A língua do P
O mundo está em constante desenvolvimento, e as conexões virtuais são o novo motor que gera resultado no mercado. Aplicar práticas estratégicas de marketing no mercado ganha um papel fundamental no desenvolvimento de um produto no mercado atual que vem se tornando mais crítico e de perfil mais variado. Alcançar e conquistar o cliente se torna o caminho para a formação do relacionamento rentável em caráter bilateral, formando o ambiente ideal para consolidação de um produto e sua marca no mercado.
Objetivando a consolidação do produto, as variáveis de estudo se tornam as características que vão ligar o produto ao consumidor. A abordagem de mix mercadológico apresenta atributos chave que representam as leis que determinam o domínio que envolve o relacionamento de oferta de produtos e seus consumidores. Os atributos do Mix Mercadológico, apelidado de os 4Ps, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção, são fatores determinantes que movem a decisão de compra dos clientes. Como?
Para entender como trabalhar o Mix Mercadológico sob o comportamento de compra do consumidor, nada melhor que uma aplicação prática desse modelo estratégico do marketing em um cenário real. Observemos então a marca Coca-Cola, uma organização multinacional de sucesso, comprometida em oferecer como produto a experiência de consumir a bebida a base de cola.
Produto:
Tomando em primeiro lugar o produto como objeto de estudo, é possível observar que suas características que vão se ligar às necessidades do público alvo. No caso, temos a fórmula que proporciona uma bebida saborosa e refrescante, características que vão atrair o consumidor que procura suprir sua sede ou atender ao desejo de beber algo doce e saboroso durante ou fora de suas refeições. A proposta e a fidelidade no produto que realmente atende a sua proposta forma um produto fiel e que de fato agrada o público que facilmente se adere a marca, se tornando consumidor frequente da mesma.
Preço:
A maneira como a Coca-Cola construiu o preço em seu produto é outro ponto forte, que atende a necessidade da grande demanda em consumir algo de qualidade a um preço acessível. Mesmo o refrigerante da marca tendo um preço levemente maior do que outras marcas de refrigerante concorrentes, ainda é um preço acessível que defende a ideia de preço justo por se tratar de uma bebida de qualidade reconhecida. Esse conjunto de qualidade, preço justo e acessível acaba se tornando uma bebida que não tem sua procura limitada pela classe econômica do consumidor, atraindo o interesse de compra na grande demanda.
Praça:
A estratégia de praça abordada pela marca foi outro ponto que impulsionou absolutamente suas vendas. Ampliando a acessibilidade do seu produto para a maioria os mercados e estabelecimentos de consumo alimentício, facilitando o acesso físico, levando o produto para perto da casa e do trabalho do consumidor.
Outra estratégia foi dispor a bebida em diferentes embalagens e quantidades, se adaptando às necessidades do cotidiano dos consumidores, facilitando a ideia de que o produto cabe em cada momento da vida do consumidor, um ótimo incentivo para compra. A distribuição do produto em escala global foi outro fator de sucesso que ampliou a visibilidade da marca e o consumo de seu produto pela grande massa mundial.
Promoção:
Todo mundo já viu uma propaganda da Coca-Cola na TV, certo? Isso porque a marca pode ser um belo exemplo de adoção de estratégias de propagandas e publicidade para convidar o público a consumir a bebida. A participação da marca juntamente com eventos esportivos também foi uma área muito explorada pela marca. Seus esforços implicam que convidar o consumidor a se juntar a marca é fundamental para manter a visibilidade e o interesse do público na marca que vai levá-lo a voltar a consumir o refrigerante.
Podemos observar o caso de uma marca multinacional de sucesso que apresenta seu mercado adotando o uso das estratégias de mix de marketing aplicando ao seu produto as características que vão atrair e conquistar o público global, com o objetivo de mantê-lo fiel a marca.
Referências Bibliográficas:
https://neilpatel.com/br/blog/4-ps-do-marketing/
https://www.mundodomarketing.com.br/entrevistas/2205/por-dentro-do-marketing-da-coca-cola.html
https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/comunicacao-integrada-de-marketing-conheca-a-area-que-leva-a-magia-das-campanhas-da-coca-cola-brasil-aos-consumidores
Integrantes:
Erick Cristian de Oliveira Pereira
Vitor Manoel Gonçalves Teixeira
Alex Júlio Silva de Abreu
Bruno dos Santos Sicchieri
João Victor Bento Chagas Teixeira
Matheus de Freitas Andrade
Matheus Ferreira Riguette de Souza
Matheus Goncalves Coelho de Resende Silvano
Paulo Victor Silva Mello
Rafael Alves Cardoso
Roberto Teixeira Nascimento Filho
Victor Hugo Morais da Silva
O exemplo da coca cola foi certeiro. Trata-se de uma empresa que acerta bastante nas suas ações no mercado e que por meio disso conseguiu conquistar uma posição favorável em grande parte do mundo
ResponderExcluirMesmo a coca-cola não sendo um produto de "qualidade" - tendo em vista que é basicamente açucar, eles souberam influenciar quem assiste à seus comerciais ou até mesmo experimenta o produto. Quanto ao preço, souberam muito bem planejar, mesmo sendo um preço bem elevado em relação aos seus concorrentes.
ResponderExcluirÉ o maior exemplo de como o marketing faz a diferença na aceitação de um produto, mesmo não trazendo efeitos positivos com sua utilização.
ExcluirA estratégia da coca cola de vender a bebida em diferentes embalagens e quantidades, facilita a vida do consumidor se tornando um ótimo incentivo para compra do produto, alem disso com a distribuição em escala global a visibilidade da marca e o consumo de seu produto são incrivelmente aumentados.
ResponderExcluirGostei bastante do fato do grupo ter aplicado os 4Ps à vida real por meio do exemplo da Coca Cola. A "The Coca Cola Company" conseguir executar os 4Ps com muita maestria.
ResponderExcluirÓtimo exemplo que o grupo deu falando da Coca-Cola, uma gigante no mundo dos negócios que tem em sua essência os 4P's, esse fato fez com que ela seja o que é hoje.
ResponderExcluirExcelente exemplo! Usando a Coca-Cola é possível exemplificar muito bem cada P, mostrando como cada um deles podem ser explorados para o sucesso da marca.
ResponderExcluirO texto traz uma ótima exemplificação dos 4p´s do mix de marketing com foco na promoção do produto, do quão essencial é fazer uma boa divulgação do seu produto e como participar das dinâmicas atuais de divulgação para o segmento de clientes que se deseja atingir.
ResponderExcluirÉ muito mais fácil entender o conceito de Mix de Marketing com exemplos, e o citado pelo grupo foi ótimo, é possível ver que a Coca-Cola tem os 4Ps bem definidos.
ResponderExcluirGostei bastante do exemplo da coca - cola , ela desde sua fundação soube usar muito bem do princípios básicos do mix de marketing e não teve outro resultado se não o sucesso absoluto em todo o mundo , é uma marca que conquistou e está presente na mente e na mesa de milhões de brasileiros e pessoas de todo o mundo . a coca - cola demonstração que mesmo conhecido no mundo todo ainda é preciso usar ativamente de todos os possíveis e conhecidos veículos de comunicação para promoção , renovando a lembrança com consumidores fiéis e conquistando novos clientes .
ResponderExcluirUsar a coca cola é quase injusto. Difícil lembrar um caso de insucesso que realmente teve alguma repercussão (de cara me lembro só dá "New coke") mas é um exemplo muito bom, e muito visual. Boa escolha.
ResponderExcluirO exemplo da Coca é realmente um dos melhores para destacar a importância dos 4Ps. Tem-se aqui, uma marca antiga que teve de se adaptar às diversas mudanças de comportamento e tecnologia sem perder sua essência. Essa adaptações só foram possíveis porque a marca soube explorar os potenciais dos 4Ps, conforme destacado na postagem.
ResponderExcluirOutra marca que podemos citar que soube como explorar os 4Ps é a Netflix, que antigamente apenas era uma loja de aluguéis de DVDs e hoje é uma das maiores plataformas de streaming do mundo, sendo produtora de conteúdo também. Fazem um bom uso das redes sociais também.
ResponderExcluirExemplo perfeito de acordo com o tema tratado, mostrando de forma clara e objetiva como as escolhas do produto e o marketing influenciam na consolidação da empresa no mercado.
ResponderExcluirAs empresas precisam mudar para atender as novas demandas e se consolidar no mercado. Existem várias empresas que aplicam os 4 Ps, por exemplo, as Havaianas, Coca cola entre outros.
ResponderExcluirEsse exemplo da coca-cola foi perfeito, já que a empresa é uma das mais famosas do mundo, percebemos também que a empresa coca, fez um uso dos 4ps de marketing, com isso vemos a importância de entender sobre a abordagem desse tema.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, a ideia do grupo ter explicado os 4Ps a vida real pelo exemplo da Coca Cola foi muito boa.
ResponderExcluirA Coca Cola está em todo canto do mundo, por isso é famosa e é uma das marcas mais caras existentes, também, sabe trabalhar bem o mix de marketing.
ResponderExcluirOs pontos que a Coca-Cola utilizou do marketing para se promover foram muito bem explicado pelo grupo. Utilizando da estratégia de marketing dos 4 Ps, a Coca-Cola se tornou uma das empresas mais reconhecidas mundialmente.
ResponderExcluirExcelente exemplo a Coca, uma das marcas/empresas mais famosas no mundo. Que executa cada aspecto do 4p com maestria.
ResponderExcluirÓtima publicação usando a Coca-Cola para exemplificar como o plano de marketing 4P consolida a empresa.
ResponderExcluirRealmente, os 4P são fundamentais para qualquer empresa que deseja se manter em alta no mercado e o texto explica bem isso.
ResponderExcluirA Coca Cola realmente é um bom exemplo, sempre surpreendendo em suas propagandas e campanhas. Eles realmente buscam saber como chegar até o consumidor.
ResponderExcluirO grupo foi muito inteligente ao tomar como objeto de estudo a Coca-Cola, porque a marca simplesmente representa os 4P's do Marketing na sua melhor forma: é um produto mais acessível, com propagandas marcantes, e que quebra todas as fronteiras possíveis no mercado consumidor.
ResponderExcluirA coca é com certeza um ótimo exemplo de marca que consegue realizar com maestria o conceito do 4p. Apesar de executar com maestria os 4p podemos destalar o P de praça já em relação aos seus concorrentes é o que mais se destaca.
ResponderExcluirExcelente forma de descrever os mix do marketing utilizando a Coca-Cola como exemplo
ResponderExcluirPublicação muito assertiva. Gostei bastante do exemplo da Coca-Cola apresentado, pois esse produto possui sucesso no mercado mundial e pode ser facilmente analisado pelos aspectos da estratégia do Mix Mercadológico, essa afirmação se torna mais evidente quando se fala da empresa Coca-Cola Company, que apesar de possuir a Coca-Cola como produto principal, possui diversos outros produtos com uma variedade enorme de preços, propagandas, gostos e publico alvo, buscando atender o maior mercado possível.
ResponderExcluirÓtimo jeito de explicar, com um bom exemplo. Deu pra entender muito bem!!
ResponderExcluirEsse foi um ótimo exemplo de como as estratégias de marketing são importantes para atingir os clientes.
ResponderExcluirMuito assertivo o exemplo
ResponderExcluirExcelente o exemplo da Coca-Cola que o grupo citou, é fácil perceber como foram feitas as estratégias da marca em cima dos 4 P's.
ResponderExcluirA Coca cola é um grande exemplo de 4Ps mix, é a primeira marca de refrigerante que vem na sua cabeça!
ResponderExcluirDifícil lembrar um caso de marketing em que a Coca-Cola teve alguma repercussão negativa, mas a Coca é um exemplo muito visual, tornando-a uma boa escolha para o grupo.
ResponderExcluira
ResponderExcluirO exemplo da Coca-Cola foi excelente, realmente trouxe para a nossa realidade a exemplificação do mix de marketing, ficou mais fácil a associação e o entendimento.
ResponderExcluir