GRUPO AMIGOS DO MENINO NEY - QUERO? DEVO? POSSO?

Grupo: Amigos Do Menino Ney.

Integrantes: 

1.    Augusto de Avila Gonçalves

2.     Bernardo Nunes Pinheiro

3.     Bruno Henrique Ferreira Torres

4.     Eric Patrick Silva dos Santos

5.     Gabriel Felipe Vale de Paula

6.     Gabriel Nascimento Medeiros

7.     Gabriel Rocha Gomes

8.     Henrique Cunha Mantovani

9.     Isabella Tannús Corrêa

10.  Lucas Dimitri Fernandes Alves

11.  Matheus Soares Duarte

12.  Vinicius Clemente de Sousa Reis

13.  Vitor Alves de Carvalho


 QUERO? DEVO? POSSO?

“A necessidade da relação entre ética e ações de marketing”

Um dos grandes filósofos brasileiros do Século XXI, Mario Sergio Cortella descreveu, em uma entrevista para Jô Soares (2015) o que seria a ética, em tese: “A Ética é um conjunto de valores e princípios que você e eu usamos para decidir as três grandes questões da vida: quero?, devo? e posso? - Isso é ética - Quais são os princípios: tem coisa que eu quero mas não devo, tem coisa que eu devo mas não posso e tem coisa que eu posso mas não quero. [...] Você só deve encontrar a paz de espírito quando o que você quer é o que você pode e é o que você deve.”



Segundo (YANAZE, Mitsuru Higuchi, em “Gestão de Marketing e Comunicação”), “padrões éticos são variáveis de acordo com a relação e época em que ocorre”, então, ações, decisões e definições no meio do marketing podem ter respostas diferentes do público ao longo da história. 


O item apresentado acima, comercializado no Brasil no fim dos anos 80, fez grande sucesso, se tornando o principal produto da empresa ‘Pan’, que também fabricava o mesmo chocolate ao leite em formato de moedas e pequenos guarda-chuvas. Atualmente, com a preocupação Global com o aumento de casos de câncer de pulmão nos anos 2000, é perceptível uma alteração da gradual da Ética nesse ponto, o que afeta diretamente na moral das pessoas e empresas, dessa maneira, uma campanha de marketing que exponha crianças fazendo uso de drogas (lícitas ou ilícitas) não resultaria no mesmo sucesso pois a moral foi “editada” pela Ética ao longo dos anos.

Cada Organização segue um código de ética, esses fundamentos devem refletir diretamente nos produtos, como são divulgados ou como são fornecidos, ou seja, na moral da Empresa.

O consumidor está sempre a observar a conduta da empresa e o que ela propõe, e se cumpre o que diz em seu código de ética, pois isso afeta diretamente em como seu poder de compra será distribuído. Ambientalistas preferem empresas que respeitam as regras de preservação do planeta, e devem consumir seu produto, entretanto, a moral em prática desta, deve ser observada no cumprimento desse compromisso, uma vez quebrado, parte do grupo de desejo desse produto pode encontrar um outro substituto, ou até mesmo realizar uma tentativa de linchamento da marca.


No documentário de 2019 dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer, “Great Hacker”, pode ser usado para demostrar a importância da ética no marketing, relacionado com a tecnologia da informação e marketing digital. Nesse documentário é apresentado o escândalo como a tecnologia foi usada na atualidade para manipulação das massas para atingir um objetivo, sendo esse a eleição de candidatos políticos, utilizando dados dos usuários sem que os mesmos permitissem ou sequer soubessem desse fato. A empresa de consultoria Cambridge Analytica conseguiu realizar tal façanha, a qual chamou de experimento, devido à parceria com grandes empresas tais como o Facebook, que é uma rede social que muitos utilizam como forma de entretenimento e lazer, que possui uma massa de dados armazenados quase inimaginável de seus usuários.

Na situação citada no documentário foi utilizada algo chamado de mineração de dados que, de maneira simples, seria o tratamento de uma grande massa de dados para agrupamento de comportamentos e personalidades, a fim de aumentar a exatidão das propagandas direcionadas a tal publico, no caso da Cambridge Analytica foi utilizada para subverter valores dos eleitores, difamando a imagem dos candidatos adversários enquanto exaltavam os candidatos aos quais eles prestavam apoio. Como resultado do escândalo Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, teve que testemunhar oficialmente diante de um comitê especial dos Estados Unidos, o Facebook teve de pagar multa por uma "falta de transparência e questões de segurança relacionadas à coleta de dados que constituem", além de ter de passar trimestralmente por uma análise privada de novos serviços e produtos em desenvolvimento e em 18 de maio de 2018, Cambridge Analytica registrou seu pedido de falência, apesar de que já haviam dito que fechariam imediatamente e começariam os procedimentos de falência após uma forte queda nos negócios.


Para finalizar, questionamos Antônio Carlos da Silveira II, responsável pelo Marketing do setor de Tecnologia e Gestão do Varejo do Martins Atacadista: “O quanto é importante a ética para criar as ações de Marketing de uma empresa?”.

Segundo Antônio: “[...] devemos atentar ao que é pode ser lícito, mas não moral.

Para conceituar isso, hoje está em evidência e sendo amplamente debatido o marketing oportunista. Este é, por exemplo, quando empresas aproveitam a comoção popular ou a evidência de alguns temas, como a pandemia que vivemos, para oportunamente, associar suas marcas a causas sociais e altruísta, mas que na verdade não fazem parte do cerne da organização. Ou seja, aproveitam o momento para "pegar carona" e se promoverem.”

A linha é tênue, sim. Por isso, por outro lado, não podemos cometer o equívoco e tratar o marketing e seus profissionais como exploradores quando engrenam campanhas extremamente rentáveis. O marketing é comunicação, o marketing é social, o marketing é venda, o marketing é resultado.

E ele conclui com “O marketing é fundamental, mas deve sempre ser regido com lealdade entre concorrentes e respeito ao público alvo.”. O texto da resposta de Antônio em íntegra está disponível em:<https://ufubr-my.sharepoint.com/:w:/g/personal/bruno_torresmo_ufu_br/EQxrFmUSenBAqNP91j-SyqsBEAs2Xr_qivhVGvlPIJKjVA?e=maanBv >.

 


 

Referências Bibliográficas

COSTA, Alex Fabiano Viana. O que é ética? Entrevista Mario Cortella no Jô Soares. YouTube. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=3CjH9nRhV58 >. Acesso em: 03 de Setembro de 2020.

Ética no Marketing - Parte 01. UNICURITIBA - Centro Universitário Curitiba. YouTube. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=KYCv07zs-0s >. Acesso em: 04 de Setembro de 2020.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações. 2a Edição. SARAIVA, 2011.

COSTA, Alex Fabiano Viana. O que é ética? Entrevista Mario Cortella no Jô Soares. YouTube. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=3CjH9nRhV58 >. Acesso em: 03 de Setembro de 2020.

The Great Hack. Wikipedia. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/The_Great_Hack >. Acesso em: 04 de Setembro de 2020.

Cambridge Analytica. Wikipedia. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cambridge_Analytica >. Acesso em: 04 de Setembro de 2020.

WAKKA, Wagner. Facebook é condenado a pagar US$ 5 bilhões por caso Cambridge Analytica. Canaltech, 24 de Julho de 2019. Disponível em: < https://canaltech.com.br/redes-sociais/facebook-e-condenado-a-pagar-us-5-bilhoes-por-caso-cambridge-analytica-144841/#:~:text=Depois%20de%20mais%20de%20um,usu%C3%A1rios%20de%20sua%20rede%20social >. Acesso em: 04 de Setembro de 2020.

Comentários

  1. Realmente, o cliente deve ficar de olho na conduta da empresa que apoia e se ela cumpre oque diz e a empresa não pode esquecer sua condutas e promessas, pois se ela não cumprir pode acabar gerando um insatisfação nos clientes

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interessante o grupo ter questionado o Antônio, tal argumento de autoridade serviu para demonstrar toda a teoria apresentada ao longo do texto.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o grupo, no período que estamos há muitas empresas fazendo marketing oportunista, querendo associar a marca a boas ações, porém não é o que reflete internamente.

    ResponderExcluir
  4. Esse trecho do texto "Cada Organização segue um código de ética, esses fundamentos devem refletir diretamente nos produtos" nos traz uma reflexão que se uma empresa tem um posicionamento, ou a mudança do mesmo, ideia, isso deve ser refletido em sua ações e produtos para que a empresa não se torne mais um caso hipocrisia.

    ResponderExcluir
  5. Os amigos do menino Ney lançou a braba com essa citação do Cortella, e é exatamente isso, "QUERO? DEVO? POSSO?", se essas três palavrinhas estiverem fixas na mente de cada empresário e profissional do marketing, o número de propagandas enganosas por exemplo, diminuiria demais.

    ResponderExcluir
  6. Achei bacana um ponto que o grupo levantou, não somente da ética em si, mas também da moral, onde o trecho do Antônio diz: "[...] devemos atentar ao que pode ser lícito, mas não moral." como bem exemplificado pelo grupo, não somente a ética mas também a moral precisam ser levadas em consideração.

    ResponderExcluir
  7. O grupo levantou um ponto importante: a estratégia de marketing muda conforme a época. Igual o exemplo citado dos cigarros de chocolate, não seria um produto ideal nos dias de hoje. As empresas precisam entender o meio em que elas estão para não trazer má fama a marca.

    ResponderExcluir
  8. De fato, o exemplo que o grupo utilizou dos ambientalista, representa bem como é importante uma empresa manter seus valores e ser condizente com suas atitudes para não perder seu público alvo

    ResponderExcluir
  9. O post levanta um ponto muito interessante, não somente se apresentar como uma empresa ética, mas ser fiel aos ideais de ética que se propõem e respeitar a confiança depositada pelo consumidor.

    ResponderExcluir
  10. O marketing oportunista é algo que realmente não deveria existir, por se tratar de algo feito com certa má fé. Acredito que quando se começa de forma errada, não tem muito futuro.

    ResponderExcluir
  11. legal o grupo levar em consideração que a ética e moral devem andar juntas.

    ResponderExcluir
  12. Amei que o post cita exemplos da área ambiental, da área da saúde e da área de segurança de dados para embasar os argumentos sobre como a negligência da ética em geral pode prejudicar uma organização. Quando se fala em marketing especificamente, o texto se destaca ao demonstrar a evolução daquilo que é considerado ético ao longo do tempo, como no exemplo da embalagem da empresa Pan. O artigo se mostra bem completo ao defender o real papel do marketing na conclusão e "cancelar" pensamentos pejorativos quanto ao assunto.

    ResponderExcluir
  13. Esse texto deixou claro que o marketing de um produto deve ser moldado de acordo com o tempo. Faz parecer que a ética do passado não é a mesma em outros tempos.

    ResponderExcluir
  14. De fato, o marketing deve ser regido com ética, e de nada adianta a empresa propagar determinada conduta se ela não a segue a risca.

    ResponderExcluir
  15. O tema de ética no relacionamento e consumidor se torna cada vez mais relevante no mercado. Onde organizações tentam se conectar com seus consumidores. A boa imagem é algo que todos procuram possuir ou encontrar nessa relação para que seja algo rentável.
    Atingir visibilidade com uma imagem limpa se torna prática de sobrevivência de fornecedores, por também ser requisito de grande peso a preferência de um consumidor ativo.

    ResponderExcluir
  16. "O consumidor está sempre a observar a conduta da empresa e o que ela propõe", de fato, pois os consumidores notam se o que a empresa diz no seu código de ética acontece também na prática, caso isso não acontece, certamente a empresa terá uma má reputação.

    ResponderExcluir
  17. Muito importante quando cometam sobre a ética no mundo digital, legal como traz para a nossa futura área de atuação no futuro.

    ResponderExcluir
  18. Muito interessante saber que os padrões de ética mudam de acordo com a época em que estamos

    ResponderExcluir
  19. Achei interessante citar a ética e moral juntas no marketing , isso demonstra valores importantes que são esquecidos quando levamos em conta apenas o lado financeiro do produto

    ResponderExcluir
  20. Achei interessante citar a ética e moral juntas no marketing , isso demonstra valores importantes que são esquecidos quando levamos em conta apenas o lado financeiro do produto

    ResponderExcluir
  21. Percebemos cada vez mais a falta de ética nas campanhas digitais, e como futuros profissionais é importante estarmos atentos a estes pontos.

    ResponderExcluir
  22. Achei interessante dizer que ética tem variáveis de acordo com a época. Então a empresa tem que observar o que é bem aceito pela sociedade, porque a campanha de chocolate, como foi dado no exemplo, não seria bem aceito nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  23. Achei interessante o grupo mostrar que a ética está em constante mudança conforme o tempo. O que era aceito antigamente não necessariamente será aceito hoje em dia, então é importante que o profissional do marketing fique atento a isso.

    ResponderExcluir
  24. O grupo escreveu muito bem, com várias referências bem feitas e bem interessantes como a do Facebook, além de várias imagens que ilustram muito bem o contexto

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante os exemplos que o grupo trouxe para deixar a matéria mais próxima aos acontecimentos da vida real, e ainda trazendo todos os detalhes.

    ResponderExcluir
  26. Achei bem interessante como o grupo trouxe referencias do mundo real e também a referência do Mario Cortella para elucidar toda problemática que encobre o marketing e seus impactos e como o dever ético tem que caminhar junto com a publicidade.

    ResponderExcluir
  27. Visto que houve propagandas e produtos que tiveram sua retirada ou reformulação de conteúdo midiático, temos uma prova que equívocos ou uma má propaganda, serviços e/ou produtos podem ser alterados ou retirados de mercado por conta que o pensamento e a ética atinaram para o fato. O importante seria que as empresas pensassem, revissem e discutissem sobre o tudo que permeia o que está pra ser lançado no mercado. Óbvio que há contextos culturais, históricos, sociais, etc, na linha do tempo que são diferentes dos de hoje, porém, se pensassem por este viés conseguiriam ajustar seu marketing de um modo mais ético possível com seus clientes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário