento com seu público pode culminar em uma perda catastrófica em sua base consumidora e, muitas vezes, na falência de sua empresa. Fazendo um paralelo com uma antiga citação "Não existe um rei sem povo, e não existe povo sem rei", se entendermos o rei como sendo  a empresa e o povo seus consumidores chegaremos em um resultado interessante, de fato uma empresa não consegue sobreviver sem seus consumidores, mas o contrário não se faz verdade, mesmo que a empresa feche as portas os consumidores continuaram a existir e irão procurar outro "rei" que satisfaça suas necessidades.
Com isso mente trataremos nesse post as formas de se compreender, manter e atender de maneira adequada um público consumidor
Para facilitar a explicação dividiremos os relacionamentos com o cliente me seis tipos.

O Cliente Parceiro



É aquele que já conhece a marca e não só consome o que ela produz como tem um relacionamento de confiança com a mesma, se identificando com os seus ideais e propostas. E o tipo de cliente almejado por qualquer empresa, uma vez que além adquirir os produtos/serviços ele ativamente recomenda a marca para amigos e familiares.

Como conquistar e manter esse tipo de cliente:

    • Oferecendo boas experiências
    • Valorizando o estilo de vida do cliente
    • Entender as necessidades dos clientes
    • Manter um relacionamento tanto na pré quanto no pós venda

O Cliente Dispensável



É aquele cliente que teve algum problema com a marca e é potencialmente inclinado a fazer propaganda negativa da mesma. É um tipo de cliente extremamente delicado e que merece atenção especial em vistas de reconquistá-lo. Isso poder ser feito por meio de um presente que repare a má experiência ou uma reposição no caso de um produto defeituoso.

Algumas características desse tipo de cliente:

    • Pode até voltar a adquirir algum produto ou serviço, mas encontrará sempre um defeito
    • Não é fiel a marca
    • Pode fazer propaganda negativa da marca
    • Reconquistá-lo exige um grande esforço

O Cliente Neutro



É o tipo de cliente que hora se agrada com o produto ou atendimento, hora se irrita. Como por exemplo um consumidor que gostou bastante da comida de um restaurante, mas se viu frustrado com a grande fila para pagar a conta. Por conta de sua neutralidade pode acabar por abandonar a marca caso suas frustrações ultrapassem suas boas experiências.

Formas de trazer esse cliente para perto:

    • Tratar mais rapidamente das reclamações dos clientes
    • Utilizar o feedback dos clientes para amenizar ou eliminar determinados problemas
    • Tentar uma abordagem mais pessoal com esse tipo de cliente 

O Cliente Distante



É o cliente que não demonstra muito interesse pela marca, talvez por não ser atraído pela publicidade, por não fazer parte do público alvo ou simplesmente porque a empresa em questão é nova no mercado. Essa distância entre cliente e marca pode ser encurtada conhecendo as necessidades do possível cliente tomando medidas direcionadas para atender o perfil desse consumidor em potencial.

Como se dá essa relação:

    • O cliente sabe da existência do produto mas não se vê inclinado a comprá-lo
    • O cliente possui desinteresse pela marca
    • A marca pode se utilizar da criatividade para instigar o interesse do consumidor em conhecer seus produtos
    • É necessário que o produto ofertado esteja em concordância com o perfil do cliente

O Cliente Empoderado



Esse tipo de cliente busca qualidade custo benefício, não se importando se a empresa é grande ou reconhecida. Esse perfil de cliente é como uma brisa para a empresa, pois a mesma não precisa ter uma preocupação excessiva para mante-lo por perto, ao garantir que o produto tenha qualidade e um preço acessível e quase certo que o cliente com esse perfil irá retornar e, em uma situação onde precise escolher entre diversos produtos de diferentes marcas acabará optando pela sua.

As características desse cliente:

    • Ele avalia diversas opções, mas decide por aquela que melhor atende suas necessidades e disponibilidade de capital
    • Não se prende a uma única marca, buscando sempre a novidade e a inovação
    • Aprecia um bom tratamento ao consumir

O Cliente Compartilhado



Muitas vezes a empresa se vê tendo de compartilhar o interesse dos seus clientes com uma vastidão de outras empresas que oferecem soluções parecidas. Nesse contexto é necessário investir em um diferencial que faça o cliente optar pela sua marca dentre tantas outras. Alguns diferenciais podem ser: descontos, preços competitivos, canais de atendimento eficientes e diversas formas de pagamento.

Como se dá essa relação:

    • Existe alta oferta e demanda
    • É essencial possuir um diferencial para chamar atenção dos cliente
    • Buscar se referencial no ramo pode levar a um domínio maior sobre o mercado de atuação

Cada cliente é único e tem necessidades únicas, é dever da empresa que deseja prosperar no atual mercador saber identificar e trabalhar para melhor atender esse cliente

Referências Bibliográficas: 



Integrantes:

Matheus de Camargo Martins 
Murilo Ferreira 
Giovana Campioto Luiz 
João Vitor Santos Izidoro 
Diego Batistuta Ribeiro de Andrade 
Guilherme Bartasson 
Caio Rafael 
Nicolli Carvalho Freitas 
Victor Hugo Buiatti Marçal 
Henrique Tornelli 
João Pedro Silva Mendes 
Rodrigo Almeida

Comentários

  1. Achei excelente a colocação do grupo trazendo as definições dos tipos dos clientes, foram claros e objetivos nessas definições que eu não conhecia.

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    1. As definições realmente agregaram bastante ao texto e a compreender a complexidade dessas relações.

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  2. Concordo com o grupo quando fala que as melhores campanhas de marketing na atualidade são resultado do relacionamento com o cliente, porém com a grande quantidade de informação disponível e de fácil acesso isso pode se tornar algo perigoso, da mesma forma que as empresas podem se beneficiar com isso elas também estão sucetiveis a falha, o que pode levar a uma grande perda da confiança dos clientes.

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  3. Achei interessante o trecho "Um consumidor satisfeito com seu atendimento e com o produto/serviço obtido certamente voltará a consumir ", ou seja, além das empresas preocuparem com a qualidade do produto tem que ter uma atenção especial aos funcionários que estão na equipe de atendimento, porque esses funcionários podem ser um diferencial.

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  4. Muito interessante a divisão dos tipos de relacionamento com o cliente. Acredito que o cliente compartilhado deve ser o mais difícil de manter, pois a empresa deve sempre investir em diferenciais que exaltem a marca em relação às outras empresas.

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  5. O grupo foi bem criativo ao apresentar os tipos de relacionamento com o cliente utilizando um texto explicativo, uma lista com as características e imagens ilustrativas. Foi interessante notar que existem tantos tipos de cliente e que a maioria dos clientes provavelmente nem sabe dessas classificações, enquanto as empresas sabem e utilizam esses dados a seu favor.

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    1. Concordo, é um texto bem ilustrado, o que atrai o leitor, e os subtítulos bem explicados. Não só devemos pensar no cliente de forma genérica, mas que existem diversos tipos.

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  6. O texto ficou perfeito, explicando cada cliente e como mantê-los, com certeza um texto que indicaria para qualquer pessoa que quer entender um pouco mais sobre o assunto.

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  7. Super interessante a maneira com o qual o grupo trabalhou nesse artigo, ficou bem explicado e simples de entender... Adorei a relação que fizeram com a frase "Não existe um rei sem povo, e não existe povo sem rei", exemplificando como funciona o mercado e como é importante ter uma boa relação com seus clientes

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  8. Pelo texto acredito que eu seja um cliente distante, pois por mais que eu opte pela solução com melhor custo benefício, eu não costumo ter nenhuma interação pré ou pós venda.

