Grupo Nerdão da BL - Marketing e sua influência no sucesso de marcas

 Integrantes do grupo:

Arthur Filipe

Betania Assunção

Euller Henrique

Gabriel Valentin

Guilherme Henrique

Ivana Brito

João Barbosa de Souza Neto

Jerusa Carneiro Gonçalves

Kevin Rocha

Luiz Henrique Dias Lima

Matheus Felipe Araújo

Thiago Muniz

Marketing e sua influência no sucesso de marcas

Grande preocupação das empresas sempre foi sobre a forma de se conquistar novos clientes e ao mesmo tempo manter os que já compravam com elas. Para conseguir alcançar esse objetivo, as vezes elas tentavam inovar e trazer mudanças para a marca, porém era essas tentativas costumavam não ter sucesso, pois a forma como eram executadas não eram as mais adequadas e acabavam sendo prejudiciais a marca. 

Devido a essa necessidade, viu-se uma nova categoria profissional: o agenciador de anúncios. A primeira agência publicitária surgiu em 1914, fundada por Jocelyn Bennaton e João Castaldi e desde então as empresas começaram a entender a importância que os anúncios tinham para alavancar suas marcas e se destacarem no comercio. E, alguns anos depois, com a inovação tecnológica, o marketing tradicional precisou entrar também na internet e teve o nome de marketing digital, o qual teve grande crescimento a partir da década de 90. 


Hoje é comum encontrar várias agências de marketing com várias especialidades, entre essas agências de SEO, de marketing digital, de produção audiovisual, entre outras. Elas são essências para as marcas que desejam crescer, pois elas traçam estratégias para atrair mais clientes e diferenciar a empresa de suas concorrentes. Todo isso é feito através de análises e pesquisas as quais direcionam para a forma mais eficaz de se conquistar e fidelizar consumidores. 


E para se ter sucesso é importante não só entender os clientes, mas também como tornar a proposta da empresa algo que se destaque no mercado. Um case de sucesso é a marca Melissa, a qual se tornou muito popular dentro do público jovem, porém depois precisou se reposicionar para atrair pessoas de diferentes idades e gêneros. Para tal, a marca lançou os sapatos tradicionais em mais cores e estampas, além de lançar mais modelos e assim conseguiu se consolidar no mercado. 



Porém estratégias de marketing mal implementas podem ser um tiro no pé. Um exemplo é uma cerveja Proibida lançou em 2017 a cerveja Puro Malte Rosa Vermelha Mulher, uma cerveja para mulheres. Isso não agradou os consumidores da marca, especialmente o público feminino o qual deixou vários comentários negativos e de tons irônicos nas redes sociais da marca. Essa propaganda levantou a discussão de segregação de gêneros e trouxe uma má imagem para a empresa.


Cases negativos acabam se tornando exemplos do que não fazer e demonstram a necessidade das empresas em entender como o seu público pensa e o que ele espera da marca. Logo, bons planos de marketing são moldados através do feedback de quem já consume os produtos e na compreensão dos desejos dos mesmos. Aplicar estratégias adequadas para a proposta da empresa, mantem os consumidores e podem atrair outros, fazendo com que assim ela se destaque no mercado. 


Sugestão de vídeo:




Referências: 


DESCONHECIDO. 6 CASES DE MARKETING QUE DERAM CERTO. CUIDE DO POSICIONAMENTO DA SUA MARCA. Disponível em: https://incomum.in/blog/case-marketing. Acesso em: 12 set. 2020. 

DESCONHECIDO. 6 tipos de agência de marketing digital: qual contratar? 2020. Disponível em: https://motortechcontent.com.br/6-tipos-de-agencia-de-marketing-digital-qual-contratar/. Acesso em: 12 set. 2020. 

DESCONHECIDO. 10 fiascos de Marketing em 2017. 2017. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/37657/10-fiascos-de-marketing-em-2017.html. Acesso em: 13 set. 2020. 

PINHO, José Benedito. Trajetória e Demandas do Ensino de Graduação em Publicidade e Propaganda no Brasil. Disponível em: eca.usp.br/associa/alaic/Livro%20GTP/trajetoria.htm. Acesso em: 12 set. 2020. 

SENA NETO,. A importância do marketing nos dias atuais. 2016. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/a-importancia-do-marketing-nos-dias-atuais. Acesso em: 12 set. 2020. 

TWOREX. Marketing digital: como surgiu? 2018. Disponível em: https://ex2.com.br/blog/marketing-digital-como-surgiu/#:~:text=O%20surgimento%20do%20marketing%20digital%20se%20deu%20juntamente%20com%20a,suas%20casas%20como%20no%20trabalho.. Acesso em: 12 set. 2020. 


Comentários

  1. Os planos de marketing que beneficiam as empresas são moldados através do feedback dos clientes.Além disso, agradando os seus clientes torna-se mais fácil superar os concorrentes.

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  2. Realmente, as empresas precisam conhecer seu publico e o que eles esperam dela, para não acabar cometendo erros que possam prejudicar a empresa

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  3. Compreender seus clientes é algo essencial para qualquer companhia que pretende se manter no mercado por longos períodos de tempo. O exemplo que o grupo fornece mostra bem o que não fazer para se manter no mercado

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  4. Achei interessante os cases exemplificados pelo grupo. A empresa pode ter muito sucesso se conseguir acertar na campanha certa para seu público-alvo. No entanto, se a campanha for preconceituosa ou má implementada, isso será algo que vai acompanhar sempre a empresa, levando ao fracasso de seu produto.

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  5. Analisar o mercado e a cultura da população é essencial para não errar na estratégia de marketing. Erros como da Proibida, em uma organização menor, pode acabar levando à situações críticas financeiras e visual da empresa.

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  6. Vejo que é indispensável conhecer o seus clientes para conseguir alavancar seu produto, pois com isso podem focar melhor no produto e evitar erros que podem ser fatais

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  7. Gostei do exemplo utilizado pelo grupo do caso da cerveja Proibida, em que a empresa tentou direcionar o seu produto a um público-alvo específico (mulheres), mas acabou sendo preconceituosa e infeliz em sua propaganda (até mesmo porque tem mulher que bebe mais que Opala 6cc). Ou seja, uma campanha de Marketing mal estruturada, principalmente nos dias atuais com tanto acesso à informação e conscientização, acaba gerando uma imagem muito negativa da empresa para os consumidores.

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  8. O planejamento de marketing faz muita diferença entre o sucesso e o fracasso de uma marca , tanto um planejamento muito bem feito pode trazer consequências positivas para a marca , como um planejamento de baixa qualidade pode simplesmente manchar a marca para sempre , o exemplo da cerveja proibida é um exemplo de mal planejamento de marketing e estudo de mercado .

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  9. Muito importante destacar como os cases negativos acabam se tornando exemplos do que não fazer e como é importante para a própria empresa e também para as demais se atentarem a isso e procurar evoluir com as suas falhas.

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  10. O marketing realmente ganha espaço no mercado de concorrência. Adotar suas técnicas em campanhas comerciais pode ser uma grande estratégia para atrair o consumidor.
    A prática de inclusão no marketing se tornou tão necessária que a especialização de marketing no mercado se tornou um assunto com poder impactante em abordagens mercadológicas.
    O sucesso e a visibilidade podem depender de como se aplica técnicas de marketing.

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  11. É legal o grupo trazer um caso em que a ação não foi bem aceita, faz parte da tentativa, mas é necessário destacar casos que insultam ou incomodam grupos específicos: Não vivemos mais nesse mundo. (Ainda bem).

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  12. O texto nos mostra a importância do planejamento de marketing comentado sobre um exemplo que não deu muito certo e causou um impacto negativo, muito interessante.

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  13. Apesar de ser indispensável para que as empresas cresçam, essas devem tomar cuidado com o marketing digital para que não criem uma imagem negativa no mercado.

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  14. de fato, a empresa precisa reconhecer quem é o seu grupo alvo, para nao cometer erros e causar impactos negativos na empresa.

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  15. Conhecer os seus clientes é um fator essencial para o sucesso e alavancamento de uma empresa, visto que, uma vez que você consegue agradá-los a sua empresa pode ter muito sucesso. Caso o contrário, sua empresa pode estar fadada ao fracasso

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  16. Pensar nas consequências antes de realizar uma campanha ou até mesmo lançar um produto é a chave para evitar problemas, a cerveja errou muito ao lançar uma cerveja para mulheres em uma época em que se está combatendo atitudes machistas e sexistas, um planejamento melhor teria evitado tamanho transtorno para a empresa.

