Dominar o marketing vai além de fazer uma propaganda ou de apenas vender um produto, é necessário um conjunto de conhecimentos, conhecer como o mercado funciona, como se posicionar, como conquistar os clientes, como entregar valor para seu público, consequentemente, fazer com que tudo isso gere lucro. É preciso entender melhor os seus ambientes.
De acordo com Kotler e Armstrong (2000), o ambiente de marketing consiste em fatores e forças externas que influenciam positiva ou negativamente a administração de marketing em seu relacionamento com os clientes-alvo. Ou seja, a observação constante é de extrema importância para que você se adapte as mudanças que ocorrem nos ambientes, tanto externos, quanto internos, ou melhor, podemos dividi-los em macroambiente e microambiente
Macroambiente
Dentro de macroambiente, enquadramos os fatores externos a empresa, o que de fora influencia no marketing do seu produto, sendo eles compostos pelo ambiente demográfico, ambiente econômico, ambiente natural, ambiente tecnológico, ambiente político-legal e ambiente sócio cultual. É necessário que o profissional tenha essa observação do mundo fora, essa atualização faz com que você mantenha seu produto na frente no mercado.
Observando todos esses fatores, deve se extrair quais problemas se pode enfrentar futuramente, prever acontecimentos que podem prejudicar ou ajudar o seu produto, o que um período de eleições, por exemplo, influencia na venda dele, sabendo que de acordo com cenário político, pra algumas áreas são benéficos e outras maléficos, onde um tal político facilita por exemplo a exportação do seu produto, mas outro pode vir e taxar mais ainda o seu. Economicamente falando, entender quais sãos as previsões, de inflação e recessão, quanto pode vir a custar o seu produto, entre outros.
Microambiente
O microambiente está mais relacionado ao ambiente interno da sua empresa, quais os fatores mais próximos dela, o que ela tem mais influencia sobre. Como os fornecedores, ter o máximo de conhecimento deles é essencial, manter uma relação com seus fornecedores ajuda e muito nas negociações, principalmente tratando-se de pagamento, conseguindo mais facilidades para efetuá-lo. Saber quais são distribuidores, concorrentes, o que é de extrema importância, um concorrente oferece o mesmo produto, quais são as diferenças? Vantagens e desvantagens? Enfim, conhecer seus consumidores, de extrema importância, saber o que ele gostou ou não, entender a expectativa dele, saber o que o seu consumidor procura. Ou seja, a observação constante desses fatores é indispensável para que se tenha um bom funcionamento empresarial.
Referências bibliográficas
KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Análise do Ambiente de Marketing: Um estudo aplicado em uma Cooperativa do Setor de Agronegócios da Região Centro-Oeste do Rio Grande do Sul
https://itforum365.com.br/o-marketing-e-a-habilidade-de-adaptacao/
Integrantes:
⦁ Matheus de Camargo Martins
⦁ Murilo Ferreira
⦁ Giovana Campioto Luiz
⦁ João Vitor Santos Izidoro
⦁ Diego Batistuta Ribeiro de Andrade
⦁ Guilherme Bartasson
⦁ Caio Rafael
⦁ Nicolli Carvalho Freitas
⦁ Victor Hugo Buiatti Marçal
⦁ Henrique Tornelli Duarte
⦁ João Pedro Silva Mendes
⦁ Rodrigo Almeida
Texto bem explicativo! É muito importante para as empresas entenderem sobre os ambientes internos e externos.
ResponderExcluirO texto aborda o quão é importante para uma organização entender seus ambientes, tanto o micro quanto o macroambiente. Esses fatores podem influenciar positivamente ou negativamente sua empresa e seus produtos/serviços, estar atentos a eles pode definir a ascensão ou a queda da organização.
ResponderExcluirGostei como foi abordado o tema, porque mostra a quantidades de detalhes que as empresas precisam estar atentas para aumentar a chance de sucesso no mercado.
ResponderExcluirO texto já diz muito bem, é super importante que as empresas fiquem de olho em todos os fatores que podem ser diferenciais em um futuro próximo e entender sobre os ambientes que podem influenciá-la é essencial.
ResponderExcluirConcordo com as ideias e afirmações citadas pelo grupo como a importância de conhecer bem o micro e macro ambiente da sua empresa é o essencial para se ter um bom resultado , pois tendo conhecimento sobre os fatores que podem afetar a sua empresa de forma positiva e negativa , gostei da parte que o grupo cita a importância ter uma boa relação com fornecedores , distribuidores e todos os envolvidos no processo de logística e operação da organização .
ResponderExcluirConhecer o micro e o macro ambiente é essencial para o sucesso da empresa. Aliás não há como interagir com seus clientes sem ao menos conhecê-los, ou conhecer o ambiente, fatores culturais, etc. em que se encontram.
ResponderExcluirHoje é fundamental que as empresas conheçam bem os seus ambientes, interno e externo, para tomarem as melhores decisões ao elaborar o seu plano de marketing.
ResponderExcluirInteressante como o grupo citou no texto é muito importante a equipe de marketing de uma empresa esteja sempre atenta e ligada ao mercado, seus clientes e concorrentes para que mudanças sejam mais fáceis de serem implementadas.
ResponderExcluirTer conhecimento do que está acontecendo dentro e fora da empresa é de extrema importância para o sucesso da mesma, seja em uma campanha de marketing ou até mesmo na criação de novos produtos.
ResponderExcluirÉ muito importante que a empresa tenha conhecimento de seu mercado, fatores externos e internos, mas que seja elaborado um plano de marketing mais completo.
ResponderExcluirGostei que definiram bem macroambiente e microambiente. Para embasar mais a postagem, eu teria citado alguns exemplos reais (de artigos científicos mesmo) de fatores inseridos nesses contextos que ajudassem a entender as interações com a estratégia de marketing. Mas em resumo, a postagem é bem clara e objetiva. Parabéns.
ResponderExcluirRealmente, conhecer bem os conceitos de microambiente e macroambiente possui uma importância vital para uma boa estratégia de marketing ser elaborada.
ResponderExcluirExplicado de forma clara e objetiva os ambientes de marketing e a influencia de cada um na empresa
ResponderExcluirA importância da adaptação e observação, o título é direto e simples, igualmente o texto, o que nos permite entender com clareza o assunto.
ResponderExcluirMuito legar ver como o grupo apresentou os conceitos de macroambiente e microambiente, ficou bem claro com o texto o que é cada um.
ResponderExcluirEsse ponto sobre o marketing ser mais que a propaganda é bem legal, vem aparecendo bastante na matéria e nos textos também, interessante ver esse conceito de uma forma mais concreta parabéns pro grupo.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, para ter uma boa e elaborada estratégia de marketing, é essencial os conceitos de microambiente e macroambiente.
ResponderExcluirNós já vimos em outras semanas a importância de se ter um bom relacionamento com seu fornecedor, visto que existe uma vantagem para empresas que conseguem "se fechar" em um grupo por conseguir melhores acordos e tecnologia dentre parceiros.
ResponderExcluirConcordo com o grupo conhecer os seus fornecedores e concorrentes é bom não só para fazer uma estratégia de marketing mas para a sobrevivência da empresa como um todo.
ResponderExcluirO texto explica a importância da compreensão de uma organização de seu micro e macro ambiente. observe bem esses fatores para saber qual impacto ele terá na sua empresa!
ResponderExcluirÉ fundamental que a empresa tenha consciência do mercado em que esteja presente, tanto de fatores externos, quanto internos. Juntando isso e outros aspectos de análise do mercado, elaborar um plano completo de marketing.
ResponderExcluirExcelente publicação. Concordo com as afirmações do grupo quanto á importância da analise interna e externa para o sucesso da empresa. Além disso, gostei muito da explicação de microambiente e macro ambiente e sua importância.
ResponderExcluirÉ muito importante a compreensão de mercado, entender as expectativas do consumidor para melhor atender e aplicar as melhores praticas de marketing
ResponderExcluirConhecer o consumidor é de extrema importancia. Concordo que deve-se fazer uma análise constante para um bom funcionamento.
ResponderExcluirO texto demonstrado pelo grupo explica muito bem, e de forma sucinta, a diferença entre o Macroambiente e o Microambiente empresarial, demonstrando seus respectivos fatores.
ResponderExcluirMuito bom a explicação do Macroambiente e Microambiente, e também pelo fato de que o marketing é muito mais que só propaganda
ResponderExcluirSempre bom entender esses detalhes mercadológicos. O grupo fez um bom trabalho ao definir esses conceitos dos ambientes macro e micro.
ResponderExcluirEsse ponto sobre o marketing ser mais que a propaganda vem aparecendo bastante nos textos. Interessante ver como esse conceito está se tornando concreto.
ResponderExcluirAchei interessante que ao invés de uma conclusão para a postagem como um todo, fizeram dois tópicos em que cada um tem sua própria conclusão
ResponderExcluirO grupo tocou em um ponto importante, realmente o marketing vai muito além de apenas propaganda. É praticamente impossível escapar dele então para não sermos pegos de surpresa as estratégias de marketing são fundamentais. Fazer uma boa analise dos ambientes é extremamente importante. Para complementar as ideias apresentadas a matriz SWOT seria muito adequada.
ResponderExcluirTrabalhar construindo informações sobre macro ambiente e micro ambiente são estratégias muito importantes para a construção de um poder de tomada de decisão eficaz. Para se manter ativo na demanda do mercado, é necessário ser flexível, acompanhando as necessidades e mudanças dos consumidores e promover mudanças internas para manter atualizada a proposta que atenda as necessidades de um mercado em constante desenvolvimento.
ResponderExcluirTexto bem didático que traz a importância de uma empresa ter a clareza tanto do ambiente interno, quanto o ambiente externo. O que no caso, todos os dois são importantes, pois ambos podem trazer impactos significativos se não forem bem mapeados.
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