1. Augusto de Avila Gonçalves
2. Bernardo Nunes Pinheiro
3. Bruno Henrique Ferreira Torres
4. Eric Patrick Silva dos Santos
5. Gabriel Felipe Vale de Paula
6. Gabriel Nascimento Medeiros
7. Gabriel Rocha Gomes
8. Henrique Cunha Mantovani
9. Isabella Tannús Corrêa
10. Lucas Dimitri Fernandes Alves
11. Matheus Soares Duarte
12. Vinicius Clemente de Sousa Reis
13. Vitor Alves de Carvalho
Com o crescimento da tecnologia e consequente avanço do Marketing Digital, as organizações se veem em uma necessidade de se atualizarem cada vez mais para que continuem competitivas no mercado. Kotler (2000) diz que: “A simples competência não constitui uma vantagem competitiva. A empresa de melhor desempenho será aquela que gerar o maior valor para o cliente e que sustentar esse valor ao longo do tempo”. O planejamento de marketing é sobre antecipar como as vendas serão feitas, desse modo, desenvolvê-lo passa a ser uma forma de superar as falhas e aumentar a renda do seu negócio. Sem ele, você acaba reagindo às mudanças e à concorrência, e isso significa estar sempre um passo atrás das demais organizações.
Para que sua empresa consiga realizar um trabalho que traga bons resultados, é primordial ter como base um planejamento de marketing com metas e objetivos estabelecidos, e é necessário refazê-lo quando a mudança na realidade da empresa. Dito isso, um dos importantes benefícios e uma vantagem ampla desse planejamento é conhecer e entender ainda mais a realidade de sua empresa. Isso ajuda a criar metas e objetivos condizentes com a realidade, tornando-os mais alcançáveis de acordo com o desempenho de seu negócio.
É o planejamento de marketing que indicará como você posicionará sua empresa no mercado e se diferenciará da concorrência e como chegará aos seus clientes, além de determinar seus objetivos de vendas e onde sua empresa será anunciada. Com um bom planejamento de marketing, você terá um plano de ação em que pode confiar, sabendo que ele foi feito de acordo com os objetivos da organização. Afinal, o seu público-alvo já terá sido identificado e já terá decidido quais são os meios de comunicação ideais para divulgar seu trabalho. Além de terem sido traçados as estratégias para atingir seus objetivos e escolhido as métricas eficazes para ajudar a rastrear seu processo.
Conversamos com a Isadora Tannús para entendermos melhor na prática qual seria a importância do planejamento do marketing. Isadora é membro da Empresa Júnior da Faculdade de Gestão de Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, a Apoio, há mais de 1 ano. Olha só o que ela contou pra gente:
“Um exemplo na prática de que o planejamento de marketing é importante, foi quando eu estava executando um projeto para um médico de uma cidade pequena, Sacramento (MG), e os planos de ação propostos fugiram do comum. Atualmente, grande parte das pessoas utilizam o Marketing Digital como meio de comunicação, porém, nessa situação específica, além do fato de que os médicos possuem algumas normas ao divulgar sua imagem e serviço, a cidade tinha hábitos diferentes. Logo, foi essencial mapear qual era o público-alvo dele, quais os comportamentos dos possíveis clientes e onde eles se encontravam: quais os meios de comunicação que eles utilizavam. Notou-se que a cidade de Sacramento possui uma grande população na zona rural e uma das soluções encontradas foi o médico dar dicas no jornal e, pouco depois de implementar isso, já foi possível perceber resultados de clientes que chegaram pelo jornal. Ou seja, apesar do jornal de papel ter perdido sua presença nesse momento em que o meio digital é grande, nessa situação específica ele foi o mais eficiente para captar clientes. Por isso, uma análise do público-alvo e um planejamento de marketing é tão importante para que as ações de marketing sejam assertivas, chegando realmente no cliente.”
Interessante, não é? Às vezes pensamos que o marketing em formato de post em alguma rede social pode fazer bastante sucesso para todas as organizações, mas essa realidade difere para cada tipo de empresa e seu tipo de público-alvo. Do mesmo jeito que alguma campanha no jornal da cidade pode ser um fracasso total para outras empresas. Ou seja, a realidade das empresas são diferentes, e tendo um planejamento de marketing ideal para a sua, faz grande diferença no meio mercadológico e afeta diretamente o sucesso ou fracasso de sua organização.
Referências Bibliográficas
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
JOVANA, Samanta. Você sabe o que é o Planejamento de Marketing? O seu negócio não sobreviverá sem ele!. Disponível em: <https://comunidade.rockcontent.com/planejamento-de-marketing/>. Acesso em: 11 de setembro de 2020.
RockContent.Planejamento de marketing: entenda a importância para sua empresa. Disponível em: <https://blog.gs1br.org/planejamento-de-marketing/>. Acesso em: 11 de setembro de 2020.
O planejamento marketing é retratado como vital pelo texto acima, o que é realmente verdade se tratando dos dias atuais com a concorrência cada vez maior e qualidade sendo cada vez mais exigida e que se as empresas não se anteciparem em se planejar em entregar o produto da melhor forma a seus clientes, elas estarão sempre a mercê de reações do que a concorrência realizar e sempre estarão para trás até chegar um ponto que reagir não adiantará mais.
ResponderExcluirComo o grupo colocou no texto, é essencial entender qual o público alvo da empresa e saber investir nos meios de comunicação corretos e não usar estratégicas padrões.
ResponderExcluirAchei muito interessente o depoimento dado pela Isadora, tal depoimento enriqueceu bastante o texto ao comprovar o quanto um marketing adequado faz diferença.
ResponderExcluirRealmente, cada empresa possui um publico-alvo e realidade diferente das outras, portanto elas devem adotar um plano de marketing que condiz com esse publico-alvo e realidade para conseguir o sucesso da organização
ResponderExcluirDe fato um bom planejamento de marketing aliado a um bom conhecimento do seu público alvo, são pontos essenciais para que se consiga conquistar uma base consumidora e mante-la por longos períodos de tempo
ResponderExcluirDe fato, com um bom planejamento de marketing, uma organização terá um retorno esperado do seu produto.
ResponderExcluirMuito bem explorado pelo grupo, é essencial conhecer diversos meios de comunicação para conseguir atingir um grupo maior de clientes. Se for bom o planejamento com certeza terá um bom retorno.
ResponderExcluirMuito bom esse exemplo, o marketing deve ser adaptado ao público e não o contrário.
ResponderExcluirInteressante o depoimento que o grupo apresentou no texto, dando um belo exemplo de como é importante estudar bem seu mercado, o ambiente e os seus clientes que serão alvos da divulgação da empresa para se obter êxito no mercado
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ResponderExcluirDe fato é muito importante que o público-alvo seja compreendido pela empresa, para que assim ela possa escolher o melhor meio de comunicação para difundir o seu marketing. Por exemplo, talvez não seja ideal que um produto destinado à pessoas idosas seja divulgado no Facebook, pois os consumidores majoritariamente não estão presentes nesse meio. Portanto, é necessário que as estratégias de marketing se adaptem ao público.
ResponderExcluirDentro do ambiente organizacional, a estratégia de marketing tem um papel crucial. É ela quem guiará como a empresa deve efetuar o marketing, resultando no ganho de clientes e aumentando o lucro
ResponderExcluirGostei muito do exemplo dado pelo grupo , nem sempre o marketing digital é o meio que traz mais resultados , sendo assim necessário fazer a análise de mercado e efetuar um planejamento de marketing , o exemplo citado faz uso da segmentação de marketing geográfica que analisa o local é estuda quais são os meio de comunicação mais usados e mais eficientes antes mesmo de iniciar a difusão de marketing em si .
ResponderExcluirLegal destacar que há várias variáveis para serem consideradas e o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Isso só reafirma como é muito importante um planejamento de marketing.
ResponderExcluirSe conectar com o cliente é um objetivo do marketing que pode variar muito de abordagem, processo que pode muito bem ser definido após uma análise sobre o perfil do público alvo.
ResponderExcluirA variedade cultural pode ser um grande fator na hora de definir os conjuntos de características que compõe o perfil do consumidor. Encontrar um cenário onde o jornal pode ser o melhor meio de contato prova a eficiência de aplicações de marketing ao escolher como trabalhar com o público alvo.
Importante quando falam dos objetivos da empresa e de conhecer o negocio, o depoimento no texto nos contextualiza muito mais do assunto.
ResponderExcluirde fato a empresa deve andar conforme o seu grupo alvo, traçar planos de marketing para atingir esse grupo.
ResponderExcluirExemplo interessante, mostra que para cada situação existe uma solução diferente, nunca imaginaria que nos tempos de hoje uma publicação nos jornais seria uma boa solução.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, as empresas são diferentes, talves um jeito de fazer marketing pra uma funciona e para outra não, isso acontece pois o público alvo de cada empresa é diferente.
ResponderExcluirÉ imprescindível que uma empresa conheça seu publico alvo para fazer o marketing de seus produtos da melhor forma possível, sempre buscando atrair a retenção desses clientes.
ResponderExcluirÉ bom saber que hoje nem todo mundo tem acesso as mídias digitais, muitos ainda dependem de um jornal de papel ou de rádio am/fm para ficarem informados, e o marketing deve lembrar disso.
ResponderExcluirTotalmente correto, toda empresa deve traçar bons planos de marketing.
ResponderExcluirComo citado pelo grupo, o marketing ajuda no posicionamento estratégico da organização e se um bom plano é executado, resultados sempre serão positivos.
ResponderExcluirGostei que o grupo destacou a necessidade de um plano de marketing específico para cada empresa, uma vez que cada uma está submetida a contextos diferentes. A ideia do jornal foi genial, pois demonstra essa diferença de realidades. Parabéns.
ResponderExcluirTítulo chamativo e conceitos muito bem aplicados, ótima postagem dos nossos colegas
ResponderExcluirDe fato, entender a realidade em que sua empresa está inserida é essencial para um planejamento eficiente.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, para uma empresa entregar bons resultados é necessário que seja feito todo um planejamento não só antes como pensando no futuro quais possíveis modificações terão que ser feitas.
ResponderExcluirMuito interessante e bem colocado!
ResponderExcluirImportante o ponto que a estrategia de marketing muda de acordo com a mudança de posicionamento da empresa
ResponderExcluirA entrevista com a Isadora Tannús foi muito legal, muito bom ter uma visão de quem já é da área e pode nos passar um pouco do conhecimento.
ResponderExcluirA entrevista da Isadora foi bem legal e foi um acréscimo ao conteúdo do grupo
ResponderExcluirA internet ajuda muito os negócios, mas também aumenta a concorrência e a competição. E se antecipar acaba sendo um diferencial, pois te da margem para se preparar para os desafios e também trabalhar bem na estratégia de marketing a qual será empregada no processo, até o momento do pós vendas. Estar bem posicionado no mercado dá para o cliente uma clareza sobre o seu produto ou marca, o que facilita o processo de compra e de escolha do produto por parte do cliente.
ResponderExcluirO planejamento de marketing ajudar a empresa à prever e antecipar como ocorrerão as vendas, as empresas que usam isso como aliado se destaca, pois organizações que apenas reagem às mudanças e à concorrência nunca sairão na frente.
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