Nerdão da BL - "Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?"
Integrantes do grupo:
Arthur Filipe
Betania Assunção
Euller Henrique
Gabriel Valentin
Guilherme Henrique
Ivana Brito
João Barbosa de Souza Neto
Jerusa Carneiro Gonçalves
Kevin Rocha
Luiz Henrique Dias Lima
Matheus Felipe Araújo
Thiago Muniz
Integração das necessidades dos clientes nas empresas
Na sociedade moderna, ir às compras está além de apenas adquirir produtos e serviços para si, essa atividade representa uma interação com as demais pessoas e até mesmo traz um sentimento de inclusão a um grupo social. Pensando nessa premissa e, percebendo que o público está mais exigente, as empresas modernas evoluíram sua maneira de vender, deixando de focar somente nos seus produtos e serviços disponíveis, mas também tentando entender as necessidades do cliente. Para atrair esse público tão exigente, as empresas buscam alternativas para solucionar os diversos problemas que seus clientes têm, e assim se concentrar e direcionar suas vendas de forma mais precisa e assertiva, garantindo a satisfação de seu consumidor.
Satisfação, fidelização e recomendação. Tais palavras indicam as reações que ocorrem com os produtos e serviços de empresas que se preocupam com as necessidades de seus clientes. Os clientes ficam satisfeitos, se tornam fiéis ao produto/serviço e realizam propaganda gratuita. Essas reações podem ajudar a consolidar a empresa no mercado, já que uma empresa com avaliações positivas possui uma grande chance de sobreviver por um longo período.
Um dos maiores exemplos de empresas que não se preocuparam com tais reações e que não compreenderam a importância de sempre buscar entender as necessidades de seus clientes é a BlockBuster. Enquanto os antigos clientes abandonavam o aluguel de DVS para investirem em uma nova e revolucionária forma de consumir filmes e séries, ou seja, o streaming, a BlockBuster não quis trocar o seu modelo de negócio. Com isso, a empresa faliu em 2013 e perdeu a oportunidade de prosperar.
Para uma empresa conseguir prosperar, é necessário que ela pense nas necessidades dos clientes para conseguir fidelizá-los e assim, conseguir atingir o sucesso esperado, já que a fidelização é um dos pontos críticos para atingir este resultado. Um dos métodos é coletar dados sobre, por exemplo, o estilo de vida, atividades, interesses, renda e entre outros para traçar o perfil de cada cliente, pois com as informações, é possível fazer uma segmentação do mercado.
Após analisar os segmentos do mercado, pode ser feita a tomada de decisão de qual é o melhor mercado-alvo para desenvolver os produtos ou serviços para atender suas necessidades e desejos. É necessário concentrar nos clientes que a empresa consegue atender melhor e construir uma conexão duradoura para obter um crescimento lucrativo a longo prazo e a fidelidade do cliente, já que, segundo Kotler (2012), manter um cliente custa cinco vezes menos do que conquistar um novo cliente.
Quando se fala em atender as necessidades, também está embutido o conceito de acessibilidade. Nesse contexto, as empresas precisam compreender quais são os obstáculos enfrentados pelos clientes que afetam sua autoestima e que os faz sentir excluídos. No mundo tecnológico, a inclusão dessas pessoas deve ser pensada desde o início da criação de um produto, visando adaptá-lo para atender todos os públicos, principalmente aqueles com dificuldades ou limitações.
Como a tendência do mundo é ser cada vez mais conectado e unir a população, é fundamental pensar nos desejos dos clientes para produzir novos produtos e serviços que atendam a eles e as suas necessidades. Dessa forma, espera-se o crescimento do consumo, a empresa conseguirá manter o seu público e pode até atender números maiores, além de satisfazer os desejos e ainda integrar todos no processo, ou seja, ambos os lados são beneficiados.
Referências Bibliográficas:
BORTOLI, Guilherme de. Como entender as necessidades do seu cliente + Planilha Gratuita: Perfil Ideal de Cliente. 2018. Disponível em: https://www.organicadigital.com/blog/como-entender-realmente-as-necessidades-do-seu-cliente/. Acesso em: 19 ago. 2020.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane.Administração de marketing. -14. ed.- São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2012.
