Ambientes influenciadores
Atualmente temos plena consciência de que com uma estratégia de marketing bem feita, há mais chances de se obter o sucesso desejado e agregar positivamente ao negócio. Tendo isso em vista, para que uma boa estratégia seja feita, várias análises mercadológicas. Dentre tais análises, deve-se verificar algumas variáveis que influenciam o negócio, que podem estar ligadas a fatores internos e externos, que se conectam ao micro e ao macroambiente.
O micro e o macroambiente são partes que compõem o ambiente de marketing, proposta defendida por Philip Kotler, que tem como premissa a existência de variáveis internas e externas que afetam uma organização. Todas essas variáveis têm que ser analisadas, pois afetam de alguma forma a maneira com que será feito o marketing e conseguentemente suas estratégias dentro da empresa.
O macroambiente são todas as variáveis externas que mexem com o negócio. Já o microambiente, as variáveis internas que também tem muita influência no negócio. Internamente, é mais fácil de se ter controle e fornecer mudanças, caso necessário, para se adequar ao desempenho que se espera. Entretanto, externamente essas mudanças são mais complicadas e cabe então à empresa adequar a sua estratégia ao mercado. Temos vários ambientes diferentes que afetam a empresa direta ou indiretamente, como os clientes, os concorrentes, o ambiente cultural e o econômico, entre outros. Cada um com a sua particularidade e importância para o funcionamento da empresa.
Os ambientes são muito importantes, pois carregam consigo fatores fundamentais para o negócio que se ignorados ou mal analisados, pode desenvolver um caso de miopia em marketing, podendo levar ao desaparecimento da marca do mercado. por isso é essencial que o setor de marketing esteja atento a todos ou pelo menos a maioria deles, para que haja uma maior chance de acerto com o seu público alvo. Essas oportunidades e ameaças trazidas por esses fatores são de extrema importância para o marketing da empresa.
As empresas podem contar com a Matriz SWOT para ajudar a monitorar os fatores pela empresa. Nela constam tanto os internos, forças e fraquezas, como os externos, ameaças e oportunidades. Cada uma dessas divisões são importantes pois contém um conteúdo específico a ser analisado pela empresa.
Portanto, diante da relevância de todos os ambientes para a empresa, é fundamental termos um bom time de marketing que consiga e esteja sempre atento a todos os fatores internos e externos e, busquem sempre que necessário, se adequar as mudanças que irão surgindo, pois se trata de um passo importante para desenvolver uma boa estratégia de marketing.
Referências Bibliográficas:
https://neilpatel.com/br/blog/ambiente-de-marketing/
https://blog.vhsys.com.br/microambiente-macroambiente-empresarial/
https://www.consultoriaiso.org/analises-internas-e-externas-da-organizacao/
Integrantes:
Alex Júlio Silva de Abreu
Bruno dos Santos Sicchieri
Erick Cristian de Oliveira Pereira
João Victor Bento Chagas Teixeira
Matheus de Freitas Andrade
Matheus Ferreira Riguette de Souza
Matheus Goncalves Coelho de Resende Silvano
Paulo Victor Silva Mello
Rafael Alves Cardoso
Roberto Teixeira Nascimento Filho
Victor Hugo Morais da Silva
Vitor Manoel Gonçalves Teixeira
O texto traz as definições acerca dos microambientes e macroambientes no contextualizado ao marketing de uma organização, levantando assim a importância dessas organizações de estarem atentas a dinâmica desses dois fatores e como influênciam a organização. Uma das formas abordadas no texto para lidar com esses dois fatores é a matriz SWOT.
ResponderExcluirO grupo soube descrever muito bem sobre microambientes e macro ambientes, mostrando a importância de se adequar ao ambiente em que a empresa está.
ResponderExcluirPara que funcione bem o marketing da empresa é necessário uma boa equipe para conseguir aplicar corretamente a matriz SWOT para que a empresa tenha maior chance de sucesso no mercado.
ResponderExcluirPerfeito em Eric, a matriz SWOT ajuda muito a empresa entender sobre seu micro e macro ambiente.
ExcluirAdaptar-se às mudanças do ambiente externo é importante de igual forma arriscado. Pois uma má formulação ou interpretação, pode trazer uma empresa à falência.
ResponderExcluirRealmente a adaptação ao macro e micro ambiente é de extrema importância para o sucesso de uma organização e com o uso correto da matriz SWOT e uso correto de técnicas de marketing a chance da organização ter o sucesso no mercado cresce exponencialmente .
ResponderExcluirBem legal o conceito de matriz SWOT, ela certamente é um diferencial na hora de identificar os pontos que a empesa pode melhorar no seu plano de marketing.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, principalmente sobre os riscos da miopia em marketing porque ninguém quer ser a nova Blockbuster
ResponderExcluirComo o próprio grupo comentou que as empresas devem considerar bem ter uma equipe competente e qualificada de marketing para que fiquem ligados em todos os fatores em volta da empresa, e utilizando o SWOT, essa tarefa é facilitada.
ResponderExcluirÉ muito necessário que as empresas utilizem a matriz SWOT para ajudar a monitorar os fatores internos e externos, com o objetivo de melhorar o seu plano de marketing.
ResponderExcluirO texto definiu bem qual a importância de se identificar os fatores internos e externos que interferem em uma estratégia de marketing. A citação de Kotler foi importante para embasar os argumentos.
ResponderExcluirRealmente, a matriz SWOT exerce uma importância crucial na elaboração de uma boa estratégia de marketing.
ResponderExcluirO grupo mostrou bem a definição de Matriz SWOT, mostrando sua real importância para o entendimento dos ambientes de marketing.
ResponderExcluirAmbientes influenciadores, externo e interno, a importância de se adequar a esses ambientes para desenvolver uma boa estratégia de marketing. Ótimo texto.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, dentro da empresa o time de marketing deve sempre levar em consideração os fatores internos e externos e se adaptar as mudanças.
ResponderExcluirGostei muito do comentário sobre a miopia em marketing, um erro que pode levar a perdição de uma empresa.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, é preciso ter uma equipe qualificada para ficar ligados em todos os fatores em volta da empresa, e para facilitar a tarefa se utiliza o SWOT.
ResponderExcluirgostei da abordagem da equipe sobre macro e micro ambiente, toda empresa deve levar isso com mt importancia
ResponderExcluirNo segundo parágrafo entendemos sobre como a empresa deve se encaixar nos moldes do contexto aatual do mercado em que se situa, porém, não é necessário observarmos a possibilidade de se moldar o mesmo pos si só? Poucas empresas ditam as tendências.
ResponderExcluirRealmente, observar e compreender as variáveis do negócio é de suma importância para elaborar as estratégias de marketing.
ResponderExcluirO texto mostra bem o porque as empresas devem usar a matriz SWOT para ajudar a monitorar os fatores internos e externos para melhorar seus planos de marketing.
ResponderExcluirAchei bem interessante o comentário sobre a miopia em marketing, principalmente porque é um tópica que pode impactar diretamente na vida útil de uma empresa.
ResponderExcluirAchei o texto muito explicativo, não conhecia a matriz SWOT e foi muito interessante conhecer
ResponderExcluirEfetivamente, se torna essencial que a empresa sempre procure uma equipe que esteja atenta ao micro e macro ambientes, se moldando conforme as necessidades mercadológicas. É um passo crucial para o desenvolvimento de um bom marketing.
ResponderExcluirConcordo com a publicação do grupo. Gostei da explicação do grupo sobre a importância do planejamento e como o estudo do micro e macro ambientes podem auxiliar a empresa, dito isso, a citação da Matriz SWOT como recomendação foi um bom complemento ao texto.
ResponderExcluirExcelente exposição do grupo ao afirmar que uma estratégia de marketing bem feita, há mais chances de se obter o sucesso desejado e agregar positivamente ao negócio.
ResponderExcluirAs empresas que utilizam a matriz SWOT para monitorar os fatores internos e externos, tendem a melhorar o seu plano de marketing.
ResponderExcluirO texto demonstra bem todos os efeitos de se aplicar a estratégia da Matriz SWOT, e destaque também para a divisão em macro e micro ambientes
ResponderExcluirO texto definiu qual a importância de se identificar os fatores internos e externos que interferem em uma estratégia de marketing.
ResponderExcluirMuito bem explicado sobre macro/micro ambientes pelo grupo. Além disso, abriram espaço para uma próxima postagem explicando com detalhes a análise SWOT.
ResponderExcluirA imagem de abertura foi simplesmente sensacional!
O artigo ficou bem explicado, os termos macroambiente e microambiente ficaram claros. Realmente entende-los é fundamental para manter o bom funcionamento de um negócio. A matriz SWOT apresentada também entra em um ponto interessante que é a analise das fraquezas, forças, ameaças e também as oportunidade que podem influenciar positivamente ou negativamente o sucesso de uma empresa.
ResponderExcluirConcordo quando disseram que para uma boa estratégia de marketing é necessário uma boa análise mercadológica. A partir de tais análises, é possível identificar variáveis que influenciarão no negócio, seja interno ou externo, uma força ou fraqueza.
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