Grupo Marketeiros - Como a internet mudou o consumidor

Como a internet mudou o consumidor 

Durante esses últimos tempos o consumidor mudou bastante, mudou como os consumidores veem os produtos ofertados pelas empresas e como eles decidem por qual empresa ou por qual produto que ele irá adquirir. A internet foi um grande fator para essa mudança. A pouco tempo atrás as empresas em sua maioria eram focadas no comércio local, pois para o cliente encontrar o produto que ele queria era mais fácil ir até as lojas mais próximas que ele já conhecia. E com a internet facilitou para as empresas divulgarem seus produtos. 

Em algumas situações, as pessoas não estão à procura de nenhum produto, mas ao verem uma propaganda de algo que chame sua atenção, elas começam a pensam em adquiri-lo. Isso quando o produto é atrativo e elas veem as vantagens de se comprar aquele determinado produto, seja por uma questão de preço ou que aquele produto irá sanar um problema para aquela pessoa, ou até mesmo trazer uma satisfação para ela. Quando a divulgação de um produto é bem feita e é direcionada a um público especifico, para o sucesso daquele produto somente é necessário que essa divulgação chegue ao público alvo, por isso é de grande valia saber onde esse público passa a grande parte de seu tempo e chegar até ele por esse meio. 

Hoje em dia, o volume de compras realizadas pela internet tem aumentado cada vez mais, o primeiro trimestre de 2020 se comparado com o primeiro trimestre de 2019 houve um aumento de 32,6% no volume das compras realizadas pela internet. Com isso, as empresas devem se preocupar com a divulgação de seus produtos pois a competição é grande. Os clientes tem diversas opções de qual produto escolher e qual e-commerce eles podem optar, e cada detalhe é importante. A decisão final do cliente é quando ele encontra qual o produto que irá trazer maior vantagem a ele, seja por uma promoção onde o valor daquele produto está melhor, ou por uma característica do produto que irá fazer a diferença, ou até mesmo por como aquele produto será entregue ao cliente, e o prazo para a entrega. 

O marketing está ligado diretamente em atender as necessidades do cliente e o satisfazer os seus desejos, e podemos dizer que o marketing é realizado de forma eficaz quando os dois lados saem com lucro, tanto o consumidor quanto a empresa que vende o produto. Quando isso acontece, o consumidor sai feliz por ter adquirido um produto que o satisfez e com isso se tornar um consumidor fiel daquela empresa, gerando mais lucros para a empresa e podendo trazer novos clientes a ela. 

 


Sugestão de vídeo


Referências bibliográficas:

KOHN, Stephanie. E-commerce cresceu mais de 32% em relação ao ano passado. Canaltech, 2020. Disponível em: <https://canaltech.com.br/e-commerce/e-commerce-cresceu-mais-de-32-em-relacao-ao-ano-passado-163248/>. Acessado em 20 de set. de 2020. 

PORTELA, Carmen B. Artigo: O Marketing e o Comportamento do Consumidor. São Paulo, 2008. 


Grupo Marketeiros

Integrantes: 

  • Nayara de Oliveira Faustino
  • Luis Humberto Rodrigues Goncalves
  • Bruno Coelho Lopes
  • João Victor da Costa Gonçalves
  • Célio Manoel Lopes
  • Leonardo Henrique Rodrigues
  • Vinícius Lopes Dias
  • Marco Túlio Gomes Aguiar
  • Leopoldo Francisco Dantas
  • André Oliveira de Alcântara
  • Gerson Luiz Gonçalves Dias

Comentários

  1. Como texto relata, é sempre importante pensar em como se destacar e chamar atenção do público. Para tal, é importante ter estratégias ideais para cada empresa.

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  2. A democratização da Internet ajudou os consumidores a adquirir mais informações de produtos, serviços, marcas e empresas. Rapidamente, a Internet se tornou um instrumento de pesquisa de preços e trouxe mais poder de decisão para os consumidores.

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  3. O texto ressalta bem a questão de conhecer bem o seu cliente, para, não somente oferecer um produto que atende as necessidades do mesmo, mas para entender como, quando e como deve-se ofertar a mercadoria.

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    1. Entender os momentos em que o público alvo está mais acessível, seja nos primeiros momentos do dia ou nas situações de distração, traz o sucesso pra campanha publicitária.

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  4. concordo com o grupo, quando o cliente consegue satisfazer seus desejos/necessidades e a empresa ganhar seu lucro significa que o marketing foi realizado de forma eficaz

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  5. Satisfazer a necessidade do cliente é o ponto chave. E vai além disso, a empresa deve estar disposta a criar um relacionamento, criar boas políticas de preços, etc.

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  6. As empresas devem focar em manter os seus clientes atuais, pois conquistar novos clientes custa muito mais caro. Ao manter os clientes atuais, os próprios clientes irão trazer novos clientes para a empresa.

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  7. Com a chegada da internet as necessidades e formas de consumo das pessoas mudou significantemente, por esse motivo as empresas devem estudar melhor o seu mercado e seu público alvo cada vez mais.

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    1. Concordo com você Valentin, a chegada da internet causou novas necessidades e geraram novas formas de consumo, que fizeram com que as pessoas que possuíam acesso mudar significantemente. Concordo em que hoje em dia todas as empresas devem estudar melhor o seu mercado e seu público alvo cada vez mais.

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  8. O texto mostra o quanto o mercado tem se tornado competitivo por causa da tecnologia. As empresas que não se atentarem a essa competitividade e se modernizar podem ficar para trás.

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  9. Com o avanço da internet , temos um aumento no volume de informações e aumento de concorrência , ocasionando uma poluição visual de anúncios em websites , uma verdadeira disputa em qual promoção é mais chamativa por meio de : (anúncios em jornais , intervalo em propagandas televisivas e até em redes sociais ), isso só mostra como é necessário ter um planejamento , estudo de mercado e e estratégias de marketing na hora de promover o seu produto e ainda mais importante como manter esses clientes e não os deixar se seduzir por promoções de outras empresas .

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  10. Principalmente nesses últimos meses, com a pandemia, a melhor forma de promover um produto é pela internet. Então é necessário que todas as empresas se atentem a esses momentos.

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  11. É evidente o impacto da promoção em um produto, moldando o conceito do cliente sobre a marca e construindo um caminho convidativo para o consumidor seguir até se aderir a marca e seus produtos.
    Vender bem o conceito do produto é uma grande metodologia de despertar o interesse do consumidor e se conectar a ele.

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  12. O grupo focou sua postagem em um tópico importante, que é a atual influência da internet no consumo e comportamento dos clientes. Torna-se evidente, pelo texto, que as estratégias de marketing, quando se pensa nos 4Ps, não devem ser desassociadas desse novo contexto de era digital, ainda mais quando se leva em conta a fluidez e rapidez com que as notícias se propagam nesse ambiente.

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  13. As empresas nos observam mais do que as observamos. Tirando produtos essenciais como comida e ocasionalmente roupas, nós não precisamos de um relógio inteligente ou um ferro de passar roupas que fala, mas se essa oportunidade chega até nós, com alguma estratégia bem executada que nos convença, o desejo é despertado, de maneira muito esperta. Bom artigo!

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  14. A internet revolucionou o mercado mundial, se antes os vendedores não falavam preço por telefone, hoje o cliente não precisa nem se preocupar em esperar na ligação, com uma pesquisa já aparece inúmeras promoções.

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  15. Se tornou essencial o uso da internet, para crescimento da marca da empresa, mostrado bem pelo texto, principalmente no cenário atual.

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  16. Como somos bombardeados com a publicidade diariamente, as redes sociais permitem a isso, quando vamos apenas ler algo que nos chamou atenção, junto vem os anúncios, que na maioria da vezes não nos interessa e apenas atrapalha.

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  17. Concordo com o grupo, nos últimos meses, a melhor maneira de promover um produto é pela internet, as empresas precisam se atentar a esses momentos.

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  18. Acredito que a empresa não deva focar somente em manter os seus clientes, mas também ao mesmo tempo atrair novos. Assim, o número total irá crescer de uma forma ainda maior.

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  19. A internet se tornou o meio mais rápido para se promover um produto, e atualmente com a nova tendência de se trabalhar em casa, o investimento em marketing na internet é inevitável.

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  20. Concordo com o grupo, a divulgação do produto pela internet virou algo indispensável para as empresas, e o texto mostra bem esse ponto.

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  21. A internet mexeu com o mundo. Agora as empresas tem um veículo mais rápido e eficaz de se fazer propaganda e se promoverem. As empresas que não se adaptaram a essa realidade tendem a deixar de existir ou continuarem pequenas.

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  22. De fato, hoje em dia, se tornou necessário que as empresas foquem suas vendas no meio digital, porque grande parte dos consumidores se encontram conectados via online. O texto ressalta bem que a internet revolucionou o mercado, apontando inclusive que, no primeiro trimestre de 2020, o e-commerce cresceu absurdamente.

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  23. Concordo com a argumentação do grupo. A internet trouxe consigo uma facilidade de divulgação, comparação, verificação de qualidade e compra que é difícil de separar da realidade na atualidade, dito isso, em minha opinião no futuro ações como essa só tendem a aumentar, ouso a dizer que o momento atual de pandemia acelerou tal processo, já que muitas empresas que tentaram adiar sua entrada no meio digital foram obrigadas a investir nesse meio para não entrar em falência.

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  24. Sempre que ocorre uma mudança nos meios de comunicação existe uma grande mudança no marketing foi assim com o radio, com a tv e com a internet, e até mesmo no mundo de hoje o marketing está em constante mudança um exemplo é a utilização de inteligência artificial para fazer anúncios personalizadas para cada usuário.

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  25. Texto muito atual, trazendo dados sobre o aumento das compras online em pleno contexto de pandemia (o que deu um "buff" nessa estatística)

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  26. De fato, com o desenvolvimento da tecnologia as opções para os clientes aumentaram muito e cabe a empresa investir em estratégias para se adaptar a esse meio.

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  27. O fato da democratização da internet ter aumentado, isso ajudou os consumidores a se sentirem mais livres para escolher os seus produtos onde bem entenderem, sempre pensando no melhor custo-benefício para si mesmo.

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