Grupo: Marketeiros - Tecnologias e o planejamento de Marketing

 Grupo: Marketeiros

Integrantes:

  • Nayara de Oliveira Faustino
  • Luis Humberto Rodrigues Goncalves
  • Bruno Coelho Lopes
  • João Victor da Costa Gonçalves
  • Célio Manoel Lopes
  • Leonardo Henrique Rodrigues
  • Vinícius Lopes Dias
  • Marco Túlio Gomes Aguiar
  • Leopoldo Francisco Dantas
  • André Oliveira de Alcântara
  • Gerson Luiz Gonçalves Dias

Tecnologias e o planejamento de Marketing

    Como dito por Kotler ‘Sempre acreditamos que a palavra marketing deveria ser escrita como ‘market-ing’. Isso nos lembraria sempre de que o marketing consiste em lidar com um mercado em constante mudança… ’. Diante da grande necessidade de destaque e bons resultados em um mercado altamente competitivo, dinâmico e volátil, com nova tendências e necessitado de inovações, tem-se como imprescindível rápidas mudanças e ajustes em produtos e processos para adequarem-se a condições ambientais que estão em frequentes mudanças no ambiente externo.


    Neste cenário temos como necessidade um bom planejamento de marketing, que como descrito por Khauaja e Campomar (2007) nos permite constituir um processo contínuo, no qual a organização tem a capacidade de tomar decisões antecipadas em possíveis cenários futuros, construídos a partir de uma minuciosa análise da situação atual. Tendo o que foi dito por Ferrell e Hartline (2005): “um bom plano de marketing requer grande quantidade de informações de várias fontes diferentes”, tem-se que o insumo base para o planejamento de marketing é a coleta e o gerenciamento de informações.

    Segundo Pereira (2003) ‘A maior dificuldade para o administrador é determinar dentre as inúmeras informações disponíveis aquelas que são relevantes para sua empresa. ’, frente a isso vemos que o gerenciamento e a filtragem de informações é algo que surge junto ao grande volume de dados coletados pelas organizações. É neste ponto que tem-se a necessidade da utilização da tecnologia da informação.


    Os sistemas de informação ajudam a promover a inovação quando geram grande volume de dados atuais, confiáveis, acessíveis e consistentes que promovem agilidade, comunicação e integração com outros sistemas, de forma que possam auxiliar nas tomadas de decisão e na redução de custos (Moraes; Sales; Dacorso; 2014). Temos que a utilização de técnicas e tecnologias atuais como Business Intelligence, mineração de dados, Inteligencia artificial e estatística vem como uma solução precisa e eficaz para a análise e filtragem de dados coletados pelas empresas, de forma que seja possível encontrar potencialidades do mercado e explorá-las.

    Portanto, temos que a utilização de técnicas e recursos da tecnologia da informação nos permitem que tenhamos uma análise mais rápida, precisa e confiável dos dados coletados pelas organizações. Aliando isto a um planejamento de marketing efetivo, será possível obter vantagem competitiva, se preparar para atender tendências e estar a frente do mercado com inovações.


SILVA, Rafaela A.; SILVA, Fernando C. A.; GOMES, Carlos F. S. O Uso do business intelligence (BI) em sistema de apoio a tomada de decisão estratégica. Revista de Gestão, Inovação e Tecnologia GEINTEC. v. 6, n. 1,p.2780-2798, 2016.

FERRELL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de marketing. 3a ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

CAMPOMAR, Marcos C; KHAUAJA, Daniela M. R. O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. v. 7, n. 1, p 23-46, 2007.

MORAES, M.; SALES J.D.A.; DACORSO, A. Uma proposta de modelo conceitual para pesquisas em sistemas de informação e inovação em serviços. Revista de Gestão, Inovação e Tecnologia GEINTEC. v 4. n. 1. p.543-559. 2014.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Coimbra, Portugal: Conjuntura Actual Editora.

Comentários

  1. Achei interessante o raciocínio de Kotler ao dizer que o marketing deveria ser escrito como 'market-ing' com o objetivo de nos lembrar que o mercado está em constante mudança.

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  2. O texto "tem-se como imprescindível rápidas mudanças e ajustes em produtos e processos para adequarem-se a condições ambientais que estão em frequentes mudanças no ambiente externo", retrata bem a necessidade de um planejamento eficaz de marketing devido ao cenário altamente competitivo acirrado que as empresas se encontram.

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  3. Gostei de como foi colocada a importância do uso das novas tecnologias como forma de ajuda para o marketing das empresas.

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  4. Com certeza uma das grandes dificuldades é determinar as informações que são relevantes para empresa, por isso é necessário o uso de sistemas para otimizar essa análise.

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  5. concordo com o grupo, com a análise rápida, precisa e confiável de dados aliada a um marketing efetivo é possível se destacar entre seus concorrentes

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  6. O paralelo estabelecido com os as informações que podem ser obtidas de programas e outras aplicações é muito interessante, de fato se aproveitar dessas tecnologias é algo que pode ser o diferencial de uma empresa frente as demais

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  7. Achei muito interessante a parte em que o grupo expõe os pensamentos de autores que dizem que o planejamento de marketing é um processo contínuo, e realmente é, afinal à medida que a realidade da empresa muda, o planejamento também deve ser alterado.

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  8. Interessante como o grupo abordou o tema, dando importância ao uso de tecnologias para análise dos dados das empresas, além disso mostrando o quão importante alinhar esses dados com o planejamento de marketing para conseguir resultados

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  9. Com uma analise eficiente com certeza uma empresa pode se sobressair as outras.

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  10. O uso de tecnologias atuais, de fato, impulsionam muito a análise de dados e obtêm-se resultados mais precisos e confiáveis para uma tomada de decisão.

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  11. Concordo com o grupo no ponto que as tecnologias atuais, disponibilizadas pelos atuantes da nossa área de Sistemas de Informação, promovem uma análise de dados não só mais rápida, mas também muito mais confiável para os profissionais do marketing. Análise de consumidor e avaliação do serviço prestado, por exemplo, são pontos extremamente importantes e devem ser considerados pelas empresas, sendo que a tecnologia da informação facilita muito a acessibilidade a esses dados.

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  12. Se uma empresa sabe utilizar os dados disponíveis ao seu favor, ela obterá sucesso, afinal "os dados são o novo petróleo".

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  13. No mundo em que vivemos hoje, realmente temos na tecnologia um ótima forma de conseguir tudo de forma mais rápida e prática. Com isso, q utilização de técnicas e recursos da tecnologia da informação com certeza tem muito a agregar para qualquer empresa, independente da área, mas principalmente na de marketing.

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  14. A atual tecnologia de coleta de dados dos usuários é extremamente eficiente , pode se perceber que ao pesquisar um produto na web , a coleta faz uma divisão no que seria o objeto de desejo desse consumidor ,e faz um uso de anúncios e publicidades direcionadas aquele usuário , influenciando ao cliente a pensar na aquisição daquele produto . o marketing aliado as tecnologias de informação tem o poder de manipulação de massas de mercados consumidores .

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  15. A informação é um recurso vital em aplicações de práticas de marketing. Fazer metas e tomar decisões com o objetivo de alcançar visibilidade e um público alvo são ações que merecem ser sustentadas com estratégias de marketing que trabalham com informações que vão caracterizar o perfil do consumidor e a rota que deve ser tomada para alcançá-lo.
    Para um estudo de caso do marketing, possuir as informações corretas é fundamental.

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  16. O Pereira foi cirurgico em sua análise: "A maior dificuldade para o administrador é determinar dentre as inúmeras informações disponíveis aquelas que são relevantes para sua empresa. ’" Visto que, hoje, temos tantas oportunidades e informações em um pequeno tão curto de tempo, que me impressiono de ainda ficarmos entediados.

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  17. De acordo com o texto, nos fala da constante mudança do mercado e dos produtos ofertados, concordo com o grupo. Aproveitar das tecnologias é um ponto que pode ser muito bom para a empresa trazendo coisas boas.

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  18. Concordo com o ponto que as empresas devem filtrar a grande quantidade de informação, pois muito desses dados não são confiáveis e pode induzir as empresas ao erro.

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  19. legal o grupo falar sobre o avanço da tecnologia facilitando a busca dos dados e que isso facilita o marketing.

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  20. O grupo trouxe muitas citações de autores renomados do Marketing, o que trás mais confiabilidade ao texto, reafirmando a necessidade de informações corretas para construir um marketing mais certeiro.

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  21. A algum tempo já vem se falando no poder dos dados nas decisões da empresa, e uma empresa que consegue usa-los para tomar decisões estratégicas está afrente no mercado.

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  22. Realmente o uso da tecnologia para a coleta de dados de interesse de clientes é bem interessante. Com certeza as empresas que utilizam bem isso, possuem um trabalho mais facil na hora de filtrar os interesses de seu publico alvo

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  23. Com a crescente demanda de clientes, a análise de dados tem uma importante contribuição para o marketing, ajudando a empresa a tomar as melhores decisões.

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  24. Concordo com o grupo, é preciso que as empresas filtrem a grande quantidade de informação, pois alguns dos dados pode induzir as empresas ao erro.

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  25. Excelente postagem. Gostei principalmente da relação feita entre a importância do marketing e a praticidade que pode ser obtida com bom uso da tecnologia, pois principalmente na atualidade, onde o volume de dados é humanamente impossível de analisar, com o bom uso das novas tecnologias se pode fazer bom uso de tais dados ao se utilizar tais informações tratadas para melhorar as chances de sucesso da empresa ao guiar o planejamento da mesma além de suas estratégias de marketing.

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  26. De fato, o planejamento é crucial para o sucesso do marketing do produto.

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  27. Concordo totalmente, uma dica para os profissionais de TI é que é muito importante que ao criaram os seus produtos consigas gerar informações que o departamento de marketing consiga utilizar.

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  28. Achei bacana o paralelo feito com o marketing e tecnologias, levando em consideração que a tecnologia vem tendo cada vez mais impacto na divulgação da empresa

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  29. A velocidade e qualidade em que é entregue uma gerência e visão de resultados de campanhas digitais dá um respaldo maior para a perenidade das ações de marketing pela internet.

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  30. Realmente, a área de análise de dados tem tentado acompanhar o aumento de volume de dados criado pelas atividades das organizações. Isso é muito importante porque tais informações podem ser utilizadas pela área de marketing para que sejam criadas melhores estratégias. Os dados são considerados os bens mais valiosos que uma empresa pode possuir atualmente.

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  31. Concordo, com uma análise de marketing as empresas podem sim tomar melhores decisões e até antecipar uma tendência por exemplo.

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  32. Várias tecnologias apresentadas pelo grupo, algumas recentes inclusive, postagem fantástica para nossa área

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  33. De fato, com as ferramentas tecnológicas que temos hoje é possível se aproveitar do alto fluxo de informações para um planejamento mais preciso da empresa.

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  34. Concordo que é muito importante a filtragem das informações para avaliar decisões dentro da empresa.

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  35. O texto conta sobre a constante mudança do mercado e dos produtos ofertados. Aproveitar das tecnologias é um ponto que pode ser muito bom para a empresa trazendo coisas boas.

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  36. O grande fluxo de dados é importante para tomada de decisões. Em conjuntura com a tecnologia isso auxiliará a organização a melhorar seu produto e a relação com o cliente

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  37. O mercado é realmente bastante volátil, pois a sociedade muda, costumes, religiões, cultura se adaptam. O mundo está em constante mudança, ainda mais com a globalização. A internet apenas facilitou o processo de globalização. As empresas tem que se adaptar a essas mudanças, que muita das vezes vieram para ajudar, e realmente o fazem se tivermos um bom planejamento de marketing, o que não existe sem um conhecimento amplo de seu publico alvo. Como o grupo lembrou é sempre importante ter mais de um ponto de vista, abrangendo todos os subgrupos dentro do grupo dos consumidores alvo. Diversificar a fonte das pesquisas acaba sendo fundamental.

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  38. O mercado hoje esta em constante mudança, algo que hoje é inovador amanhã já será absoleto, concordo que dado este fato a utilização de recursos da tecnologia da informação permitiria ter uma previsão melhor e mais rápida, ocasionando em ajustes nos planejamentos de marketing mais ágeis e confiavéis.

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