PorVórtice. Você sabe a importância de entender o que seus clientes priorizam? Descubra. Disponível em: <blog.vortice.inf.br/voce-sabe-por-que-e-importante-conhecer-o-perfil-dos-clientes/>. Acesso em: 19 ago. 2020
PorVórtice. Entenda a importância de conhecer o cliente. Disponível em: <blog.vortice.inf.br/entenda-a-importancia-de-conhecer-o-cliente/>. Acesso em: 19 ago. 2020
TECNOLOGIA, Toccato. TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE: ENTENDA A RELAÇÃO E COMO UNI-LAS NA PRÁTICA. 2020. Disponível em: <https://blog.toccato.com.br/tecnologia-e-acessibilidade/>. Acesso em: 19 ago. 2020.
XAVIER, Lucas. Design e Acessibilidade: criando produtos acessíveis desde o início #1. 2020. Disponível em: <https://www.zup.com.br/blog/design-e-acessibilidade-produtos-acessiveis-1>. Acesso em: 19 ago. 2020.
PIVATTO, Gabriela. O que é e por que o Marketing de Relacionamento é importante? 2018. Disponível em: <www.trendmobile.com.br/blog/17/o-que-e-e-por-que-o-marketing-de-relacionamento-e-importante- >. Acesso em: 19 ago. 2020.
O grupo traz uma visão com a qual eu também compactuo, que é pensar nas necessidades e desejos dos clientes. Esse é o principal fundamento do marketing que devemos nos orientar
ResponderExcluirpara que todo produto ou serviço que elaboremos tenha sucesso e seja competitivo.
concordo com o grupo, um cliente fiel é um aspecto importante para uma empresa conseguir prosperar com mais facilidade.
ResponderExcluirNa minha opinião, essas três palavras satisfação, fidelização e recomendação são a base para que uma empresa fique longo períodos no mercado e com uma imagem bem vista para que possa crescer cada vez mais.
ResponderExcluirAchei muito interessante o grupo trazer o ponto de satisfação. Com a evolução do mercado e a venda serviços, torna-se indispensável um ótimo serviço de pós venda, nada pior que efetuar uma compra e no primeiro pedido de ajuda, percebe que a empresa não dá a mínima.
ResponderExcluirMuito bem colocado o ponto de analisar o comportamento dos clientes, como o exemplo da Block Buster. É imprescindível que a empresa se atualize junto com o mercado.
ResponderExcluirDe fato a inclusão de todos os grupos sociais é um fator de muita importância no mercado, entender e sanar as dificuldades e limitações de determinados fragmentos do mercado pode ser o detalhe que garante o sucesso de um produto ou serviço.
ResponderExcluirAchei interessante trazerem o exemplo da BlockBuster. As empresas precisam se atualizar de acordo com a mudança de comportamento de seu público alvo. Gostei do link que fizeram entre atender necessidades e o conceito de acessibilidade, não havia pensado por esse lado antes, mas concordo muito.
ResponderExcluirO exemplo da Blockbuster mostra como a conectividade faz com a dinamica de mercados cresça de forma rapida a ponto de ser praticamente impossível para uma empresa ficar sozinha e depender apenas dos recursos internos para ser bem-sucedida
ResponderExcluirRealmente a satisfação, fidelização e recomendação andam juntos quando se trata de marketing, com a grande quantidade de informação gratuita atualmente, pensar nas necessidades de todos os clientes para alcançar esse objetivos se torna essencial.
ResponderExcluirO grupo relacionou bem a questão da fidelização de clientes com uma boa publicidade e qualidade naquilo que está sendo oferecido, no entanto, creio que utilizar o Blockbuster como exemplo de um caso em que essas práticas não foram seguidas é um tanto quanto equivocado, creio que, nesse caso em específico, o Blockbuster se agarrava a um modelo de negócios funcional e adotado pela grande maioria do mercado naquele momento, mas com o surgimento do vídeo por streming on demand o mercado sofreu uma reviravolta onde as empresas que não conseguiram se adaptar a esse novo modelo mais comodo para o consumidor acabaram falindo, no entanto essa não adaptação não implica em uma perda de qualidade ou inefetividade na fidelização do cliente, sendo mais uma falha em entender as mudanças e saber se posiciona frente a elas
ResponderExcluirFoi um ótimo exemplo o caso do BlockBuster, um serviço que faliu por falta de inovação e preocupação com seus clientes, acredito que, realmente, pensar no mesmo, é sem dúvidas a mais importante de todas as questões.
ResponderExcluirÓtimo ponto sobre a fidelização do cliente. Se a satisfação for maxima e o cliente for fiel isso faz com que a empresa se consolide no mercado com ótimas avaliações.
ResponderExcluirMuito interessante a visão do grupo em relação as exigências dos clientes em ralação ao produto e a necessidade de evolução exigidas nos dias atuais. Ótimo ponto relacionado a fidelidade de clientes que gera uma propaganda gratuita.
ResponderExcluirAchei interessante a situação da Blockbuster. Realmente para uma empresa continuar no mercado por anos fazendo sucesso é necessário se readaptar as situações do momento. Saber analisar o mercado é imprescindível na minha opinião.
ResponderExcluirAchei bacana a citação à empresa BlockBuster, que de fato sofreu um impacto negativo ao não se adaptar ao meio do streaming e às necessidades do mercado. Mostra que todo tipo de negócio precisa se encontrar em constante evolução, se moldando conforme o perfil do consumidor.
ResponderExcluirO exemplo citado é bastante interessante, onde pode-se enxergar claramente que a falta de interesse em acompanhar o mercado, levou à morte súbita da empresa.
ResponderExcluirPor estarmos todos conectados a todo momento, o fato de um produto satisfazer uma pessoa, faz com que essa informação se propague e atinja proporções nunca imaginadas pelos antigos meios de propagação. A empresa evoluir junto à todo passo grande passo tecnológico é imprescindível.
ResponderExcluirEntender as necessidades atuais e futuras dos clientes, traduzi-las em requisitos do produto e incorporá-las no projeto do novo produto são atividades consideradas críticas para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos.
ResponderExcluirVivemos em um mundo que está em constante mudança, mesmo empresas gigantes devem sempre procurar entender quais as necessidades dos seus clientes, nenhuma empresa gostaria de se tornar a próxima BlockBuster
ResponderExcluirO grupo demonstra muito bem como é importante pensar na visão do cliente e suas necessidades. Além disso, com os nomes de peso desse grupo, inevitavelmente a redação seria ótima
ResponderExcluirCom certeza a empresa gerará muita receita se conseguir fidelizar o maior número de clientes possíveis. É importante que haja uma entrega de valor e não somente uma venda, para que a operação seja um sucesso, tanto para o cliente, como para a empresa.
ResponderExcluirRealmente o objetivo do marketing antes do motivo financeiro seria entender o cliente, a necessidade que ele possui e como ela poderia ser resolvida , eu concordo com o fato defendido pelo grupo que é sempre evoluir juntamente com os consumidores com suas ideias e valores .
ResponderExcluirConcordo em todos os pontos, principalmente quando se trata de empresas que foram levadas a falência por não acompanharem a evolução tecnológica, o mundo muda muito rápido e as necessidades dos clientes também.
ResponderExcluirO contexto atual realmente está se desdobrando de modo a mover as tendências do mercado sob as necessidades do cliente. Isso porque a conexão que os clientes passaram a adquirir atribuem a eles uma maior necessidade de serviços pensados em suas necessidades e também maior poder de capacidade análises rápidas e independentes de mobilidade através de suas conexões.
ResponderExcluirConcordo com o ponto que as empresas devem estar constantemente se adaptando as exigências do mercado e dos clientes, pois uma coisa que funciona bem hoje, amanhã pode ser inviável.
ResponderExcluirÉ interessante a ideia de criar um grupo fiel a marca, uma vez que esse grupo pode contar influenciadores, cada vez mais a marca será exposta e se tornará referência, num mundo conectado, todos desejam estar no topo, com os melhores.
ResponderExcluirconcordo com a equipe, é preciso que o cliente se identifique com o produto, isso facilita ainda mais a compra em diversos pontos
ResponderExcluirÉ verdade, manter o cliente sai mais barato pois ele já foi conquistado, já conhece seu produto, só uma falha que o desagrada para perde-lo. Porém, conquistar um novo cliente é mais caro, pois é necessário todo investimento para conquistá-lo.
ResponderExcluirConcordo com o grupo. O exemplo do grupo mostra perfeitamente como pode arruinar uma empresa não se renovar e adaptar com o que acontece ao seu redor.
ResponderExcluirDe fato o público nos dias de hoje estão mais exigentes, as empresas precisam focar seus esforços em atender as necessidades dos clientes, com isso ajudando-os a solucionar os problemas. Pois sabemos que a opinião deles é certamente muito importante, pois tanto opiniões boas quanto ruins se disseminam rápido no mundo digital.
