Integrantes do grupo:
Arthur Filipe
Betania Assunção
Euller Henrique
Gabriel Valentin Tiburcio
Guilherme Henrique
Ivana Brito
João Barbosa de Souza Neto
Jerusa Carneiro Gonçalves
Kevin Rocha
Luiz Henrique Dias Lima
Matheus Felipe Araújo
Thiago Muniz
Comprar para ser aceito?
Desde o surgimento da internet, o processo de decisão de compra deixou de ser linear. São inúmeros canais, fatores e variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente. Além disso, o consumidor consegue obter muitas informações relevantes, que vão influenciar diretamente na sua decisão, muito antes de entrar em contato com a loja. Conhecendo o comportamento dos seus clientes, é possível antecipar as principais tendências, atrair e reter os consumidores, elaborar melhores campanhas publicitárias e agir com mais embasamento para gerenciar as ações de marketing e tomar decisões.
Mas afinal, o que leva um consumidor a comprar algo, e o que o influencia? Segundo Schiffman e Kanuk (2000) as influências no comportamento do consumidor, podem ser divididas em externas e internas. Dentro das influências externas, podemos citar:
- Fatores Culturais: existe para satisfazer as necessidades das pessoas em seu meio social, proporcionando ordem, direção e orientação nas diversas etapas da solução do problema, as crenças, os costumes continuam sendo seguidos na sociedade desde que gerem satisfação, passadas de uma geração para outra. Em um contexto cultural quando um produto deixa de ser aceito é porque um valor ou costume ao qual seu uso está relacionado não mais satisfaz as necessidades humanas.
- Fatores Sociais: Como o homem é um ser social, convive em grupos, onde esses grupos podem moldar o comportamento de consumo dos indivíduos que os compõem.
E dentro das influências internas, temos os fatores psicológicos, onde subdividimos em:
- Motivação: o ser humano possui necessidades que o motivam a comprar, como necessidade de autorrealização, de estima, sociais, de segurança e necessidades fisiológicas.
- Percepção: as pessoas costumam ver o mundo da sua maneira, muitas vezes deixando a realidade de lado, são apenas percepções, não o que realmente é, mas o que os consumidores pensam, o que realmente influencia suas ações, seus hábitos de compra, onde o consumidor julga um produto com base em suas percepções.
- Aprendizagem: é o ato de aprender qualquer ofício, arte ou ciência, onde os indivíduos adquirem conhecimento e a experiência de compra e consumo.
- Crenças e atitudes: é quando se acredita em algo, com ou sem fundamento. As crenças dos consumidores devem ser consideradas numa estratégia de marketing, no desenvolvimento do produto, no estabelecimento de preços, na determinação dos canais de marketing, na comunicação ou promoção.
Com base nos fatos apresentados, é possível compreender o quanto as características, o preço, os canais de distribuição e da divulgação de um produto influencia no comportamento de compra das pessoas. Os seres humanos são extremamente influenciáveis, com isso, a empresa que adotar uma boa estratégia de marketing irá conseguir compreender as peculiaridades de cada consumidor e os influenciar.
Sugestão de vídeo:
Referências:
Simone Binotto, Élio Sérgio Denardin, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Juliana Andréia Rüdell Boligon e Flaubiane Figueredo Machado. The factors of influence on consumer behavior: a study in an agricultural cooperative of RS. RGC - Vol. 01, N° 02, 2° Sem. 2014, Págs. 13-26.
Administração de Marketing / Rudimar Antunes da Rocha e Allan Augusto Platt. – 3. ed. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2015. 166p.
As empresas podem transmitir mais informações e opções de vendas para as pessoas. Além disso, pode usar algumas variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente para aumentar seu número de clientes.
ResponderExcluirO vídeo recomendado no texto é um bom exemplo, embora lúdico, do que o consumismo gerado por campanhas de marketing apelativas podem acarretar para a sociedade e o bem estar do planeta como um todo.
ResponderExcluirRealmente os seres humanos são facilmente influenciáveis, portanto com uma boa estratégia de marketing é possível conseguir influenciar seus consumidores
ResponderExcluirO consumismo na atual sociedade globalizada é algo que cresce constantemente a cada dia , o marketing utiliza de diversos veículos de comunicação de forma a fazer a "promoção do produto " criando a necessidade de compra nos seus clientes , e devido ao alto volume de informações consumido pelas pessoas em jornais , revistas , websites entre outros , se torna cada vez mais fácil manipular as pessoas , criando a necessidade de acompanhar a "moda" e a tecnologia que evolui constantemente e não quer ficar para trás . Empresas que sabem lidar com o marketing com foco em promoção tendem a ter um retorno muito maior que a concorrência .
ResponderExcluirOs fatores externos e internos expostos pelo grupo realmente influenciam um consumidor, principalmente nos dias atuais, com a crescente globalização.
ResponderExcluirMuito interessante. Relacionar fatores sociais e culturais que se ligam a percepção do consumidor para definir padrões sociais que influenciam o público a consumir e se aderir a marcas. Esse conjunto de conhecimento pode indicar uma fórmula notável para se fundamentar estratégias de marketing para alcançar o poder de venda do consumidor.
ResponderExcluirGostei que o texto explora essa questão do materialismo para exemplificar como os comportamentos do consumidor são influenciados atualmente. A utilização do artigo para citar as influências internas e externas sobre o comportamento também foram uma ótima ideia para tentar explicar os hábitos de consumo atuais.
ResponderExcluirTodos nós crescemos dentro de uma Cultura e seguindo os costumes e cotidiano de nossos lares, porém, a indústria tem de encontrar uma maneira de segmentar esse público tão variado. A tecnologia hoje está tão presente quanto um "amigo", ou mais. Sempre que expressa um desejo, próximo a ele, está prontamente preparado para nós "sugerir" opções dentro ou fora do nosso possível para nós satisfazer. Ou dar essa ilusão.
ResponderExcluirOs consumidores, em muitos momentos são compulsivos, comprando sem necessidade, abrindo assim a possibilidade das empresas aproveitarem essa situação.
ResponderExcluirSobre os fatores sociais percebemos claramente que o homem é um ser social, com isso a influência pra comprar determinado produto acontece demasiadamente, por meio de veículos midiáticos e por influência de grupos de amizades, trabalho, escola etc.
ResponderExcluirGostei da charge, lembra muito, como nós ficamos consumistas excessivos quando invocamos com um produto e querer sempre ter a versão mais moderna e atualizada dele.
ResponderExcluirConcordo com as subdivisões que o grupo fez quando se trata de o que influencia um cliente a comprar um produto, cada um tem seu motivo particular, mas no final tem como fazer essa divisão e saber usar essas divisões para saber onde se deve focar e melhorar como empresa.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, para aumentar seu número de clientes, as empresas podem utilizar algumas variáveis e influenciarem a jornada de compra do cliente.
ResponderExcluirGostei da forma como mostraram como o materialismo das pessoas funcionam, mesmo sem necessidade, elas se sentem atraídas por novos produtos muitas vezes simplesmente pra entrarem "na moda".
ResponderExcluirÉ notório como o marketing nos desperta a vontade de querer um produto novo sempre quando é lançado.
ResponderExcluirNa minha opinião, o grupo conseguiu explicar muito bem a respeito dos fatores que influenciam diretamente o comportamento do consumidor. É interessante saber o número de variáveis que uma empresa tem a disposição para atingir seus clientes, que são frequentemente manipulados pelo materialismo.
ResponderExcluirRealmente todos esses fatores externos e internos influenciam o comportamento dos clientes, e as empresas devem se atentar a eles para que seus produtos não deixem de ser aceitos.
ResponderExcluirGostei bastante da abordagem do grupo. É fato que o consumo na atualidade é bastante influenciável, sendo que, como o próprio titulo da postagem cita “Comprar pra ser aceito?”, não é raro que os indivíduos realizem o consumo de itens supérfluos, seja para manter status, grupo ou até mesmo para realização própria, que depende da satisfação da compra ou apenas do poder de realiza-la.
ResponderExcluirConcordo com o grupo um exemplo de como o nosso consumo pode ser influenciado por fatores Sociais são os jogos que do nada começam a ser jogados por todo mundo porque algum youtuber ou stream famoso começou a jogar.
ResponderExcluirEntender as diferenças entre as pessoas dos diversos grupo sociais, étnicos e culturais é de suma importância para que se consiga chegar até o consumidor e demonstrar sensibilidade e respeito a suas causas.
ResponderExcluirTexto bem estruturado e explicativo, imagens bem colocadas e vídeo muito interessante. Só poderia ser esse grupo, com esses integrantes tudo fica bom!
ResponderExcluirExcelente ponto levantado na conclusão do texto afirmando que a empresa que adotar uma boa estratégia de marketing irá conseguir compreender as peculiaridades de cada consumidor e os influenciar.
ResponderExcluirRealmente, entender as características dos clientes é fundamental para adaptar suas estratégias que devem levar em consideração os mais diversos fatores que definem o que o clientes precisa.
ResponderExcluirRealmente, os clientes são muito influenciáveis. Hoje muitas pessoas querem ter um produto para se sentir dentro de um grupo, ou se sentir mais privilegiada que as demais.
ResponderExcluirOs consumidores são facilmente influenciados, e a várias ferramentas do marketing conseguem filtrar o perfil de cada consumidor.
ResponderExcluirO texto mostra o quão os consumidores são facilmente influenciados, e como as ferramentas de marketing conseguem filtrar e compreender os vários tipos
ResponderExcluirÉ necessário aumentar o número de clientes, já que as empresas podem e devem utilizar de variáveis e influenciarem o fluxo de compra de seus clientes.
ResponderExcluirRealmente, um fator que influencia muito na forma de consumo de uma pessoa é o meio social em que ele esta inserido, os grupos podem moldar o comportamento de um individuo, tanto positivamente, quanto negativamente.
ResponderExcluir