Grupo Nerdão da BL: Marketing e Ética: Valor além de Produtos

Tema: A necessidade da relação entre ética e ações de marketing

 Integrantes do grupo:

Arthur Filipe

Betania Assunção

Euller Henrique

Gabriel Valentin

Guilherme Henrique

Ivana Brito

João Barbosa de Souza Neto

Jerusa Carneiro Gonçalves

Kevin Rocha

Luiz Henrique Dias Lima

Matheus Felipe Araújo

Thiago Muniz

Marketing e Ética: Valor além de Produtos

Fonte: Vila do Artesão

A maioria dos brasileiros com certeza já ouviu a frase: “Olha a pamonha, está acabando. Venha comprar a sua pamonha quentinha”. É inevitável que um dos focos de uma organização (formal ou informal) é o lucro. Porém, nem todas as formas obtidas para chegar ao lucro são éticas. Para Kotler (2000), uma empresa deve implementar considerações sociais e éticas em suas práticas de marketing, e buscar um ponto de equilíbrio entre: lucro, satisfação dos desejos, e interesse público.

Quando uma empresa desenvolve um produto, é muito comum que essa desenvolva uma forte campanha de marketing; invista em advertisement em quase todas redes sociais, canais de televisão, etc. Porém, nem sempre o produto apresentado é de fato o que ele representa. Assim, quando o consumidor adquire o produto, sentimentos de frustração e engano são criados, pois o consumidor fora persuadido por uma falsa propaganda. Essa prática, além de ser antiética - pois cria falsas expectativas em seus consumidores -  faz com que a empresa deixe de criar um relacionamento com seus consumidores.

A criação de uma falsa escassez é um outro exemplo de uma péssima conduta no marketing, vide o exemplo do carro da pamonha. Isso faz com que os consumidores entrem em estado de “pânico”, e, como consequência, adquiram o produto anunciado. Talvez o comprador nunca descubra que havia 400 pamonhas; talvez, ele descubra e sinta-se traído. 

O marketing e a ética são palavras que andam de mãos dadas, não são sinônimos, mas são complementares, como, você e eu. Claro que estou brincando com o exemplo, mas não com os conceitos. Quando se fala em marketing, uma das primeiras coisas a levar em consideração é uma campanha honesta, sem trapaças ou qualquer tipo de enganação, pois ninguém gosta da sensação de ser iludido.

O marketing é como uma filosofia de vida, trate o outro assim como você gostaria de ser tratado. Dessa forma, você pode não ser um negócio muito grande, mas terá uma clientela fiel. Fazendo uma alusão a um assunto postado no blog anterior “Comakership - Relação cliente-fornecedor”, os relacionamentos que você irá construir sendo apenas honesto, NÃO TEM PREÇO!




Fonte: Imagem editada - Wakeup Carreira

(Marketing ético sendo oferecido ao cliente, 

este que dirá “essa empresa possui créditos comigo”)


Referências Bibliográficas

Kotler, Philip. Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

Is Ethical Marketing Extinct?. Top Dog Social Media. Disponível em:   <https://topdogsocialmedia.com/ethical-marketing-extinct/>. Acesso em: 3 de set. 2020. 

Ethical Marketing. Marketing Schools. Disponível em: 

<https://www.marketing-schools.org/types-of-marketing/ethical-marketing.html>. Acesso em: 3 de set. 2020.

A inteligência artificial e (é) o futuro do trabalho: <http://www.wakeupcarreira.com.br/blog/2019/02/21/a-inteligencia-artificial-e-e-o-futuro-do-trabalho/>. Acesso em 4 de set. 2020.


Comentários

  1. Um propaganda enganosa faz com que os clientes não voltem na empresa e espalhem boatos que prejudicam o negócio.

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  2. Marketing e ética andam de mãos dadas, uma ação mal planejada que fere algum princípio da ética com certeza irá fazer com que a empresa tenha prejuízo e não lucro.

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  3. A honestidade é fundamental para construir um relacionamento duradouro com o cliente

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  4. Realmente, quando o consumidor descobrir que foi enganado ele pode acabando expondo isso com a ajuda dos meios de comunicação prejudicando a imagem da empresa e consequentemente seu negocio

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  5. Quando uma empresa diz que são as "últimas" peças de tal produto, às vezes o cliente compra, mesmo que se prejudique, por medo de não encontrar mais aquela peça. No entanto, na outra semana a peça ainda está na loja, e o cliente pode ter uma imagem ruim da empresa, porque ele pode ter se endividado para comprar na semana anterior por conta da falsa propaganda.

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  6. Interessante o texto apresentado, pois infelizmente não são raras as ocasiões onde a trapaça é abordada como forma de publicidade, como no exemplo citado onde se busca deixar o cliente em “pânico” ao dizer que o produto pode acabar. Alguns têm dificuldade em perceber que tal lucro é passageiro, pois quando o cliente descobre que tudo não passava de enganação, a opinião publica pode cair a um nível de ser um duro golpe a empresa.

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  7. de fato devem tomar cuidado com propagandas enganosas, se algum cliente descobrir pode afetar diretamente sua empresa.

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  8. Quando o cliente sente que foi enganado, provavelmente nunca irá querer compra o produto novamente e muito menos irá recomendar-lo, isso será o impacto futuro para a marca quando só pensam no hoje. A ética e o marketing não pode deixar isso acontecer.

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  9. Realmente, de nada adianta convencer o cliente a comprar seu produto se isso gerar uma experiência ruim, pois, sem boas relações não há geração de valor.

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  10. O ponto de honestidade tratado no texto é de grande importância, pois se os clientes estiverem satisfeitos, eles mesmos farão propaganda de sua empresa.

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  11. O ponto de honestidade tratado no texto é de grande importância, pois se os clientes estiverem satisfeitos, eles mesmos farão propaganda de sua empresa.

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  12. Construir um relacionamento com o consumidor baseado em ética realmente é o que completa uma boa conexão entre o consumidor e uma marca. Pois quando se trabalha de maneira verdadeira, as chances de o consumidor ser verdadeiramente atendido são maiores. Fazendo-se assim uma excelente prática para a consolidação de uma base de consumidores fiéis e ativos.

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  13. Muito bom ressaltar a prática antiética de várias empresas, anunciando que seus produtos estão acabando e na verdade aqueles produtos nunca acabam. Isso acaba gerando uma certa desconfiança dos clientes sobre a empresa, e que posteriormente podem deixar de comprar dela.

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  14. Aquela imagem do cartão,que o grupo usou, ilustra bem a relação de marketing e ética.

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  15. É impossível desvincular o marketing da ética, uma vez que, dentro do mercado, não há nada em ilegal em algumas ações que podem ser realizadas, porém, nem tudo é devido, sobretudo pq coloca em jogo a imagem da própria companhia.

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  16. Legal quando falam sobre a falsa propaganda o que vem com ela, gerando uma falta de credibilidade e um mal relacionamento com os consumidores.

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  17. O preço que se paga pela infidelidade com o cliente é muito alto tendo em vista que o boca a boca hoje está gigante devido a internet

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  18. Super importante a empresa entregar o que ela propõe, caso contrário os cliente só tendem a perder cada vez mais a confiança na empresa

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  19. Honestidade e clientela andam lado a lado , e no mundo do marketing não é diferente, é super importante entregar o que é prometido

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  20. Ótima postagem, relata um pouco da falta de ética nas ações de marketing no Brasil, que se pararmos para pensar a falta de ética vem desde o pequeno comerciante até as grandes empresas do mercado.

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  21. Concordo com o Grupo, muitas das vezes que a empresa fala que são as últimas peças de algum produto, muitos clientes compram por impulso de não ter mais aquele produto disponível, e ele pode até ter se endividado para comprar por conta da falsa propaganda.

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  22. e muito importante que as campanhas de marketing não espalhem Calúnias, pois alem de não ser ético e denegrir a imagem da empresa pode acabar contribuindo para o espalhamento de fake news.

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  23. De fato os conceitos de ética e marketing são (ou pelo menos deveriam ser) complementares. Uma campanha que demonstre o real desempenho de certo produto é fundamental pra não alimentar frustrações no consumidor.

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  24. O grupo trás não só uma questão ética como também uma moral, explicando muito bem sobre o assunto e com ótima ilustração. Com esses nomes de peso do grupo, só poderia dar bom

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  25. Propagando enganosa não só é anti ético como é crime. Uma empresa pode acabar se dando muito mal por conta disso, então o melhor é sempre usar o marketing saudável, atentando aos melhores pontos do seu negócio.

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  26. Alguns têm dificuldade em perceber que o lucro é passageiro, já o cliente não. Quando o cliente descobre que tudo não passava de enganação, a opinião cairá e se tornará um grande golpe para empresa que o enganou.

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  27. Realmente a divulgação de um produto interfere muito no seu sucesso, e o marketing fala muito desse processo, o grupo trouxe bem esse assunto.

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  28. A propaganda como bem citado pelo grupo deve ter como alicerce a ética, pois uma propaganda enganosa pode gerar fatores negativos psicológicos nos clientes.

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  29. Nem sempre um produto que é posto em "outlet" ou em "última chance de comprar" está realmente com valor "mais em conta", as propagandas deste tipo criam uma ilusão em seus clientes, sendo um tipo de jogada que foge à ética.

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