Grupo Os Batutinhas - O papel do mix de marketing no contexto mercadológico
em
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
No mundo atual do marketing vários quesitos influenciam na compra ou não de um produto e com a densa quantidade de informações no atual mundo globalizado , a tarefa de atender as necessidades de todos tipos de consumidores se torna cada vez mais difícil.
No planejamento de vendas de um produto, temos o exemplo do mix de marketing, complementado por Kotler como 4Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção). Em relação ao produto é necessário ter uma preocupação em planejar algo que pense no: objetivo para o cliente, a utilização, o nome, a aparência da mercadoria e no impacto dessas características no mercado consumidor.
A Matriz Preço x Qualidade
A matriz apresenta 9 quadrantes alinhados por meio de 2 eixos, segmentados em 3 partes, cada: Alto, Médio e Baixo conforme a figura abaixo :
No quesito preço é necessário fazer um estudo de mercado e relacionar: Preço x qualidade deste produto. A tabela acima exemplifica a reação real dos clientes relacionando o quesito citado. O mix mercadológico determina que a concepção do preço é baseado na mensuração do valor cobrado pelo produto e/ou serviço, com base na relação de valor do bem por seu uso. Por isso é importante que seja realizado diferentes pesquisas de mercado e avaliação da concorrência antes de se determinar o valor do produto oferecido, além de definir uma faixa de preço ideal para ter retorno financeiro, mas também atender a demanda e expectativas da sua clientela, oferecendo um serviço de qualidade .
Os canais de distribuição tem importante relevância durante um planejamento de marketing e organização de uma empresa. Eles definem a forma e os meios do produto chegar às mãos do cliente, desde o processo de fabricação até a aquisição do consumidor, com o objetivo final de garantir uma entrega de forma rápida e objetiva, para que o produto esteja disponível para o consumidor final através dos pontos de venda .
De acordo com a tabela acima pode-se perceber que existem diferentes canais de distribuição e intermediários antes desse produto destinar ao consumidor final. É necessário mensurar a quantidade de clientes e se essa organização se trata de uma pequena, média ou grande empresa, de acordo com a quantidade de clientes e área de mercado ativo o qual seria o canal de distribuição mais adequado e que atenda as necessidade em questão de qualidade de entrega x velocidade de entrega.
No quesito de entrega para o consumidor por meios de serviços terceirizados vale salientar a importância de analisar a logística desta empresa terceirizada e a necessidade de garantir a entrega do produto no tempo previsto, além de garantir a qualidade e integridade do produto ao se destinar ao consumidor final. A prática de oferecer garantia de entrega e satisfação é um ponto importante na conquista e fidelização de clientes, principalmente quando se trata de compras feitas em websites e através de ferramentas de comunicação como: whatsapp, facebook, instagram entre outros .
No aspecto que se refere a divulgação do produto, podemos nos apontar para o 4º e último dos 4Ps do marketing. A promoção, que de acordo com Las casas, se faz com o seguinte objetivo: “Informar os consumidores a respeito dos seus produtos, serviços ou formação da própria imagem da empresa” (LAs CASAS, 2009, p.283).
Algumas ferramentas de promoção utilizadas para alcançar futuros consumidores pode ser feita com a combinação de:
divulgações em redes sociais conhecidas como instagram e facebook;
Jornais, revistas, propagandas televisivas, outdoors e panfletos;
Amostras grátis de produtos ou eventos com intuito de divulgação da marca.
Além de citar a participação de clientes fiéis à marca, os chamados “advogados fiéis“ que através do “boca a boca”, que é uma forma de promoção gratuita, que os próprios clientes satisfeitos compartilham a sua satisfação com a marca ou empresa com outras pessoas.
