Grupo os Batutinhas - A importância da adaptação do marketing aos diferentes tipos de ambientes

Como o ambiente interno e externo afetam as estratégias de marketing das organizações.


O ambiente de marketing consiste em todas as incógnitas que influenciam nos negócios de uma empresa, direta ou indiretamente, ou seja, todo fator que pode beneficiar ou prejudicar uma empresa ou negócio. Para entender este conceito é preciso analisar separadamente dois grupos distintos que compõem o ambiente de marketing: o ambiente interno e o ambiente externo, que se dão de forma muito importante na formulação de toda estratégia de marketing e influenciam diretamente no funcionamento das empresas.

Os fatores internos de uma empresa estão ligados a fatores competitivos que a empresa já possui controle. Existem diversos destes fatores, por exemplo a empresa em si, os fornecedores, o público relevante, os clientes, os funcionários, os concorrentes e os intermediários. Eles afetam, diretamente, a capacidade de atendimento aos clientes. 

*A empresa é a responsável pela criação e formulação de um produto ou serviço que será oferecido e é quem tem controle do ambiente interno, pois é quem tempo poder para realizar contratações, demissões, promoções etc. A empresa possui diversos setores e dentre eles normalmente existe o setor de marketing que devem acompanhar e entender o funcionamento das outras partes.

*O fornecedor é o ponto inicial. É quem manda a matéria prima ou material primário para as empresas, para que desenvolva(m) seu(s) produto(s). são primordiais para uma empresa.

*Os concorrentes são todos aqueles que competem pela atenção e preferência dos clientes. Analisá-los pode ser extremamente necessário na hora de analisar as tendências de mercado. Podem ser separados em dois grupos dignos de avaliações específicas. O primeiro grupo é o grupo dos concorrentes diretos, que são aquelas empresas que pertencem ao mesmo segmento de mercado, como a Tesla e a General Motors, a PepsiCo e a Coca Cola Company. Os concorrentes indiretos são aqueles que possuem segmentos diferentes, mas que em dados momentos competem pela preferência do consumidor, é como a Nike e a Microsoft, um cliente em algum momento pode ter que se decidir entre comprar um XBOX ONE ou um par de tênis novos.

*O público relevante são aquelas pessoas cuja imagem influencia na visibilidade de uma empresa ou propaganda. São as pessoas cuja imagem promove a empresa. Podendo ser os acionistas, os influenciadores entre outras personalidades públicas etc.

*O cliente é, de forma lúdica, a essência de uma empresa, é a razão dela continuar existindo. É aquele que consome o que é produzido pelas empresas. Mas também, segundo Kotler, existem cinco tipos distintos de cliente. Sempre que pensamos em clientes pensamos na verdade no mercado consumidor, mas existem aquelas empresas que possuem outros clientes além dos consumidores finais (aqueles que consomem ou presenteiam o que compram). São clientes: 

*Mercado industrial que são aquelas empresas que compram de outras empresas para criar outra produto em cima do produto comprado, por exemplo, uma empresa que fabrica chocolate, não necessariamente produz o plástico da embalagem, muito provavelmente ele o compram de outra empresa.

*Mercado revendedor como próprio nome diz, são aquelas empresas que compram para revender, exemplo, varejistas compram de atacadistas

*Mercado governamental, é uma instituição ou fundação governamental que compra produtos que serão destinados ao serviço público.

*Mercado internacional, são pessoas ou empresas de outros países que consomem determinados produtos. Normalmente esses consumidores possuem outras tendências de compra, outras culturas e outros hábito em geral e por isso são analisados separadamente e também estão em uma classificação diferente de cliente.

*Os intermediários são aqueles que participam do processo geral, mas não pertencem a empresa a qual oferece o produto ou serviço. Ajudam no funcionamento da empresa, mas são provenientes de empresas ou órgãos terceiros.

Existem outros fatores que contribuem para o sucesso ou o fracasso de uma empresa, que é denominado como macroambiente. esses são aqueles que não podem ser controlados e nem evitados, mas que podem pegar uma empresa de surpresa, se o analista de marketing não se atentar a elas.

Os macroambientes se dividem nos seguintes tópicos:

* Os ambientes naturais são os aspectos climáticos, geológico e meteorológicos de uma determinada região.

*Os ambientes demográficos, que diz respeito a população, dados de média de idade, ocupação profissional, sexo, renda, natalidade e mortalidade, densidade demográfica etc;

*O ambiente cultural, que se trata dos costumes e comportamentos dos clientes, que varia conforme a localidade e o contato direto com outros lugares. Faz parte deste ambiente a religião, ]/superstições, rotinas locais;

*Ambiente Tecnológico, afeta diretamente o desempenho e o tempo gasto tanto na formulação da estratégia de marketing, quanto na criação e produção de um determinado produto.

*O ambiente Político-Legal, formado pelas normas do país em que a empresa se encontra ou exerce suas atividades, é o mais delicado e burocrático de todos os macroambientes.

O ideal administrador de empresas que busca o sucesso deve usar das melhores maneiras e estratégias de marketing para atender os diversos tipos de clientes, se adaptando aos ambientes externos e internos e conseguindo atingir todos os perfis de clientes, trazendo retorno financeiro e melhorando o relacionamento de clientes com a marca. 

Para fazer uma boa estratégia de marketing deve-se detalhar o máximo possível, lembrando todos esses tópicos abordados anteriormente. Cada um deles pode interferir e influenciar nos negócios positiva ou negativamente, vai depender de quão bem estruturada fica seu plano de negócio. Ainda nesse tema, é bastante válido se lembrar das análises de SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats - em tradução livre: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), pois são elas que esclareceram ao analista de marketing, o que será proveitoso ou não, além da previsibilidade sobre algo ruim e que não pode ser controlado, assim como fenômenos naturais. O sucesso de uma empresa depende disso. 


Referências:

https://www.wrprates.com/analise-interna-e-externa-matriz-swot/

https://interfacecomunicacao.com.br/comunicacao-empresarial-interna-e-externa-quais-sao-as-diferencas/

https://www.oitchau.com.br/blog/cliente-interno-e-externo-como-lidar-com-ambos/

https://www.gp4us.com.br/analise-do-ambiente-externo/

https://www.melhoratendimento.com.br/relacionamento-com-cliente-interno-estrategias-para-adotar-na-empresa/

https://rockcontent.com/br/blog/ambientes-de-marketing/

https://neilpatel.com/br/blog/ambiente-de-marketing/

 

INTEGRANTES:

 

Bruno Silva Monteiro

Eberton Chaves Dias

Tayrone Araujo Machado

Lucas José de Lima Neto

Igor Mendonça Abe

Helton Pereira de Aguiar

Pedro Paulo Silva Paiva Araújo

Maycon Pacheco

Paulo César Garcia Júnior


Comentários

  1. Como o grupo colocou no texto, é muito importante para as empresas analisarem os ambientes internos e externos para se ter sucesso no mercado.

    ResponderExcluir
  2. Ter um bom relacionamento com os colaboradores que fazem parte da empresa é essencial para o desenvolvimento da organização.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explicação do grupo a respeito de macro e micro ambiente.

    ResponderExcluir
  4. O texto trouxe uma série de tópicos acerca dos fatores do microambiente e macroambiente colocando a organização no centro e definindo com esses fatores influenciam em cada aspecto relevante com a matriz SWOT reforçando isso com análise interna e externa.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, para criar uma estratégia de marketing boa é preciso saber sobre os pontos mostrados pela equipe, pois eles podem mudar positivamente ou negativamente seu negocio

    ResponderExcluir
  6. Muito bem explicado os conceitos no texto, saber trabalhar em estratégias de marketing explorando cada ambiente pode trazer bons frutos.

    ResponderExcluir
  7. Com o conhecimento, a organização poderá até mesmo amenizar problemas no ambiente externo(como crises, etc.).

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a forma como o grupo detalha sobre os macro e micro ambientes

    ResponderExcluir
  9. Muito bem detalhado o texto do grupo, informando os fatores que influenciam na saúde da empresa dependendo do quão bem estruturado é seu plano de negócio. Vale ressaltar também a citação do SWOT que sempre ajuda a equipe de marketing da empresa.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a quantidade de fatores que precisam ser analisados, uma empresa que possui uma boa equipe de BI certamento possui uma vantagem competitiva.

    ResponderExcluir
  11. Gostei da explicação e da exposição de como os macroambientes se dividem, ficou muito claro!

    ResponderExcluir
  12. Postagem com bom embasamento teórico e exemplos simples que ajudam a entender a maioria dos fatores envolvidos na elaboração de uma estratégia de marketing. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante das explicações conceituais presentes no texto.