ResponderExcluirAdorei o exemplo da Block Buster. É realmente uma tarefa essencial que a empresa se atualize junto com o mercado.
ResponderExcluirExcelente publicação. Muito interessante o exemplo da empresa BlockBuster que faliu por se recusar a se adaptar ao mercado,é triste que possívelmente esse não é apenas um caso isolado. Ademais, gostei da citação do atendimento aos públicos com limitações, tal ação possibilita a criação de novas versões do produto com as necessidades destes subgrupos como, por exemplo, Coca-Cola ao criar a Coca-Cola Light, que pode atender diabéticos.
ResponderExcluirNão se adaptar as mudanças que acontecem deixam mesmo muitas empresas para trás na competição do mercado. Se uma empresa almeja se manter viva é necessário aprender a mudar e sempre com novidades para atrair mais clientes.
ResponderExcluirGostei muito do exemplo citado pelo grupo. As empresas devem sempre estar alinhadas com os interesses de sua clientela, caso o contrário, falirão, igual a BlockBuster.
ResponderExcluirNão estar disposto a mudar e adaptar ao mercado é um grande erro a se cometer, como bem citado a situação da BlockBuster. Concordo com as palavras do grupo, ao qual, de fato mostra como é importante a análise de mercado para o crescimento de uma empresa.
ResponderExcluirEmpresas que se estagnam no mercado, seja por arrogância ou simples ignorância, são exemplos claros do que não se deve fazer. Deve-se sempre estar atento às mudanças que ocorrem na área em que sua empresa atua, para que ela possa sempre se inovar e manter o interesse de seu público, atitude que, como já citado, é muito menos custosa do que atrair o interesse de novos clientes.
ResponderExcluirGostei muito de falarem sobre a necessidade das empresas buscarem ser acessíveis para todos do mercado, é uma tendência que pode ser percebida nos últimos anos.
ResponderExcluirA forma como trataram da acessibilidade e inclusão no marketing e desenvolvimento de produtos é algo muito atual, e cada vez mais crescentes. As empresas que não ficarem atentas a isso, perderão bons clientes, e até correrão o risco de serem taxadas de discriminatórias.
ResponderExcluirGosto muito de falar sobre a demanda da empresa que todos no mercado podem acessar, essa é uma tendência que pode ser percebida nos últimos anos.
ResponderExcluirRealmente, deixar seus clientes atuais satisfeitos é uma ótima forma de atrair novos clientes. Além disso, se preocupar com acessibilidade é de suma importância para ser inclusivo com os consumidores.
ResponderExcluirSe não mudarem e se adaptarem ao mercado com certeza a tendência é o fracasso, como bem citado a situação da BlockBuster. Concordo com as palavras do grupo, de fato mostram como é importante a análise de mercado para o crescimento do negócio.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, principalmente na parte que destacam a importância de agradar os clientes que já existem.
ResponderExcluirÓtima colocação sobre conectar e unir a população em prol de alcançar melhores experiências dos usuários.
ResponderExcluirGostei da citação do BlockBluster, quando uma empresa não se atualiza a tendencia é ficar para trás.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, fazer com o cliente se sinta incluído é um ponto fundamental para manter a fidelidade do mesmo.
ResponderExcluir"Satisfação, fidelização e recomendação" a satisfação acaba levando o cliente a voltar, fidelização, e um cliente fiel acaba por recomendar os serviços.
ResponderExcluirCom a evolução e a competitividade do mercado e a venda de serviços, é necessário para qualquer negócio um serviço de pós-venda. É necessário ajudar o cliente que está com algum problema, ser o mais rápido possível para respondê-lo e dessa maneira deixando o negócio com um histórico positivo para o cliente.
ResponderExcluirUma empresa que não consegue se adaptar a nova realidade irá padecer diante do mercado.
ResponderExcluirO texto traz a importância de se fidelizar e satisfazer um cliente, visto que os consumidores passaram a ser muito mais exigentes de alguns anos pra cá. Analisar o mercado, estudando os consumidores, suas necessidades e também sua satisfação, se mantendo sempre atualizado acerta destes dados e também da concorrência. Com esse gigantesco crescimento tecnológico as coisas estão tendendo a ser cada vez mais veiculada pela internet e a opinião das pessoas que já consumiram e conheceram do produto é sempre muito bem valorizada em qualquer sistema de vendas online hoje.
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