Tema: “Qual a influência das características do produto, do seu preço, dos canais de distribuição e da divulgação desse produto no comportamento de compra das pessoas”
Na era atual, a competitividade entre as empresas tem aumentado dia após dia. Dessa forma, é necessário se adaptar e estar atento as necessidades dos clientes, para que a empresa consiga se destacar e atrair os mesmos, afim de expandir seus lucros. É importante ressaltar que o comportamento do consumidor também tem mudado. São novos hábitos e preferência, além de um aumento da exigência frente ao que é oferecido pela empresa. Com base nisso, as empresas têm adotado várias estratégias, visando atender as expectativas desses consumidores.
Como parte dessas estratégias, temos os elementos do mix de marketing, que podem ser entendidos como sendo os 4 Ps (Produto, preço, praça e promoção). O gif abaixo explica de forma resumida a diferença entre esses 4 pontos.
Essas ferramentas ajudam a empresa a se guiar no mercado, e ajudam a gerar o desejo de compra no consumidor. Considerando que o cliente é movido por necessidade, desejo e expectativa, o mix auxilia a empresa a adquirir informações deste, que envolve os pensamentos, sentimentos e até as ações. Dessa forma, a empresa usa essas informações na criação de sua estratégia, e através disso busca influenciar os clientes na compra dos produtos.
É importante ressaltar que também é de extrema importância que a empresa ofereça um bom produto, se atente a qual público alvo irá atender, além de definir um preço em que consiga lucro, mas sem "assustar” os clientes. Assim como a forma de divulgação e o canal de distribuição que a empresa irá usar podem ter enormes impactos no sucesso do produto. Dessa forma é importante que a empresa consiga trabalhar bem nesses 4 pontos, e dessa forma conseguirá a atenção do cliente, e até mesmo a fidelização deste.
Em 2017 foi apresentado o artigo “Mix de Marketing e a Decisão de Compra: Estudo Descritivo do Perfil do Consumidor” para o SEGeT, evento técnico-científico de abrangência nacional. Neste artigo foi realizado uma pesquisa, com cerca de 300 entrevistados, cujo objetivo foi analisar o perfil do consumidor quanto às suas preferências aos componentes do mix de marketing. Na análise dos resultados foi possível observar que os clientes primeiramente priorizam o produto, seguido do preço, promoção e praça. Além disso, quando se trata do produto em si, a maior preferência é em relação a qualidade, já em relação ao preço os consumidores preferem um preço justo. Quando se trata da praça os entrevistados preferem que a loja esteja localizada próxima de sua residência ou trabalho, e em relação a promoção é nítida a preferência por “atendimento da loja”, o que reforça a importância de uma boa qualidade de serviço. Existem algumas outras informações interessantes no artigo, dessa forma indico a leitura do mesmo para um melhor compreendimento. (Ele estará na parte das referências bibliográficas).
Ao final, podemos concluir que um bom planejamento por parte da empresa se torna imprescindível para o sucesso da mesma no mercado. Com a competição entre as empresas cada vez mais acirrada, e os clientes cada vez mais atentos, é preciso investir bem no setor de marketing, para se destacar e conseguir fidelizar e atrair novos clientes.
LIMA, Dayane Damasceno et al. Mix de marketing e a decisão de compra: Estudo descritivo do perfil do consumidor. Marketing, [s. l.], 2017. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos17/20525357.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.
MOTA, Hermano. Os 4Ps do marketing: uma revisão. 2011. Disponível em: https://hermanomota.com.br/os-4ps-do-marketing-uma-revisao/. Acesso em: 18 set. 2020.
MULLER, Izan. A importância do Mix do Marketing na fidelização do consumidor. 2018. Disponível em: https://www.ipo.inf.br/a-importancia-do-mix-do-marketing-na-fidelizacao-do-consumidor/. Acesso em: 18 set. 2020.
Integrantes:
- Matheus de Camargo Martins
- Murilo Ferreira
- Giovana Campioto Luiz
- João Vitor Santos Izidoro
- Diego Batistuta Ribeiro de Andrade
- Guilherme Bartasson
- Caio Rafael
- Nicolli Carvalho Freitas
- Victor Hugo Buiatti Marçal
- Henrique Tornelli Duarte
- João Pedro Silva Mendes
- Rodrigo Almeida
Achei muito interessante e didático o gif que apresenta os 4Ps. Além disso, concordo plenamente com o grupo, um bom planejamento é essencial para o sucesso de uma empresa no mercado.
ResponderExcluirO texto traz já no início da leitura a enorme importância para uma organização compreender e aplicar bem os 4P´s do marketing com essa dinâmica bem trabalhada em conjunto com as informações auxiliarão na criação da estratégia do produto, resultando influenciar os clientes a adquirir o produto.
ResponderExcluirAdorei o gif utilizado! Foi uma forma interessante de explicar o conteúdo em questão. Com relação ao texto, concordo que é muito importante a empresa entender o seu público e assim aplicar a melhor estratégia.
ResponderExcluirAtualmente, os clientes estão sendo mais ouvidos, pois se muitas pessoas estiverem falando mal de um determinado serviço ou produto, possivelmente, essa empresa terá um prejuízo enorme, porque os consumidores estão atentos as informações publicadas em sites como reclame aqui ou na própria avaliação dos produtos ou serviços de uma determinada empresa.
ResponderExcluirMuito bom o texto! E de fato, uma empresa sem um planejamento adequado não poderá se destacar frente a seus concorrentes. Um exemplo foi o texto do grupo praça da bicota 2.0, que abordou a coca-cola.
ResponderExcluirExatamente Luiz e criar um marketing baseado nos 4P's pode ajudar demais uma empresa com um bom produto a se destacar no mercado.
ExcluirGostei bastante do texto do grupo e do gif utilizado tambem ! a parte que o grupo trás uma pesquisa referente ao que o que cliente preza no aspecto aos 4ps ( mix de marketing) , que achei interessante o termo utilizado : "um preço sem assustar o cliente" , uma empresa pode se utilizar de forma planejada os 4ps com foco no sucesso porem , o preço pode afugentar o cliente logo de início , é muito importante aliar a qualidade ao preço e atenuar os beneficios daquele produto a ser oferecido ,e assim fazer bom proveito de todo o conjunto de estratégias do mix de marketing.
ResponderExcluirPlanejar é a melhor maneira para que uma empresa se torne bem sucedida, e uma das maneiras de melhor planejar, é utilizando técnicas como os 4P's
ResponderExcluirUm bom planejamento pode trilhar o caminho que a empresa terá: sucesso ou fracasso. Gostei muito do GIF utilizado pelo grupo.
ResponderExcluirEstratégia é a palavra chave para alcançar o poder de compra do consumidor. A adoção de ferramentas de estudos do marketing como os 4 Ps abrem oportunidades reais de se basear em informações adquiridas em estudos de casos e aplicar esse conhecimento nos segmentos mais priorizados no Mix Mercadológico. O resultado é o poder de tomada de decisões com maiores chances de conquistar o consumidor.
ResponderExcluirA ideia do gif, trazendo o resumo dos 4 Ps, foi ótima para a abordagem da postagem. O artigo de 2017 também foi um ótimo acréscimo ao texto, pois demonstra que existem sim preferências gerais dos consumidores quanto aos 4 Ps. Insights como esses que fazem a diferença na hora de se propor um plano de marketing para determinado produto, pois diminui os riscos do negócio.
ResponderExcluirÉ impressionante como o marketing e seu domínio se fazem necessário nós século XXI, é difícil se comprar um produto sem saber da sua procedência ou cair em "armadilhas" de preço. Encontrar oportunidades ou assistir a uma review facilitsm que o cliente tenha a escolha mais satisfatória para o seu desejo. Isso é um desafio para as empresas que devem mostrar seu lado.
ResponderExcluirUma campanha de marketing bem feita pode influenciar bastante o comportamento do consumidor, o texto retrata bem essa situação, cada vez mais presente no mudo empresarial.
ResponderExcluirAchei perfeito o gif que o grupo usou, dessa forma consegui ter um breve entendimento sobre os 4ps de de marketing.
ResponderExcluirIsso resume, "o cliente é movido por necessidade, desejo e expectativa", estudar o seu cliente é entende-lo bem.
ResponderExcluirInteressante a pesquisa do artigo citado, pra mim também vale a ordem produto, seguido do preço, promoção e praça. O produto no final das contas é o mais importante.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, um bom planejamento pode definir se a empresa terá sucesso ou fracasso.
ResponderExcluirPlanejamento como sempre é um destaque para uma empresa atingir ou não sucesso.
ResponderExcluirConcordo com a publicação. Achei bastante interessante o gif apresentado, que demostra de forma dinâmica e facilitada a estratégia do Mix de Marketing, ademais a pesquisa do artigo citado é legal ver como a mesma relaciona os 4Ps com a analise da opinião dos entrevistados.
ResponderExcluirParabéns pela utilização do GIF, o texto consegue explicar de forma objetiva porque devemos investir bem no setor de marketing.
ResponderExcluirÉ de fato que uma empresa com um bom planejamento se destacará frente às suas concorrentes, seja no sucesso ou fracasso.
ResponderExcluirRealmente, o mix mercadológico é indispensável para gerar o desejo de compra no consumidor e o texto explica muito bem isso.
ResponderExcluirGIF muito interessante, parece até mesmo interativo. Explicaram muito bem os conceitos
ResponderExcluirGIF esclarecedor! O exemplo dado da pesquisa desenvolvida é bastante interessante, pois mostra, mais ou menos, como eles fazem por baixo dos panos.
ResponderExcluirDe fato, um bom planejamento por parte da empresa se torna imprescindível para o sucesso dela no mercado porque é isso que mantém a imagem da empresa perante seu público alvo.
ResponderExcluirRealmente, com a competitividade atual entre as empresas, faz-se necessário um bom planejamento de marketing para vencer essa concorrência. Empresas que não fizerem um bom planejamento com certeza estão fadadas ao fracasso.
ResponderExcluirGit muito inteligente, explicou bem o tema abordado
ResponderExcluirSem duvidas, é de extrema importância que além da empresa ter um bom bom produto, ela defina um bom preço ao que disponibiliza no mercado, pois ao visar somente o lucro, pode acabar afastando os clientes de sua marca com o alto preço.
ResponderExcluirO gif apresentado foi uma maneira muito simples e intuitiva de aprender, demostra de forma dinâmica e facilitada a estratégia do Mix de Marketing.
ResponderExcluirAchei muito interessante o estudo que trouxe a informação do que os clientes priorizam quando falamos sobre os 4P's, onde primeiro é o produto, depois o preço, promoção e praça.
ResponderExcluir