Praça da Bicota 2.0 - "Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?"

 Integrantes do grupo Praça da Bicota 2.0

Erick Cristian de Oliveira Pereira
Vitor Manoel Gonçalves Teixeira
Alex Júlio Silva de Abreu
Bruno dos Santos Sicchieri
João Victor Bento Chagas Teixeira
Matheus de Freitas Andrade
Matheus Ferreira Riguette de Souza
Matheus Goncalves Coelho de Resende Silvano
Paulo Victor Silva Mello
Rafael Alves Cardoso
Roberto Teixeira Nascimento Filho
Victor Hugo Morais da Silva

Qual a importância de se pensar nas necessidades de todos os clientes na oferta de algum produto ou serviço?



No mercado moderno, estudos de marketing apontam que os interesses do público consumidor está mais relacionado ao futuro do desenvolvimento da economia. Conhecer o consumidor acaba se tornando pré requisito para a implantação de uma marca com visibilidade de destaque e com confiabilidade que consolida fidelidade por parte dos consumidores. Conexões que ligam o mundo hoje dispõem de uma crescente onda de influência em círculos sociais. Tais círculos são cada vez mais integrados em práticas de consolidação de marcas no mercado com base consumidores que se conectam em busca de experiências de outros consumidores de um mesmo produto ou serviço.


O conjunto de clientes ou consumidores alvos de uma proposta comercial é uma grande massa composta por subgrupos definidos por uma gama de características próprias, e saber quais as necessidades deles pode definir o sucesso no alcance e atendimento às necessidades de cada cliente. Um exemplo prático disso pode ser uma organização que executa esforços para atingir o máximo de público possível: a busca por um retorno de um público tão grande pode apresentar obstáculos no acesso ao produto por parte de alguns consumidores, como deficiências físicas, condições financeiras diferentes, padrões de desejo por qualidades diferentes, e fenômenos econômicos, sociais ou de força maior(desastres naturais, pandemias, etc). 

 

Conhecer as peculiaridades do grupo de clientes a serem atendidos proporciona o poder de gerir os negócios com maior chance de sucesso. E gerenciar o serviço definido pelas necessidades do cliente pode repercutir na opinião do cliente sobre ele, influenciando em futuras negociações e também promovendo a experiência positiva a outros consumidores que gostariam de saber qual a imagem associada à organização no que se refere à atenção às necessidades do consumidor.

Abordar uma estratégia que envolve alcançar o máximo de público alvo possível sem considerar como as necessidades peculiares dos subgrupos vão se manifestar pode resultar em uma experiência ruim por parte de um consumidor cujas necessidades foram negligenciadas e que terão uma imagem negativa do serviço prestado, o que contribui para o fracasso do objetivo da operação de atender a grande variedade de consumidores.

Conclui-se então que conhecer o cliente e manter um bom gerenciamento das necessidades do mesmo tem um papel fundamental na construção de uma boa experiência com o cliente.




Comentários

  1. Com certeza concordo com o grupo com a sua colocação sobre estudar e entender o cliente. Os clientes são os guias do seu negócio influenciando sempre nas ações que devemos tomar em relação ao produto ofertado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é importante para uma empresa conhecer quais subgrupos atende para conseguir satisfazer as suas necessidades de forma adequada.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, se uma empresa não procurar conhecer o seu público alvo, o produto não irá obter o sucesso, a confiança, a fidelidade e a visibilidade esperada.

    ResponderExcluir
  4. Conhecendo os tipos de consumidores que vão utilizar o seu produto é possível fazer um produto que atenda as demandas deles deixando-os satisfeitos e com isso eles mesmo podem acabar recomendando o produto alem de preferi-lo em relação a um produto semelhante que não os atende completamente

    ResponderExcluir
  5. Conhecer os clientes que serão os alvos do produtos é o ideal para que a empresa possa construir uma boa imagem e futuramente conquistar novos clientes. Além disso, clientes satisfeitos recomendam os produtos para amigos e conhecidos aumentando os possíveis consumidores.

    ResponderExcluir
  6. O público alvo sem dúvida é algo fundamental. Não adianta de nada tentar empurrar um produto para alguém que não necessita ou que não tem haver com o mesmo. Além de ser incoveniente.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas, conhecer o publico alvo é algo importantíssimo para o negócio. Como o grupo colocou, é preciso saber quais as necessidades de cada cliente para obter sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Conhecer e entender o público alvo do seu produto, é de fato um fator importantíssimo para que possa ser ofertado e direcionado para o fragmento de mercado correto.

    ResponderExcluir
  9. É essencial entender seu público alvo, pois manter o bom gerenciamento das necessidades, como o grupo cita no texto, melhora a experiência com o cliente.

    ResponderExcluir
  10. É importante também após conseguir identificar o publico alvo, poder partir para as estratégias de marketing e para as melhorias no atendimento. Com o objetivo de melhorar a comunicação com o cliente, para fazê-lo se sentir mais próximo da marca.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o grupo, conhecer o consumidor é um requisito atualmente, sem ele não se faz uma boa implantação de uma marca e com isso não fidelizamos clientes

    ResponderExcluir
  12. O texto descreve o quanto é crucial conhecer a personalidade e características de seus possíveis de grupos de sucesso, para assim destinar o produtos que irão satisfazer seus necessidades. Caso contrários esses grupos de clientes podem sentir seus desejos negligenciados por parte de um produto ou serviço proposto a eles.

    ResponderExcluir
  13. O grupo pontua muito bem a questão de conhecer seu cliente para, não somente oferecer um produto que atenda as suas necessidades, mas também a dos subgrupos nos quais esse clientes estão inseridos.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvidas, se preocupar com a opinião do cliente, é a questão de maior importância entre todas, pois querendo ou não, é ele quem irá usufruir do tal produto ofertado.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo ponto sobre pensar na necessidade do cliente para gerar uma opinião boa sobre a empresa repercutindo na decisão de compra de novos clientes.

    ResponderExcluir
  16. O grupo aponta como é importante a opinião do cliente, para que possa se ter um bom planejamento de apresentação do produto, e a comunicação entre os consumidores os "círculos sociais" que ajuda nessa divulgação.

    ResponderExcluir
  17. Achei interessante essa análise em relação aos clientes, de dividi-los em subgrupos ao invés de tentar agradar todos simultaneamente. Realmente conhecer o cliente a fundo é muito importante, e para isso acho que é necessário que a empresa tenha bem definido seu objetivo.

    ResponderExcluir
  18. Ótimo ponto de vista, conhecer os clientes que irão consumir seu produto e levar em conta seus vários subgrupos é uma ferramenta estratégica muito bacana para se alcançar o resultado desejado. Faz o cliente se sentir mais querido.

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente que um erro fatal das empresas atuais é buscar atingir o máximo de públicos possíveis e não focar na qualidade do produto e nas necessidades peculiares de cada subgrupo. Isso, por consequência, é uma estratégia que não fideliza os clientes, pois a insatisfação gerada é grande.

    ResponderExcluir
  20. Como citado pelo texto, conhecer o público alvo dá vantagens à organização sobre as necessidades de evolução do produto.

    ResponderExcluir
  21. O grupo abordou muito bem sobre conhecer as necessidades dos clientes. Muito bom !

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o grupo no ponto de tentar implementar uma estratégia para atingir um grande público sem pensar nas suas necessidades, pois são essas necessidades que fazem com que uma empresa se tenha um diferencial de seus concorrentes e negar essas necessidades, podem fazer com que as ações da empresa sejam pouco relevantes para o negócio.

    ResponderExcluir
  23. De fato saber as peculiaridades dos clientes, proporciona o poder de gerir os negócios através desses clientes com maior chance de sucesso.

    ResponderExcluir
  24. Conhecer as peculiaridades do grupo de clientes é realmente um ponto importante, vivemos em um mundo com uma alta diversidade portanto cada subgrupo de clientes deve ser conhecido para uma maior reconhecimento da marca.

    ResponderExcluir
  25. Perfeita essa abordagem que leva em conta a pluralidade e as peculiaridades de consumo da sociedade. A partir de uma análise do texto, fica claro que para um produto ou serviço alcançar o sucesso, este deve suprir as necessidades da maior quantidade de pessoas possível. No entanto, muitos se esquecem que os consumidores possuem vontades e necessidades distintas, pois eles são diferentes entre si, o que torna a tarefa de desenvolvimento de um produto bem mais complicada.

    ResponderExcluir
  26. O grupo demonstra muito bem que conhecer as peculiariadades dos grupos de clientes permite um melhor aproveitamento do produto/serviço e uma melhor relação futura, abrindo portas para novas compras.

    ResponderExcluir
  27. O grupo deixa claro um importante ponto no momento de elaborar uma estratégia de marketing que é entender e agradar o cliente acima do pensamento do lucro . Agira apenas com viés financeiro dificilmente leva a una satisfação dos clientes, o foco deve ser em entender é atender a necessidade do cliente.

    ResponderExcluir
  28. Excelente o desenvolvimento a respeito de estudos dirigidos a subgrupos para obter uma resposta mais acurada à respeito das necessidades do grupo estudado.

    ResponderExcluir
  29. De fato é essencial conhecer o consumidor para o sucesso de uma empresa. Hoje realmente os consumidores procuram buscar a experiência de outros consumidores,amigos e parentes.

    ResponderExcluir
  30. Realmente, se a empresa não consultar bem seus público alvo, a mesma irá construir um produto deficiente que não vai agrada-los.

    ResponderExcluir
  31. É necessário, sempre, entender seu cliente, seu público algo, principalmente quando projetamos a sua expectativa sobre seu produto a longo prazo. O acesso a informação fez com que o público médio tivesse maior acesso à dados econômicos e mercadológicos, onde o cliente sempre deve preferir quem segue as tendências globais.

    ResponderExcluir
  32. concordo com a equipe, é de extrema importância demarcar os subgrupos para conseguir satisfaze-los.

    ResponderExcluir
  33. Saber atender de forma particular de cada cliente é saber lhe dar com as diferenças que cada um possui. O simples fato de lembrar a data de aniversário é um detalhe que faz diferença.

    ResponderExcluir
  34. Concordo com o grupo. Saber o publico alvo é essencial para que a empresa conquiste novos clientes, e assim fazendo com que os clientes recomendem para outros.

    ResponderExcluir
  35. Concordo com o grupo, pois realmente, na caminhada para agradar algum cliente, é encontrado diversos obstáculos, por exemplo essa pandemia que estamos passando, tenho certeza que várias empresas tiveram que se moldar para conseguir atender e manter seus clientes.

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante à abordagem do grupo quanto aos grupos e subgrupos na sociedade, pois é fato que ao se definir o publico alvo a chance de êxito nas vendas cresce de forma significante.

    ResponderExcluir
  37. Clientes satisfeitos podem recomendar os produtos para amigos e conhecidos aumentando os possíveis consumidores, por isso é tão importante ter sempre a maior quantidade possível de clientes felizes com o seu investimento.

    ResponderExcluir
  38. O texto aborda a preocupação com o cliente, trazendo aspectos tanto do presente quanto para evolução do futuro. É ressaltado o sentimento de confiança, fidelidade e reciprocidade entre o cliente e a empresa, além de explicar de forma simples, trouxeram exemplos de como uma estratégia boa de marketing podem obter estes resultados significativos.

    ResponderExcluir
  39. Focar em um subgrupos de pessoas é realmente uma boa estratégia de comércio, pois com esse foco é possível expandir sua empresa em outras áreas que também agrade um seus clientes. Quando se tem um perfil já desenhado de sua clientela é mais fácil saber qual área se deve investir para agradar a todos.

    ResponderExcluir
  40. A forma como o grupo trata os grupos e subgrupos da sociedade é muito interessante, pois o fato é que ao definir o público-alvo, as chances de sucesso nas vendas aumentam muito.

    ResponderExcluir
  41. É como o velho ditado "conhecimento vale ouro", e no caso do marketing não é diferente. Conhecer bem seu público alvo, e saber de suas necessidades faz toda a diferença frente aos concorrentes.

    ResponderExcluir
  42. É realmente perigoso tentar atingir um público grande demais sem pensar nas particularidades de cada cliente, podendo desagradar aqueles que foram negligenciados.

    ResponderExcluir
  43. Os exemplos práticos mostrados pelo grupo, enriqueceu bastante o texto.

    ResponderExcluir
  44. Concordo com a exposição do grupo de afirmar que conhecer o cliente e manter um bom gerenciamento das necessidades tem um papel fundamental na construção de uma boa experiência com o cliente.

    ResponderExcluir
  45. Concordo, garantir uma experiência positiva para o consumidor é essencial para se ter uma boa imagem como empresa e assim fidelizar seus clientes e atrair novos.

    ResponderExcluir
  46. Conhecer os clientes e deixar a maioria sempre satisfeita para se manterem como clientes, além de recomendarem os produtos para seus conhecidos, ou seja, mantendo seus clientes o negócio está passivamente investindo em marketing.

    ResponderExcluir
  47. Satisfazer as necessidades dos clientes e gerenciar sua satisfação ao longo do tempo pode trazer bons resultados para uma empresa.

    ResponderExcluir
  48. Conhecer os gostos e particularidades dos clientes pode fidelizar sua clientela e manter o negócio prospero. Não conhecer seu cliente é como dar um tiro no escuro, pois existe uma aposta no sucesso de um determinado produto ofertado a um determinado publico alvo, em quem não se sabe as necessidades e desejos. Quando se tem uma empresa, deve-se sempre ampliar a chance de sucesso.

    ResponderExcluir
  49. Conhecer a necessidade e os desejos do seu cliente consumidor é realmente imprescindível, sem isso há grandes chances da empresa ter uma estratégia de mercado errada, e cometer suscetíveis falhas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário