OS BATUTINHAS - Qual a importância do relacionamento entre clientes e fornecedores de produtos (bens, serviços, etc.) nos processos de troca?
Entenda o relacionamento cliente x fornecedor
O contato entre fornecedor e cliente muitas vezes se limita a cotações e avaliação de preços, negociação de condições e assinatura de contratos, o que faz essa relação, desde os primórdios, um elo fraco nessa dependência mútua.
Esse vínculo ganhou grande destaque durante o ano de 2020, quando as consequências provocadas pela pandemia, levaram ao rompimento de inúmeros contratos entre cliente e fornecedores. Isso mostrou o quanto ter um bom relacionamento com seus fornecedores pode impactar diretamente o cliente final.
Construir uma solução que não dependa de nenhum outro serviço e/ou bem material, é praticamente impossível nos dias atuais. Hoje as pessoas e empresas de sucesso procuram desenvolver ao máximo suas qualidades e deixar aspectos não tão fundamentais, ou que não sejam foco principal, na mão de parceiros e/ou fornecedores. Como diz Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, "não importa o quão brilhante é sua mente ou estratégia, se você está jogando sozinho, você sempre perderá para um time".
E isso se aplica a todos os setores, no próprio setor de TI a relação com fornecedores é de extrema importância para não impactar a qualidade e a disponibilidade de informação para o cliente final. Para lidar com todo esse contexto surgiu o Supplier Relationchip Management, ou SRM, como é mais conhecido, onde a fim de maximizar o valor dessa interação e feito o planejamento e gerenciamento estratégico de todas as interações com organizações de terceiros que fornecem bens e/ou serviços a uma organização.
Portanto, manter um bom relacionamento garante qualidade no serviço entregue e uma segurança de que quando um problema maior surgir você terá no seu fornecedor um aliado para criar a solução e não uma engrenagem que irá cair do seu relógio suíço.
O texto reforça o quão é importante para todos os setores a boa relação entre clientes e fornecedores, de que se ela não for bem estabelecida entre as duas partes, impactará na qualidade do produto ou serviço prestado negativamente.
ResponderExcluirconcordo com o grupo, atualmente criar um produto/serviço que não dependa de outro é realmente difícil e com a ajuda de parceiros e/ou fornecedores é possível focar mais nas qualidades e no desenvolvimento do seu produto/serviço
ResponderExcluirNão conhecia o termo Supplier Relationship Management (SRM), é interessante saber que há essa gestão de relacionamento com os fornecedores com o objetivo de descobrir e obter novo valor e reduzir o risco de alguma falha.
ResponderExcluirEu também não conhecia a SRM, se há uma melhora no relacionamento entre empresas e fornecedores o consumidor final só tem a ganhar.
ExcluirA relação entre cliente e fornecedor deve ser harmoniosa sempre. Tudo o que pode contribuir para que seja mais agradável e rentável para as partes é válido para a prosperidade do negócio.
ResponderExcluirRealmente esse vínculo sempre foi importante e ganhou mais destaque agora em 2020, boas relações entre cliente e fornecedores são fundamentais e os dois lados saem favorecidos dessa troca.
ResponderExcluirUm bom relacionamento com os fornecedores proporcionam matéria-prima de qualidade, boas opções de pagamento, preços competitivos, planejamento de longo prazo entre outras vantagens.
ResponderExcluirE também pensando um pouco no fornecedor, se ele tiver todas as características que você mencionou Eric, o cliente pode indicá-lo para outros parceiros e o fornecedor aumentar seu espaço no mercado.
ExcluirRealmente, a pandemia fez com que a relação entre os clientes e os fornecedores dos produtos se tornasse ainda mais importante. A negociação dos contratos de eventos, viagens, hospedagens, alugueis, cartões de crédito etc... está ajudando muitas pessoas.
ResponderExcluirLegal o grupo ter abordado um assunto tão atual como a pandemia para exemplificar a forma de como as empresas devem levar em conta construir e manter relações com clientes, para que em crises como essa que estamos passando cheguem, as empresas não sejam tão prejudicadas
ResponderExcluirMuito interessante a apresentação do tema relacionado ao momento que estamos passando, essa abordagem nos faz ver como é necessário um trabalho em equipe que sempre supera o individual como foi mencionado no texto na fala do Reid Hoffman.
ResponderExcluirConcordo com o grupo quando é citado que atualmente ninguém caminha sozinho. Um bom relacionamento com clientes e fornecedores gera um futuro prospero para a empresa.
ResponderExcluirMuito legal o texto. Realmente, a relação cliente/fornecedor está cada dia mais necessário para ambos lados pois permite uma intimidade que demonstra o desejo das duas partes.
ResponderExcluirIgual o texto descreve é muito importante manter um relacionamento saudável com o seu cliente, pois assim o cliente se mantem fiel a empresa. Para isso é sempre interessante encontrar algo que agrade o cliente.
ResponderExcluirNão tinha parado pra pensar nessa questão de que, geralmente, a qualidade de um serviço ou produto também é resultado das parcerias com outras empresas. Essa dinâmica entre empresas realmente é muito importante para resultar em um produto que realmente fortaleça a relação entre cliente-empresa. Ótimo destaque.
ResponderExcluirMuito bem apontado, as parcerias são pontos chave na criação e manutenção de um produto a longo prazo.
ResponderExcluir"não importa o quão brilhante é sua mente ou estratégia, se você está jogando sozinho, você sempre perderá para um time"."não importa o quão brilhante é sua mente ou estratégia, se você está jogando sozinho, você sempre perderá para um time". Na mosca! Empresas que tentam criar um monopólio no mercado, geralmente acabam caindo do próprio cavalo.
ResponderExcluirO relacionamento realmente se tornou uma estratégia muito poderosa para acompanhar o desenvolvimento do mercado. União com outras entidades significa ter influência nas etapas de produção externas.
ResponderExcluirA conexão entre fornecedores e consumidores forma um elo poderoso que potencializa a prestação de serviço, assim como sua demanda e aceitação. Fundamental na construção de marcas que objetivam ter visibilidade no mercado e relacionamento contínuo com consumidores. Favorecendo também consumidores que almejam ter suas necessidades atendidas e um meio seguro e saudável ao se integrar no seu ramo de consumo.
A menção a 2020 foi muito bem pensada, um bom relacionamento em tempos normais já é fundamental, em tempos de crise pode facilitar e até ditar a sobrevivência da empresa.
ResponderExcluirconcordo com o grupo, um relacionamento bom entre cliente e fornecedor é fundamental, principalmente em 2020
ResponderExcluirBastante interessante o fato dessas terceirizações que acontecem e como elas ajudam as empresas de um modo geral. Gostei de conhecer o SRM, algo que eu não sabia que existia e que nos moldes atual se mostra muito importante.
ResponderExcluirRealmente, o novo normal que estamos vivendo exige cada vez mais um bom relacionamento com o cliente.
ResponderExcluirFicou evidente durante esse período de pandemia como é importante a relação com os fornecedores e portanto a frase citada pelo grupo "não importa o quão brilhante é sua mente ou estratégia, se você está jogando sozinho, você sempre perderá para um time" é uma afirmação perfeita.
ResponderExcluirGostei de como foi abordado o assunto do texto, porque é incontestável que a relação cliente/fornecedor vem se tornando cada vez mais importante, e com esses imprevistos de 2020 percebemos o quanto é necessário ter entendimento sobre o assunto.
ResponderExcluirO conceito de empresas jogando em time apresentado é muito interessante e efetivo, pois com o planejamento correto pode-se alinhar o objetivo das fornecedoras onde as mesmas se apoiam tendo certa renda estável estabelecida, possibilitando refletir aos consumidores sua importância ao abaixar preços devido a contratos em quantidade, bem como aumento da qualidade dos produtos e até mesmo melhorar as imagens das empresas envolvidas ao realizarem projetos sociais em conjunto.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, criar um produto que não dependa de outro é difícil mas ainda é possível focar mais nas qualidades e no desenvolvimento dele.
ResponderExcluirTer um fornecedor de confiança é realmente de grande valia, ainda em tempos difíceis como o qual estamos vivendo. Ter um bom relacionamento então, é essencial.
ResponderExcluirGostei muito da citação do Hoffman, porque se encaixa perfeitamente no contexto: os fornecedores devem manter uma relação boa e efetiva com os seus consumidores, para assim estabelecer confiança em ambos os lados. A empresa que não lutar constantemente para isso está fadada ao fracasso.
ResponderExcluirConcordo com o grupo ao afirmar que manter um bom relacionamento garante qualidade no serviço entregue, porque a qualidade do produto é o principal ponto que impacta o cliente.
ResponderExcluirÉ muito importante a relação com os fornecedores, principlamente durante o período de pandemia. Esse ponto é provado no texto no trecho em que se fala que não importa o quão brilhante é sua mente, se você está jogando sozinho, você irá perder para um time.
ResponderExcluirImpossível pensar num caso de rápida evolução onde não houve bons relacionamentos da empresa, totalmente importante.
ResponderExcluirRealmente a relação é importantissima, principalmente para as empresas que buscam crescer e também ter uma garantia na qualidade do produto
ResponderExcluirA parceria com fornecedor é crucial para manter uma relação de crescimento mútuo. Um parceiro em uma determinada área, facilita para a empresa encontrar produtos e fechar negócios com serviços correlatos.
ResponderExcluirConcordo com o ponto de garantir a qualidade do produto, e manter um bom relacionamento cliente-fornecedor para quando ocorrer algum problema, a solução se concretize mais fácil.
ResponderExcluirO marketing de relacionamento em empresas é uma das estratégias mais inteligentes para fazer o seu negócio sobreviver e prosperar.
ResponderExcluirIsso se torna ainda mais verdadeiro ao considerarmos que novo cliente pode custar sete vezes mais do que fidelizar aquele que já compra de você.
Vem daí o objetivo de usar o marketing de relacionamento com o cliente para que ele se torne um verdadeiro embaixador da sua marca, fazendo o famoso boca a boca para amigos e familiares.
Realmente, tempos de crise como a pandemia evidenciam a importância de um bom relacionamento entre fornecedor e cliente para o negócio.
ResponderExcluirÉ comum que se façam contratos mutualmente favoráveis e exclusivos entre empresas de TI, como empresas que vendem software útil para outras, empresas que oferecem pacotes de armazenamento em nuvem, APIs, dentre outros. Em todas essas situações, sempre é vantajoso manter um bom relacionamento e parceria, mas também é importante ressaltar que os clientes geralmente sabem(ou têm condições para descobrir) com quais empresas você se relaciona. Logo, é importante também saber se vale a pena se relacionar com empresas com uma má reputação.
ResponderExcluirMuito bem exposto pelo grupo a parceria necessária com o fornecedor. Um bom relacionamento é importante para o negócio.
ResponderExcluirRealmente, uma pandemia como essa mostrou como é importante o relacionamento entre fornecedor e cliente.
ResponderExcluirMuito legal a relação do texto com os tempos atuais e a nossa área de TI, gostaria de ver mais textos assim.
ResponderExcluirAchei muito interessante o conceito do SRM, não conhecia, essa relação que as empresas tem com seus fornecedores é algo muito importante.
ResponderExcluirRealmente com a pandemia foi possível observar muitos aspectos referentes ao relacionamento entre clientes e empresas. Interessante a analise do grupo.
ResponderExcluirA pandemia causou uma ruptura e evidenciou o quão frágil são nossos modelos perante a um desafio totalmente inesperado.
ResponderExcluirEu concordo que manter um bom relacionamento com o fornecedor é crucial pois garante uma maior qualidade no serviço e uma segurança na entrega e na parceria.
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