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  9. Como o texto descreveu, é importante saber os tipos de clientes para conseguir manter aqueles que tem interesse nos produtos/serviços da empresa e não gastar recursos com aqueles que não vão continuar a comprar com ela.

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  10. O texto produzido pelo grupo ficou realmente muito bem construído com riqueza em detalhes , ilustrações e exemplos de clientes . achei muito interessante essa divisão dos tipos de clientes e as estrategias adotadas para manter esses tipos de clientes com a empresa . é muito importante o estudo dos clientes por parte da empresa com o foco em elaboração de estratégias para manter esse cliente fiel junto a empresa .

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  11. Adorei as imagens e as categorias de clientes. Existem alguns indicadores comuns que as empresas utilizam pra entender a satisfação dos clientes, como por exemplo, o NPS. O cálculo desse indicador pode indicar a quantidade de clientes detratores, neutros e promotores, que são classificações muito parecidas com as citadas no texto.

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  12. "um mal relacionamento com seu público pode culminar em uma perda catastrófica em sua base consumidora e, muitas vezes, na falência de sua empresa" essa parte do texto reitera o quão as empresas tem que estar bem alinhadas com seus clientes e seus desejos, pois caso isso não ocorra pode ser uma catástrofe para uma empresa. Uma empresa que não se importa com seus clientes e só pensa em lucro rápido não vingara futuramente por muito tempo. Os clientes da era digital estão bem informados, a concorrência está mais acirrada do que nunca, uma estratégia de marketing mal pensada e um produto mal direcionado pode ser o fim de uma compania.

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  13. Muito boa a identificação e divisão dos tipos de clientes. Vejo que muitas empresas ainda não se preocupam com a qualidade de seus produtos. São raras as empresas que trocam produtos defeituosos sem reclamar, sempre acusam os consumidores.

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  14. Muito interessante definir conceitos e abordagens para semear um bom relacionamento com o cliente. De fato o poder do consumidor vem ganhando muita força do mercado, e conquistá-lo pode elevar a visibilidade e a aceitação de uma marca no mercado. É válido notar que o poder do consumidor pode ser tanto benéfico quanto maléfico em uma campanha mercadológica. Criar um bom relacionamento com o consumidor é uma prática cada vez mais séria e essencial para o bom desenvolvimento com a demanda crescente, e negligenciar esse relacionamento pode trazer impacto negativo para a marca e futuros relacionamentos.

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  15. A analogia entre rei e povo e a vitalidade do segundo para a existência do primeiro foi muito boa

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  16. Muito importante a divisão dos tipos de clientes que o grupo apresentou, para a empresa obter sucesso deve sempre classificar seus clientes e tentar balancear a distribuição de cada divisão.

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  17. É interessante o fato de como o relacionamento com os clientes empactam muito a empresa. Com comentários positivos temos um ótimo marketing sendo feito e com isso, muito provavelmente, aumento nas vendas. Mas quando o contrário existe e os comentários são negativos, há o efeito inverso e um problema grande para a imagem da empresa/produto.

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  18. Gostei de saber das categorias de diferentes clientes. Saber dividir cada tipo de cliente é muito importante para melhorar o relacionamento e consequentemente obter sucesso.

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  19. Muito interessante essa demonstração de como os clientes são categorizados em diferentes grupos, ter esse conhecimento é de extrema importância para a empresa saber como lidar com cada um e como atrai-los.

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  20. Me identifiquei com o cliente Dispensável, por pouco tempo atrás ter me ocorrido uma situação em que tive um descontentamento com uma certa marca de produto, após não ter agradado do produto, fiz uma certa "Propaganda negativa" sobre ele.

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  21. Excelente publicação, principalmente na categorização dos clientes, sua definição e formas de lidar com tais tipos específicos de clientes. Já que este tipo de dado é valioso para o âmbito do Marketing, pois ao saber tais conceitos e ligar aos dados de pesquisas e feedbacks da empresa, pode-se definir com boa precisão o publico da empresa e direcionamento das ações da publicidade e marketing.

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  22. Gostaria de ressaltar a mensagem do Walt Disney na imagem, que realmente vale muito. Uma empresa quando presta um serviço de qualidade e agrada o consumidor, é quando irá o cativar e o incentivar a voltar a comercializar com aquela empresa, e até a sugerir para seus amigos.

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  23. Concordo com o grupo, é muito importante saber seu publico, assim só se gasta recurso com quem vai continuar consumindo.

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  24. Muito bom o texto. Me identifiquei bastante com o consumidor empoderado: enquanto uma empresa estiver oferecendo um produto de qualidade a um preço justo, irei dar prioridade a ela.

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  25. Excelente texto e muito boa a forma de elencar os principais pontos em forma de tópico de como de trazer os cliente para perto.

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  26. É muito necessário serem feitas as divisões dos clientes como foi citado no texto, pois no cotidiano existem diversos clientes que adquirem produtos da empresa, mas inclinados a prejudica-la.

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  27. É muito necessário serem feitas as divisões dos clientes como foi citado no texto, pois no cotidiano existem diversos clientes que adquirem produtos da empresa, mas inclinados a prejudica-la.

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  28. Achei bem interessante a categorização, dividir os clientes em padrões de comportamento reduz bastante a falta de sucesso ao chegar em algum cliente. Faz com que a relação seja mais fluida, pois ele já tem uma base de como se portar para determinado cliente.

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  29. Interessante perceber os diferentes tipos de cliente e seus (possíveis) comportamentos. É imprescindível que a empresa que desenvolve, entenda o fim da sua linha que nada mais é do que o consumidor desse produto.

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  30. Concordo plenamente com o dever das empresas terem um contato maior com seus clientes em consequência da alta conectividade e muito interessante conhecer todos os tipos de clientes e seus comportamentos.

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  31. Interessante que é um conjunto de estratégias pensadas para envolver, principalmente, a construção da identidade e a divulgação da marca. A partir daí, as ações têm como objetivo tanto prospectar quanto fidelizar clientes

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  32. Os chamados "clientes dispensáveis" muitas vezes são "indispensáveis" quando uma empresa busca manter sua reputação, e é claro, procura atuar no revertimento de situações desagradáveis no relacionamento com eles. Reenvio de produtos, resolução de dúvidas e mal entendidos, dentre outras atitudes podem muito bem melhorar a reputação de uma empresa, potencialmente convertendo clientes "dispensáveis" em clientes "parceiros".

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  33. Essa demonstração de como os clientes são categorizados é muito interessante, ter conhecimento dos tipos de clientes é muito importante para uma empresa, pois cada tipo de cliente tem sua própria maneira de ser lidada.

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  34. Ogrupo encontrou uma ótima forma de abordar o tema. Segmentar os tipos de consumidores e dar sugestões com base nesses grupos ficou fantástico, além das imagens ilustrativas e formatação do texto que contribuem muito para a leitura e o engajamento.

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  35. Para a empresa, manter a satisfação de clientes é muito importante para garantir o sucesso. Portanto a empresa deve saber como lidar com cada tipo de cliente específico, pois cada um tem um comportamento diferente para cada situação.

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  36. Gostei do texto, acho importante as empresas saberem bem como categorizar seus tipos de cliente.

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  37. Achei muito legal a forma como categorizaram os cliente e explicaram cada tipo, isso é algo muito importante para uma empresa.

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  38. Definir os vários tipos de clientes dentro da organização e se manter conectado com eles deve ser algo a se almejar por qualquer empresa, pois com a definição de seus consumidores fica mais fácil as tomadas de decisões futuras.

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  39. Achei muito interessante a analogia com o proverbio "Não existe um rei sem povo, e não existe povo sem rei", pois realmente a empresa precisa que os consumidores existam para ela permanecer existindo, porém se uma empresa fechar os consumidores continuarão existindo e procurarão um novo "rei" que satisfaça suas necessidades de consumidor.

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