A propaganda é um processo tão importante, que é utilizada como estratégia para que a imagem que um determinado consumidor tem de um produto ou marca, seja alterada. Além de dar ao produto a impressão de ser diferente dos outros produtos de mesma categoria. Visto que o mercado está cada vez mais competitivo e as empresas precisam de visibilidade para atrair consumidores e até mesmo fidelizar os consumidores antigos. Um exemplo é a propaganda da Havaianas, com o Chico Anysio na década de 1960, onde o produto ofertado é apresentado como mais cheiroso e de maior qualidade. A imagem que a própria empresa passa de seu produto influencia em como o novo consumidor vai enxergá-lo. Outro exemplo de como a propaganda influencia o consumo é a propaganda/campanha da Coca-Cola, que em 2017, no dia Internacional do orgulho LGBTQIA+ distribuiu latas de Coca-Cola com Fanta dentro e com o Slogan “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”. A propaganda viralizou e gerou inúmeros comentários, em sua maioria positivos. O que influenciou no aumento das vendas da empresa.
Achei muito interessante e didático o vídeo com a explicação sobre o mix de marketing. Além disso, gostei bastante das soluções apresentadas pelo grupo para uma empresa conseguir angariar consumidores.
O texto traz uma abordagem interessante dos 4P´s do mix que de marketing, trazendo ênfase ao P de promoção do marketing, sobre a importância de realizar uma divulgação correta de um produto que tem como objetivo informar um grupo seleto de cientes sobre um produto que pode satisfazer a necessidade deles.
Achei o texto muito bom e gostei da forma como o assunto foi abordado. É sempre importante analisar a empresa e estabelecer estratégias condizentes com a realidade dela.
Com a maior mobilidade, trazida principalmente pelo acesso à Internet via celular, as empresas têm a possibilidade de alcançar mais consumidores, independente da localização e distância. Além disso, facilita o alcance aos clientes através das propagandas em diferentes meios de comunicações.
O grupo trouxe uma explicação sucinta e clara do que são os 4PS do marketing, muito bem explicado com imagens para facilitar o entendimento, muito bom mesmo.
Realmente, a propaganda é muito importante, é por meio dela que os consumidores tem uma imagem do um produto ou marca. Além de mostrar as diferenças do produto.
Como o próprio grupo citou no texto, a propaganda é uma das grandes essências do marketing, por isso saber trabalhar com ela agrega um diferencial na empresa, conquistando muito possivelmente vários clientes.
Muito interessante o vídeo indicado. Também concordo muito que que os próprios clientes satisfeitos compartilham a sua satisfação com a marca ou empresa com outras pessoas, fazendo com que mais pessoas se interessem pelo produto também.
Interessante o tema de relacionar a economia do fornecedor com o interesse do consumidor. Gerar um produto que alcance um patamar desejável e rentável para o consumidor e que, no fim do mês pague as contas, certamente é o objetivo da grande maioria fornecedora. No entanto, estudar cada caso e definir preços e requisitos do produto podem exigir mais que uma receita pronta. Usar os dados de um estudo de caso do mercado pode ser o verdadeiro caminho para construir uma economia saudável que vá satisfazer o consumidor.
Gostei que o grupo incluiu um aprofundamento teórico sobre os 4 Ps e que incluiu cases bem sucedidos, como o da Coca-Cola que, ao mudar a de promoção de seus produtos (se aproveitando de frases populares como a citada no texto), garantiu mais visibilidade e a inda contribuiu para causas sociais importantes.
Sempre no dia a dia das empresas focamos em tratar o cliente de uma forma que ele vire um "fã", é a estratégia de marketing mais saudável e orgânica na minha opinião. Não existe propaganda melhor do que o boca boca e o trabalho bem feito com relação aos serviços e condições entregues. Isso vale para todas as categorias e pilares das nossas vidas.
A tabela que o grupo mostrou é muito importante para entender como que funciona os diferentes canais de distribuição, pois é de suma importância para a empresa conhecer todos, afinal de contas o produto tem que chegar até o cliente e da melhor forma possível para o satisfaze-lo.
Excelente publicação, pois apresenta de forma concisa e bem explicada sobre a estratégia de Mix Mercadológico. Achei legal o exemplo da propaganda da Coca-Cola citada em propaganda, já que eu não tinha ouvido falar dessa antes.
Gostei muito da explicação do grupo sobre os 4 P's do Marketing, principalmente na parte da "Promoção". Acredito que, como citado, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, e a melhor maneira de uma empresa se destacar é investir em propagandas que construam a ideia da marca perante o consumidor.
Concordo com o grupo principalmente sobre o tópico de preço, pois não devemos apenas olhar o valor mais a relação preço x qualidade não é porque você oferece o menor preço que será a melhor escolha pois alguém pode ofertar uma qualidade melhor.
Interessante a análise sobre preço x qualidade, realmente na maioria das vezes medimos a qualidade do produto com o seu preço comparado com os demais e muitas das vezes essa é a principal razão de optarmos por uma marca na compra.
A parte que foi citada da entrega para o consumidor, sem duvidas é muito importante, pois há muitos relatos de serviços de entrega em que ocorrem desvio dos produtos, ou que prejudicam a qualidade e integridade do mesmo antes de chegar ao consumidor. Esses são fatores que acabam manchando a reputação de qualquer empresa, e acaba sendo difundida uma má reputação principalmente nas as redes sociais.
A propaganda é uma das grandes essências do marketing. Dito isso, saber trabalhar com as propagandas agregam um diferencial na empresa, possivelmente conquistando muitos clientes.
Os centros de distribuição são realmente muito importantes, pois eles auxiliam na estratégia logística daquele produto. Como houve um grande aumento nas vendas online, principalmente, ter canais de distribuição estratégicos faz toda a diferença em relação a valor e prazo de entrega.
Achei muito interessante e didático o vídeo com a explicação sobre o mix de marketing. Além disso, gostei bastante das soluções apresentadas pelo grupo para uma empresa conseguir angariar consumidores.
ResponderExcluirO texto traz uma abordagem interessante dos 4P´s do mix que de marketing, trazendo ênfase ao P de promoção do marketing, sobre a importância de realizar uma divulgação correta de um produto que tem como objetivo informar um grupo seleto de cientes sobre um produto que pode satisfazer a necessidade deles.
ResponderExcluirAchei o texto muito bom e gostei da forma como o assunto foi abordado. É sempre importante analisar a empresa e estabelecer estratégias condizentes com a realidade dela.
ResponderExcluirCom a maior mobilidade, trazida principalmente pelo acesso à Internet via celular, as empresas têm a possibilidade de alcançar mais consumidores, independente da localização e distância. Além disso, facilita o alcance aos clientes através das propagandas em diferentes meios de comunicações.
ResponderExcluirO grupo trouxe uma explicação sucinta e clara do que são os 4PS do marketing, muito bem explicado com imagens para facilitar o entendimento, muito bom mesmo.
ResponderExcluirRealmente, a propaganda é muito importante, é por meio dela que os consumidores tem uma imagem do um produto ou marca. Além de mostrar as diferenças do produto.
ResponderExcluirO exemplo do boca a boca é perfeito. E também muito bom fazer compras, e comer um queijinho de graça hehe
ResponderExcluirComo o próprio grupo citou no texto, a propaganda é uma das grandes essências do marketing, por isso saber trabalhar com ela agrega um diferencial na empresa, conquistando muito possivelmente vários clientes.
ResponderExcluirMuito interessante o vídeo indicado. Também concordo muito que que os próprios clientes satisfeitos compartilham a sua satisfação com a marca ou empresa com outras pessoas, fazendo com que mais pessoas se interessem pelo produto também.
ResponderExcluirInteressante o tema de relacionar a economia do fornecedor com o interesse do consumidor.
ResponderExcluirGerar um produto que alcance um patamar desejável e rentável para o consumidor e que, no fim do mês pague as contas, certamente é o objetivo da grande maioria fornecedora.
No entanto, estudar cada caso e definir preços e requisitos do produto podem exigir mais que uma receita pronta. Usar os dados de um estudo de caso do mercado pode ser o verdadeiro caminho para construir uma economia saudável que vá satisfazer o consumidor.
Gostei que o grupo incluiu um aprofundamento teórico sobre os 4 Ps e que incluiu cases bem sucedidos, como o da Coca-Cola que, ao mudar a de promoção de seus produtos (se aproveitando de frases populares como a citada no texto), garantiu mais visibilidade e a inda contribuiu para causas sociais importantes.
ResponderExcluirSempre no dia a dia das empresas focamos em tratar o cliente de uma forma que ele vire um "fã", é a estratégia de marketing mais saudável e orgânica na minha opinião. Não existe propaganda melhor do que o boca boca e o trabalho bem feito com relação aos serviços e condições entregues. Isso vale para todas as categorias e pilares das nossas vidas.
ResponderExcluirUma empresa que procura o sucesso e "advogados fiéis" da marca, precisa criar campanhas pensando no mix mercadológico, os 4Ps são muito essenciais.
ResponderExcluirO mix mercadológico foi citado de forma bem clara no texto, mostrando sua importância, e mostrando aspectos do marketing, relevantes ao produto final.
ResponderExcluirFoi claro pra mim a explicação do grupo, me chamou atenção a propaganda da Havaianas citada no texto.
ResponderExcluirAo mencionar clientes fiéis a marca, advogados fiéis, que agora temos o Marketing de Defensores.
ResponderExcluirA tabela que o grupo mostrou é muito importante para entender como que funciona os diferentes canais de distribuição, pois é de suma importância para a empresa conhecer todos, afinal de contas o produto tem que chegar até o cliente e da melhor forma possível para o satisfaze-lo.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, a importância de estabelecer estratégias condizentes com a realidade da empresa é essencial.
ResponderExcluirMais uma vez, o exemplo boca a boca tem grande destaque. E também é sempre bom ir fazer suas compras e ser surpreendido com alguma "barraquinha"
ResponderExcluirExcelente publicação, pois apresenta de forma concisa e bem explicada sobre a estratégia de Mix Mercadológico. Achei legal o exemplo da propaganda da Coca-Cola citada em propaganda, já que eu não tinha ouvido falar dessa antes.
ResponderExcluirGostei muito da explicação do grupo sobre os 4 P's do Marketing, principalmente na parte da "Promoção". Acredito que, como citado, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, e a melhor maneira de uma empresa se destacar é investir em propagandas que construam a ideia da marca perante o consumidor.
ResponderExcluirConcordo com o grupo principalmente sobre o tópico de preço, pois não devemos apenas olhar o valor mais a relação preço x qualidade não é porque você oferece o menor preço que será a melhor escolha pois alguém pode ofertar uma qualidade melhor.
ResponderExcluirOs 4P são muito importante para as empresas, e o texto aborda bem esse aspecto com o auxilio das figuras.
ResponderExcluirImagens muito bem utilizadas para complementar o texto que explica muito bem o conteúdo
ResponderExcluirExcelente ponto levantado pelo grupo que os canais de distribuição definem a forma e os meios do produto chegar às mãos do cliente.
ResponderExcluirDe fato, se colocar no lugar do consumidor é essencial para entender sua visão em relação ao produto.
ResponderExcluirInteressante a análise sobre preço x qualidade, realmente na maioria das vezes medimos a qualidade do produto com o seu preço comparado com os demais e muitas das vezes essa é a principal razão de optarmos por uma marca na compra.
ResponderExcluirCompreender o consumidor é algo essencial
ResponderExcluirA parte que foi citada da entrega para o consumidor, sem duvidas é muito importante, pois há muitos relatos de serviços de entrega em que ocorrem desvio dos produtos, ou que prejudicam a qualidade e integridade do mesmo antes de chegar ao consumidor. Esses são fatores que acabam manchando a reputação de qualquer empresa, e acaba sendo difundida uma má reputação principalmente nas as redes sociais.
ResponderExcluirA propaganda é uma das grandes essências do marketing. Dito isso, saber trabalhar com as propagandas agregam um diferencial na empresa, possivelmente conquistando muitos clientes.
ResponderExcluirOs centros de distribuição são realmente muito importantes, pois eles auxiliam na estratégia logística daquele produto. Como houve um grande aumento nas vendas online, principalmente, ter canais de distribuição estratégicos faz toda a diferença em relação a valor e prazo de entrega.
ResponderExcluir