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  17. Legal destacar o que uma publicação pode afetar uma marca pra sempre, se não for uma divulgação bem pensada, pode gerar várias interpretações negativas.

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  18. Críticas sobre uma determinada marca prejudica as vendas da empresa de fato, esse exemplo da Cerveja Puro Malte Mulher mostra bem isso.

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  19. Concordo com o grupo, é muito importante tomar cuidado com o marketing digital, pois se não pode causar uma imagem negativa no mercado.

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  20. Concordo plenamente com o texto, e seguindo a ideia do título, o marketing influencia totalmente nos sucessos.

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  21. Marketing muitas vezes é uma faca de dois gumes e se uma empresa acerta, pode trazer muitos pontos positivos, mas por outro lado, se errar, pode sujar a imagem e até afundar a empresa em crise.

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  22. Concordo com a argumentação do grupo. Muito interessante a indicação do tamanho da importância do marketing que foram criadas empresas que se especializam nessa área, ademais é muito importante como o grupo enfatizou a responsabilidade dessas empresas, exemplificando com o exemplo da cerveja Proibida que foi, como dito no texto, “um tiro no pé”.

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  23. Concordo, estratégias de marketing mal implementas podem ser um tiro no pé podemos citar por exemplo A Adidas cometeu uma gafe e tanto em seu anúncio para a Copa América de 2016, que aconteceu nos Estados Unidos. A marca é a patrocinadora do material esportivo da seleção da Colômbia. Para promover a camisa especial da seleção para o torneio (branca e azul, em vez do tradicional amarelo), a marca divulgou imagens do astro James Rodriguez e de outros jogadores. A questão é que, em vez de escrever Colômbia, os americanos "traduziram" e escreveram “"Columbia" nas imagens publicitárias. Columbia é o nome de algumas cidades dos EUA e também o nome de uma famosa universidade americana. Mas, em inglês, a grafia correta do nome do país é Colombia.

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  24. Interessante como que quando o marketing digital erra, é tão ou até mais impactante na imagem da organização.

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  25. Muito assertivo nos exemplos. O marketing é uma peça chave, que pode servir tanto para levantar quanto para afundar uma marca.

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  26. Passando para dar um parabéns ao meu grupo pelo texto!

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  27. Muito bem dito pelo grupo sobre estratégias mal pensadas e a nova profissão. Com esses nomes no grupo, só podia dar bom

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  28. Muito interessante esse exemplo de escolhas não pensadas que podem trazer uma visão negativa

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  29. Importante quando o grupo salienta que más estratégias podem ser um tiro no pé. As vezes a empresa faz todo um planejamento pensando em expandir seu público e no final só tem prejuízo.

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  30. Realmente, não basta inovar para ter sucesso, é necessário planejamento e estar em sintonia com os consumidores.

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  31. Acho muito bom que quando uma empresa falha em seu marketing serve de exemplo pra outra do que não fazer

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  32. Em uma organização menor, um erro desse pode acabar levando à situações críticas financeiras e visual da empresa, por isso, analisar o mercado e a cultura da população é essencial para não errar na estratégia de marketing.

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  33. Concordo com o grupo, hoje em dia o marketing trata muito o audiovisual, e é fundamental ter uma base boa nessa especialidade para se ter sucesso.

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  34. Foi interessante ter trazido o exemplo da marca que sofreu impacto negativo devido a sua conotação fora do padrão de aceitação cultural, realmente as marcas devem tomar cuidado com o ambiente e a cultura inserida para não prejudicar sua imagem.

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  35. Bastante interessante a dualidade apresentada pelo grupo. As estratégias de marketing podem ter resultados bons, mas também pode ter resultados desastrosos. Por isso é extremamente importante conhecer o publico alvo, senão o tiro pode sair pela culatra e será pior do que se a empresa não tivesse feito nada. Pois os consumidores terão uma experiência de consumo ruim e opiniões ruins sobre um produto ou marca afetam muito mais as próximas decisões de compra do que opiniões boas. Além de que o consumidor fala muito mais da marca quando está desgostoso sobre algo, do que quando ele está satisfeito.

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