    ResponderExcluir
  14. Mostrou um bom detalhamento sobre cada elemento dos ambientes de marketing

    ResponderExcluir
  15. Foi especificado o tema da melhor forma. O macroambiente é o ambiente externo, que não podemos controlar, já o microambiente ou interno, esse podemos ter o controle.

    ResponderExcluir
  16. Interessante como o grupo colocou os diversos ambientes e como cada um afeta no marketing de uma empresa.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao grupo pela abordagem mais aprofundada dos ambientes.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com o grupo, a visão deles para o macroambiente e microambiente é muito boa.

    ResponderExcluir
  19. gostei que o time detalhou bastante a questao de macro e micro!!

    ResponderExcluir
  20. Achei mto legal a explicação dos concorrentes indiretos. Acho que por exemplo a Kodac ou fabricantes de cameras digitais no passado não imaginariam que teriam uma concorrência quase que desleal com os celulares nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  21. Parabens para o grupo que detalhou cada fator que influencia tanto o macroambiente quando o ambiente interno.

    ResponderExcluir
  22. Detalhar o máximo possível nas análises é, de fato, o melhor meio para elaborar estratégias de marketing.

    ResponderExcluir
  23. Publicação bastante explicativa, principalmente pela explicação dos tipos de clientes e dos macro ambientes. Desse modo, o texto é bem assertivo já que, como o próprio grupo cita, é muito importante “analisar separadamente dois grupos distintos que compõem o ambiente de marketing: o ambiente interno e o ambiente externo”.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do texto do grupo. De fato, para que uma empresa crie corretamente suas estratégias de marketing e se situe no mercado, é necessário que haja o estudo dos macro e microambiente.

    ResponderExcluir
  25. Ótima explicação dos tipos de clientes e também dos macro ambientes.

    ResponderExcluir
  26. Ter um bom relacionamento externamente e internamente é crucial para o crescimento da empresa.

    ResponderExcluir
  27. Como o ambiente interno e externo afetam as estratégias de marketing das organizações isso deve ser levado a sério, pois e a maneira de conhecer os vários tipos de clientes

    ResponderExcluir
  28. Ótimo texto! Bem explicado como é feito a divisão dos macroambientes.

    ResponderExcluir
  29. Concordo com a afirmação final do grupo de que cada fator pode interferir e influenciar nos negócios positiva ou negativamente, tudo depende de quão bem estruturado é o plano de negócio.

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o texto, exemplifica bem como os diversos tipos de ambientes influenciam nas estratégias de marketing

    ResponderExcluir
  31. O grupo separou vários tipos de mercados e ambientes e os definiu e explicou, contextualizando o tema de forma mais eficiente.

    ResponderExcluir
  32. Texto didático e com exemplos simples que ajudam a entender a maioria dos fatores envolvidos na elaboração de uma estratégia de marketing.

    ResponderExcluir
  33. Parece que houve uma desconfiguração na hora da postagem do trabalho, algumas frases ficaram com letra muito pequena e o que imagino ser uma estrutura de bullet points virou asteriscos. Mesmo assim deu pra entender muito bem macro/micro-ambientes e gostei da explicação por tópicos, alguns contendo exemplos bem claros.

    ResponderExcluir
  34. A divisão das analises dos ambientes externos e internos como partes distintas amplia qualidade das estratégias tomadas. Entender que no ambiente interno, por exemplo, existem fatores em que já se tem controle e no ambiente externo isso não acontece, facilita a compreensão de que o que você não pode evitar, você pode tanto se preparar para reduzir os danos quanto transforma-lo em aliado. Como diz o ditado: quando chove, tem aqueles que fogem da chuva e tem aqueles que vendem um guarda chuva. A matriz SWOT introduzida no final reforça essa ideia de que existem fatores controláveis e aqueles que não são.

    ResponderExcluir
  35. Identificar os pontos fracos e fortes é indispensável no exercício de uma proposta de produto. Prática que pode ser aprimorada com uma análise interna e externa para abrir caminho para uma abordagem mais engajada com as necessidades do mercado.
    Um dos benefícios que uma organização pode tirar com essa estratégia é elevar o conceito público com relação a organização e, diferencial que garante vantagem competitiva no mercado.

    ResponderExcluir
  36. Realmente, o fato de ter um planejamento bem estruturado e definido aumenta as chances de uma maior previsibilidade sobre algum impacto negativo, o que pode ser melhor controlado se conseguido identificar previamente. E de fato, o sucesso da empresa depende muito disso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário