Grupo Praça da Bicota 2.0 - Marketing de relacionamento: vale a pena investir!

Integrantes do grupo Praça da Bicota 2.0


Erick Cristian de Oliveira Pereira

Vitor Manoel Gonçalves Teixeira

Alex Júlio Silva de Abreu

Bruno dos Santos Sicchieri

João Victor Bento Chagas Teixeira

Matheus de Freitas Andrade

Matheus Ferreira Riguette de Souza

Matheus Goncalves Coelho de Resende Silvano

Paulo Victor Silva Mello

Rafael Alves Cardoso

Roberto Teixeira Nascimento Filho

Victor Hugo Morais da Silva


"Qual a importância do relacionamento entre clientes e fornecedores de produtos (bens, serviços, etc.) nos processos de troca?"


 Marketing de Relacionamento: vale a pena investir! 



    Atualmente, é de extrema importância que uma empresa invista no marketing de relacionamento, visto que, com o passar do tempo, os clientes foram ganhando cada vez mais destaque no sucesso obtido por uma empresa. Logo, buscar ter um relacionamento saudável com seu público alvo é essencial para o prolongamento dos interesses do consumidor sobre os produtos dessa empresa.

        Conquistar a fidelidade do cliente é cada vez mais importante para as empresas, e é por isso que se deve investir no marketing de relacionamento. Para Kotler (1998, p.30), "marketing de relacionamento é a prática da construção de relações satisfatórias de longo prazo com partes-chave [...], para reter sua preferência e negócios a longo prazo". Logo, é possível extrair dessa citação que o marketing de relacionamento tem o objetivo de manter a fidelidade do cliente a longo prazo.
            
     Uma vez que essa fidelidade é mantida, as empresas podem sempre aprimorar seus produtos explorando cada vez mais o nicho em que esses clientes estão acostumados a viver. Essa proximidade entre o cliente e a empresa, pode também trazer uma visão positiva em relação à imagem da empresa, uma vez que, esse relacionamento estaria humanizando a marca.
            
     A humanização da marca, refere-se ao aprimoramento das relações entre o consumidor fazendo com que seja algo a mais além de apenas uma relação de compra e venda entre eles. Uma marca mais humanizada, pode ser até mais rentável, porém, o lucro não é o ponto principal dessa estratégia. Humanizar a marca focando em pontos como a empatia e lutas comunitárias, pode gerar a fidelização do cliente, fazendo com que o mesmo compartilhe os produtos dessa empresa.

      Conclui-se então, que o investimento em marketing de relacionamento visando aproximar o cliente à empresa é de extrema importância, não somente para o lucro da mesma, mas também para a globalização da marca, uma vez que esses clientes fiéis e adeptos à mensagem que a empresa visa passar, iriam compartilhar cada vez mais os produtos dessa e, consequentemente, geraria o lucro.



Referências Bibliográficas
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1998.

Comentários

  1. Concordo com o grupo quando diz que atualmente é de extrema importância que uma empresa invista no marketing de relacionamento, um bom marketing cria cliente fiéis a marca e hoje com a grande quantidade de produtos e serviços é essencial não perder o cliente para outra empresas.

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  2. Eu penso conforme o grupo explicou que o caminho do sucesso de um produto passa pelo processo de fidelizar os clientes. Essa deve a prioridade de empresário caso queira se manter vivo no mercado.

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  3. O marketing de relacionamento é importante em qualquer empresa, pois gera inúmeros benefícios como fidelização dos clientes, lucratividade do negócio e o aumento nas compras entre outros.

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  4. O relacionamento da empresa com o cliente é algo de extrema importância para a organização ,
    que leva a fidelização e indicação positiva da empresa a possíveis novos clientes , além de aumentar o grau de satisfação do cliente .

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  5. Gosto da ideia da "humanização da marca", acredito que se a empresa focar em pontos como a empatia e lutas comunitárias, ela só tem a ganhar.

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  6. Realmente, a globalização da marca é extremamente importante para o sucesso de uma empresa. Portanto, a construção de um bom marketing de relacionamento deve ser a prioridade número 1 de qualquer empresa.

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  7. Como o próprio grupo falou na postagem, "proximidade entre o cliente e a empresa, pode também trazer uma visão positiva à imagem da empresa[...], esse relacionamento estaria humanizando a marca", é de extrema importância que hoje as empresas tenham um excelente relacionamento com seus clientes, pois a partir do momento que as pessoas percebem que as marcas não estão interessadas em ter uma boa relação, os clientes irão se pronunciar e até retalhar a marca.

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    1. Concordo muito com você Gabriel, trazer o cliente para próximo faz com que a empresa seja mais querida e o cliente se sente mais confortável em adquirir novos produtos e fazer propagandas da marca.

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  8. A fidelização entre o cliente e fornecedor como mencionado no texto é o ponto chave para ter uma relação duradoura, o que é o foco de todos os fornecedores de produtos ou serviços. A humanização da marca como comentado também é um bom parâmetro para mensurar o andamento dessa relação.

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  9. Gostei do ponto da globalização. Hoje um cliente pode influenciar outro mesmo estando muito longe um do outro, pensar dessa maneira globalizada faz com que a empresa atinja mais cliente pelos próprios.

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  10. Como a citação de Kotler diz, o marketing voltado a fidelização do cliente é um ponto chave para uma empresa poder investir em melhorias sem necessariamente precisar conquistar outros públicos.

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  11. É muito importante para a empresa conseguir manter um bom relacionamento com os seus clientes, pois assim, como foi citado no texto, a empresa consegue aprimorar seus produtos e até atrair mais clientes.

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  12. Gostei que tocaram no assunto de humanização da marca. Essa é uma estratégia que tem sido mais comum devido ao distanciamento que a própria internet criou entre o cliente e as empresas. Quando uma empresa pensa em uma forma, mesmo que simples, de humanizar o contato ou as interações com cliente, ela tem mais chances de conquistar a tão sonhada fidelidade.

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  13. Muito boa a ideia da humanização da marca, como bem apontado pelo grupo a publicidade feita pelos clientes muitas vezes é melhor do que qualquer outra campanha publicitária.

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  14. "Humanização da marca" essa é uma frase tão simples e tão importante, pois os clientes gostam de saber se a empresa tem empatia com seus clientes, eles precisam saber se o produto foi pensando para atender as necessidades deles da melhor maneira. Quando não se identificam com uma marca de um produto ou serviço os clientes logo o identificam como genérico ou que não serve para ele, levando esse cliente a abandonar aquela marca.

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  15. Achei muito importante o levantamento do termo "Humanização da Marca". Por mais que seja díficil agradar a todos os grupos da sociedade, a empresa deve estar focada em uma boa relação com seus consumidores.

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  16. A humanização da marca é realmente uma estrategia vencedora para que as empresas possam se destacar das demais, principalmente se o principal publico da empresa for os jovens.

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  17. concordo com o ponto sobre a globalização e humanização da marca, é de extrema importância ter essas pautas em mente.

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  18. O ponto sobre humanização da marca é realmente interessante! É realmente uma boa estratégia para fidelizar o cliente.

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  19. Sim, vale a pena investir em marketing de relacionamento. O melhor cliente é aquele de longo prazo, que até construíram uma relação cliente-fornecedor, um dependendo do outro para ter sucesso.

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  20. Concordo com o grupo, "o marketing de relacionamento tem o objetivo de manter a fidelidade do cliente a longo prazo", com esse relacionamento a longo prazo pode ser essencial a empresa que quer conseguir uma liderança de mercado por exemplo.

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  21. Concordo com o grupo, "o marketing de relacionamento tem o objetivo de manter a fidelidade do cliente a longo prazo", com esse relacionamento a longo prazo pode ser essencial a empresa que quer conseguir uma liderança de mercado por exemplo.

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  22. Concordo com o grupo, "o marketing de relacionamento tem o objetivo de manter a fidelidade do cliente a longo prazo", com esse relacionamento a longo prazo pode ser essencial a empresa que quer conseguir uma liderança de mercado por exemplo.

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  23. Concordo com a argumentação do grupo. Achei muito interessante o ponto da “humanização da marca” citado e sobre sua relação com a difusão da marca no mercado, já que é forma muito eficaz de criar uma boa imagem da empresa e do produto ao publico, facilitando a fidelidade e compartilhamento da marca aos conhecidos do mesmo.

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  24. Concordo com o grupo, o ponto sobre humanização da marca é realmente interessante, é realmente uma estrategia muito boa para que as empresas possam se destacar das demais.

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  25. Fidelizar é uma das palavras chaves, não adianta prestar um bom serviço e o cliente não voltar, sempre temos que ter em mente o que fará o cliente a retornar e focar nisso também.

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  26. O ponto de identificação com uma marca é essencial para manter a fidelização, e no caso desse texto abordam de forma correta ao trazer o termo "humanização". A globalização das marcas sempre trilham esse caminho.

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  27. De fato, se aproximar do cliente é essencial para suprir suas demandas e conseguir manter seu interesse no longo prazo.

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  28. Para mim o ponto mais importante da leitura foi na afirmação de que conquistar a fidelidade do cliente é cada vez mais importante para as empresas. Porque em um mundo globalizado onde empresas surgem todos os dias, se destacam mais as empresa que possuem os melhores vínculos com os seus clientes.

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  29. Hoje em dia acho imprescindível que haja a humanização da marca, citada pelo grupo. Estratégias que promovam a empatia entre as pessoas e até mesmo a preocupação com o meio ambiente devem ser utilizadas pelos fornecedores de produto, pois isso atrai e fideliza os clientes ao acreditarem no propósito da empresa.

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  30. Concordo com o grupo a visão que a empresa passa de si para o cliente e a proximidade com o cliente é de extrema importância, porque hoje em dia a experiência de uma pessoa em um determinado lugar é relevante e ganha peso em redes sociais. Além de que as empresas que pensam em questões humanitárias se destacam.

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  31. Humanizar a marca faz todo sentido devido ao alto nível de exigência dos consumidores, que também se apoiam nas atitudes da empresa para se tornarem clientes frequentes.

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  32. Achei bacana de terem citado a humanização, tem se tornado cada vez mais comum e é essencial pra qualquer empresa que queira uma relação saudável com qualquer meio que ela tenha contato.

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  33. O relacionamento com o fornecedor e parceiros também tem grande influência na imagem da marca, sendo parte fundamental no marketing da empresa. Parceria gera parceria.

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  34. Um bom negócio hoje, se baseia quase que exclusivamente em relacionamentos, totalmente necessário! Ótimo texto!

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  35. O relacionamento com os clientes é indispensável hoje, concordo com o ponto que quanto mais se sabe sobre a sua clientela, mais poderá aprimorar os seus produtos.

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  36. O marketing de relacionamento "é essencial ao desenvolvimento da liderança no mercado, a rápida aceitação de novos produtos e serviços e a consecução da fidelidade do consumidor".

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  37. É de extrema importância para a empresa o relacionamento com o cliente, pois, esse o leva a ter uma fidelidade com a marca e um pequeno marketing, tendo em vista que um cliente feliz tem maior possibilidade de indicar positivamente a empresa a ter novos clientes.

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  38. O grupo fala muito bem sobre as questões de humanização da marca e de fidelização do cliente, fundamental nos tempos de alta conectividade que vivemos hoje onde os clientes fazem propaganda gratuita pras marcas que gostam

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  39. Realmente a fidelização dos clientes é de extrema importância. Conforme o grupo pontua, a humanização da marca pode atrair o consumidor.

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  40. Concordo com o grupo, os consumidores estão ganhando mais impacto no sucesso de uma empresa, então é preciso que elas deem mais atenção em seus clientes investindo no marketing de relacionamento

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  41. O relacionamento com os consumidores é também benéfico não só do ponto de vista do lucro como também para a construção da imagem e divulgação da marca, como bem citado pelo artigo.

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  42. Conquistar a fidelização dos clientes tem sido cada vez mais um desafio, dado o grande leque de opções na palma da mão, nós como consumidores temos ficado cada vez mais exigentes e voláteis para novas tendências e melhores opções.

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