Integrantes do grupo:
Arthur Filipe
Betania Assunção
Euller Henrique
Gabriel Valentin Tiburcio
Guilherme Henrique
Ivana Brito
João Barbosa de Souza Neto
Jerusa Carneiro Gonçalves
Kevin Rocha
Luiz Henrique Dias Lima
Matheus Felipe Araújo
Thiago Muniz
Trabalho de Formiguinha

Engana-se quem pensa que a elaboração da estratégia de marketing de uma organização é uma tarefa simples. Embora simples conceitualmente, trata-se de um trabalho minucioso que deve levar em conta as muitas variáveis que podem influenciar no desempenho e saúde financeira da organização, até mesmo aquelas imprevisíveis (como uma pandemia, por exemplo). Tem-se, nesse contexto, uma sinergia entre aspectos internos e externos interferindo na organização e o desafio de entender quais os efeitos dessa interação, principalmente quando se leva em conta a influência da era digital, que proporciona rápidas mudanças de comportamento de consumo. Apesar disso, análises como a Matriz SWOT têm sido utilizadas para simplificar e nortear o processo de criação de uma boa estratégia.
De acordo com Honorato (2004), macroambiente é a palavra utilizada para definir tudo aquilo que é externo e não pode ser controlado pela empresa, como por exemplo aspectos socioculturais, econômicos, tecnológicos, legais e naturais. Para exemplificar como um desses aspectos pode afetar as estratégias de marketing, tem-se o estudo de Enoki e colaboradores (2008), que com uma pesquisa exploratória na grande São Paulo, constatou uma predisposição dos consumidores a pagarem mais por produtos verdes, devido ao diferencial benéfico de tais itens. De acordo com o estudo, isso significa que as estratégias de marketing verde podem ser um diferencial para uma organização, pois levam em conta a onda de conscientização ambiental que tem influenciado os consumidores. Percebe-se então, como a valorização do meio ambiente por parte da sociedade pode ser considerada uma oportunidade para as organizações durante a elaboração da estratégia de marketing.
As fraquezas e as forças de uma organização estão intimamente ligadas aos fatores internos que influenciam na criação de sua estratégia mercadológica. Nesse sentido, o estudo de Filho (2009) pôde indicar como ocorre essa influência. Ao utilizar a Matriz SWOT como ferramenta de posicionamento estratégico aplicada ao turismo, o estudo permitiu que fossem apontadas estratégias para corrigir as fraquezas e desenvolver as forças da Casa das Tulhas (imagem abaixo), ponto turístico em São Luís-MA. Ao identificar que a falta de capacitação dos feirantes poderia interferir na relação com os clientes, por exemplo, o autor do estudo foi capaz de indicar a correção de tal fraqueza, e assim, agregar mais uma informação à estratégia de marketing do local.
Fonte: Filho (2009)
Enfim, percebe-se que a elaboração de uma estratégia de marketing pode ser comparada ao “trabalho de uma formiguinha”, pois exige paciência e persistência para identificar detalhes como valores sociais em ascensão ou mesmo a falta de capacitação de funcionários, os quais podem interferir no desempenho de uma organização. O desafio aqui é identificar todos esses aspectos e incluí-los no processo de elaboração da estratégia de marketing. Dessa forma, os aspectos internos e externos de uma organização, quando identificados e monitorados, tornam a estratégia aqui discutida mais completa e reduz os riscos de fracasso do empreendimento perante o mercado.
REFERÊNCIAS:
HONORATO, G. Conhecendo o marketing. Barueri, SP. Manole. 2004;
ENOKI, P. A. et al. Estratégias de marketing verde na percepção de compra dos consumidores na grande São Paulo. REVISTA JOVENS PESQUISADORES. JUL/2008;
FILHO, W. B. Gestão estratégica aplicada ao turismo: ferramentas de posicionamento estratégico direcionado à Casa das Tulhas. Patrimônio: Lazer & Turismo, v. 6, n. 5, p. 70 - 94. 2009
Para desenvolver uma boa estratégia de marketing é necessário detalhar o máximo possível. Além disso, as análises SWOT auxiliam o analista de marketing a prever algo ruim que pode ocorrer na empresa e pode ser amenizado.
ResponderExcluirComo foi exemplificado pelo grupo , a elaboração de marketing parece ser algo simples , mais na prática realmente poderia ser comparado com um “trabalho de formiguinha “ , exigindo do responsável pela organização do plano analisar todas as variáveis e possibilidades possíveis minuciosamente, buscando o máximo de proveito e rendimentos para a organização através de um plano de marketing bem elaborado.
ResponderExcluirA complexidade da elaboração de um plano de marketing reside na inúmeras variáveis que devem ser consideradas, internas ou externas à empresa.
ResponderExcluirRealmente, apesar de possuir um conceito simples para realizar a elaboração da estratégia de marketing é preciso pensar em diversas variáveis internas e externas que podem mudar o desempenho e a saúde financeira da organização
ResponderExcluirA construção de uma estratégia de marketing é moldada por diferentes variáveis e a empresa deve estar apta a se readequar as mudanças dessas variáveis.
ResponderExcluirParabens pela a utilização da Matriz SWOT para a exemplificar os fatores de macroambiente e internos.
ResponderExcluirRealmente, a realização de uma estratégia de marketing é um dos momentos mais difíceis na hora da criação de uma campanha, caso não seja realizada uma análise minuciosa de tudo que pode afetar a organização a campanha pode ser um fracasso.
ResponderExcluirGostei da referência ao estudo utilizando a Matriz SWOT como ferramenta de posicionamento estratégico aplicada ao turismo, fica muito claro quando são postos exemplos no texto.
ResponderExcluirParabéns ao nosso grupo, que utilizou exemplos reais para embasar a forma como fatores internos e externos podem afetar uma estratégia de marketing.
ResponderExcluirExcelente texto, mostrando de forma objetiva a importância dos ambientes de marketing.
ResponderExcluirO título é chamativo e é uma forma de similar o trabalho minucioso da formiga de paciência e persistência com a matriz SWOT sobre estrátegias de marketing.
ResponderExcluirGostei do exemplo que o grupo trouxe. É sempre mais fácil para entender os conceitos na prática, e com esse exemplo ficou bem claro.
ResponderExcluirParabéns pela abordagem prática em relação ao uso da matriz SWOT
ResponderExcluirConcordo com o grupo, a utilização da Matriz SWOT para a exemplificar os fatores de microambiente e macroambiente, foi muito bom.
ResponderExcluirgostei bastante a maneira que o grupo abordou o tema com o uso da matriz swot
ResponderExcluir(Duas observações prévias: Achei as formiguinhas muito fofas, e gostei também de chamarem o SWOT de FOFA também, coerente.)
ResponderExcluirSobre o texto, achei muito legal a parte que tocamos na influência digital, pois vemos isso mais claramente a cada dia que passamos, a influência desse conteúdo nos nosso habitos e também na juventude, que sonha em aparecer para essas marcas.
Publicação muito interessante, principalmente pela explicação bem feita da estratégia da Matriz SWOT. Ademais, gostei bastante da escolha do titulo da publicação e sua relação com o tema.
ResponderExcluirDe fato, compreender as variáveis de um negócio exige uma análise minuciosa e detalhada.
ResponderExcluirRealmente, precisamos de uma análise bem profunda e atenciosa para compreender bem um negócio!
ResponderExcluirGostei muito da explicação com a Matriz SWOT, que não conhecia. Conseguiram apontar perfeitamente as estratégias de correção das fraquezas do ponto turístico.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei do grupo ter usado de um exemplo real para exemplificar a forma como fatores internos e externos. Além disso, com a explicação com a matriz swot deixou tudo mais claro.
ResponderExcluirPor mais que o macro é incontrolável pela empresa, é importante conhece-lo para formar estratégias da empresa
ResponderExcluirMuito bem colocado pelo grupo a explicação com a Matriz SWOT.
ResponderExcluirÓtima colocação do grupo na afirmação de que as fraquezas e as forças de uma organização estão intimamente ligadas aos fatores internos que influenciam na criação de sua estratégia mercadológica.
ResponderExcluirpercebe-se que a elaboração de uma estratégia de marketing pode ser comparada ao “trabalho de uma formiguinha”, pois exige paciência e persistência, esse exemplo nada mais é que o trabalho continuo de empregar bem o marketing e suas estrategias
ResponderExcluirMuito bom a abordagem do texto para explicar a estratégia da Matriz SWOT.
ResponderExcluirTítulo e analogia muito interessantes, o vulgo "trabalho de formiguinha", geralmente subestimado, na verdade é exigente e complexo.
ResponderExcluirConcordo com o texto ao dizer que a construção de uma estratégia de marketing é moldada por diferentes variáveis e a empresa deve estar apta a se readequar as mudanças dessas variáveis.
ResponderExcluirPostagem maravilhosa, cita várias fontes acadêmicas e usa imagens que ilustram bem o conteúdo. Realmente, um trabalho de formiguinha. Só um grupo com esses nomes pra ser tão bom
ResponderExcluirO grupo não apenas apresentou os conceitos de macroambientes e microambientes como também relacionou muito bem com a matriz SWOT, com exemplos claros e simples. O nome do artigo é outro ponto interessante, a analogia entre o comportamento coletivista das formigas e o fato de que uma boa estratégia de marketing engloba todos aqueles que trabalham na empresa.
ResponderExcluirAcredito que a análise de forças internas positivas e negativas ajudam uma organização a aprender com seus acertos e erros, e também a identificar as estratégias cabíveis para se trabalhar com as necessidades emergentes do macro ambiente, o que torna visível como a organização deve agir no macro ambiente, ou quais mudanças internas são necessárias antes de aplicar práticas eficientes no macro ambiente.
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