Grupo Praça da bicota 2.0: O Marketing além das propagandas

 O Marketing além das propagandas


 

É muito comum que as pessoas limitem a sua visão de marketing às propagandas pelas quais são viabilizados os produtos ou serviços de uma organização. Porém, o marketing vai muito além disso, haja vista que ele se define, em síntese, como um processo o qual engloba inúmeras variáveis de interação, e também busca satisfazer necessidades e desejos das partes inseridas.

Para uma empresa elaborar uma estratégia de marketing, deve levar em consideração alguns fatores, como a sociedade, o ambiente mercadológico, e as suas próprias características. Para isso, a organização deve ter definido o seu mercado-alvo, tendo em vista que o papel principal do marketing é criar, comunicar e agregar valor ao seu público, além de entender o consumidor e oferecer o melhor produto a preço justo, de acordo com o mercado e o setor que a empresa está inserida.

Vale ressaltar, ainda, que o departamento de marketing de uma organização, além de ser responsável pela comunicação desta com os clientes, elabora o planejamento estratégico que será seguido pela organização. Ele deve, por isso, entre outras funções, administrar, monitorar o ambiente interno e externo, inovar na criação de produtos e posicionar a empresa mediante o mercado. O marketing é o rosto da organização, e deve sempre ser efetuado de maneira limpa e correta.

Por fim, conclui-se que o papel do marketing nas organizações contemporâneas é bem abrangente e não se limita às propagandas ou à comunicação que estas realizam. Ele deve sempre viabilizar a integração de todas as áreas da empresa com o ambiente externo, priorizando, claro, o consumidor, de acordo com as bases estratégicas que ela segue. Para isso, os profissionais de marketing devem estar sempre se atualizando, a fim de buscar as melhores soluções para a empresa e criar produtos ou serviços inovadores para seus clientes.

 

Fontes: 

 

Administradores.com. A real função do marketing nas organizações. Disponível em:<http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/a-real-funcao-do-marketing-nas-organizacoes/42696/>. 

Esag Jr. O Papel do Marketing nas Organizações. Disponível em:<http://esagjr.com.br/o-0papel-do-marketing-nas-organizacoes/>

Integrantes:

Erick Cristian de Oliveira Pereira

Vitor Manoel Gonçalves Teixeira

Alex Júlio Silva de Abreu

Bruno dos Santos Sicchieri

João Victor Bento Chagas Teixeira

Matheus de Freitas Andrade

Matheus Ferreira Riguette de Souza

Matheus Goncalves Coelho de Resende Silvano

Paulo Victor Silva Mello

Rafael Alves Cardoso

Roberto Teixeira Nascimento Filho

Victor Hugo Morais da Silva

 

 

 




Comentários

  1. Como o grupo citou, marketing vai além de propagandas. É essencial entender o público alvo e qual a melhor maneira de consquitá-lo.

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  2. O grupo fez bem em ressaltar a questão de que o marketing é a cara da empresa, merecendo por tanto atenção especial para que não haja prejuízos a longo prazo.

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  3. realmente, o marketing deve possibilitar a integração das diferentes áreas da empresa com o seu publico

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  4. O trecho "O marketing é o rosto da organização" define de forma simples e direta o que o marketing representa para uma empresa. Logo é crucial um bom planejamento dessa área para se ter uma boa apresentação da organização para cativar clientes para seus serviços e produtos.

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  5. Como o marketing é realmente o rosto da empresa, é necessário que no planejamento de marketing esteja bem definido os objetivos e metas da organização.

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  6. Como dito, o marketing vai muito além do que propagandas. O marketing é quem sempre está buscando inovações e definindo a empresa.

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  7. O marketing é a primeira impressão que você tem de uma empresa antes da compra, é realmente o rosto de uma marca.

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  8. Como o próprio grupo citou, o marketing é o rosto da empresa, isso define muito bem como uma empresa deve levar em consideração seu marketing e se importar com sua imagem para obter sucesso no mercado

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  9. De fato, como citado pelo grupo, o marketing efetuado da maneira correta distoa muito uma empresa de suas concorrentes. Acredito que isso se dá pelo fato de que o marketing não representa apenas o lado da propaganda, mas sim o conjunto de interações entre o público e o negócio, que é um ponto essencial para o sucesso.

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  10. A correta segmentação de mercado é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa.

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  11. O Marketing é a porta de entrada do cliente para conhecer a marca , a primeira impressão é a que fica e a segunda que define se o cliente vai ser um "advogado da marca " ou um crítico da marca . por isso , é essencial a empresa elaborar estratégias eficazes quem vão fidelizar esse cliente com a marca .

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  12. Um plano de marketing de sucesso tem que satisfazer as necessidades do cliente e da empresa.

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  13. A publicidade está contida no Marketing, é um conceito maior, é como a sua marca deve ser vista saindo dos terrenos da corporação, não só como o público a vê, mas o mercado, também.

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  14. Interessante o ponto de vista o tanto que o maketing e importante é tudo o que ele influência na empresa.

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  15. Concordo com o ponto que o marketing não se limita apenas as propagandas, tem vários outros pontos para explorar.

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  16. Como foi dito no texto do grupo "o marketing é o rosto da organização", por isso vemos a importância de fazer marketings limpos e corretos.

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  17. O marketing vai além das propagandas tão conhecidas por todos, tem muito estudo e estratégias de como agradar o público alvo e conquistar novos consumidores.

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  18. Concordo com o grupo, o marketing é a identidade da empresa, não é só propaganda, é importante que o marketing esteja bem definido os objetivos da empresa.

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  19. Concordo, é muito importante que de forma planejada seja bem definido os objetivos e metas da organização.

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  20. Interessante terem citado como o marketing vai muito além do que propagandas, o que é um fato por ser fundamental em um bom relacionamento entre cliente-empresa.

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  21. O fato do pessoal de marketing estar sempre atualizado, eles sempre trazem idéias boas a mesa independente do produto em discussão.

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  22. A frase "o papel do marketing nas organizações contemporâneas é bem abrangente e não se limita às propagandas ou à comunicação que estas realizam" me comoveu, concordo bastante com a ideia, sempre bom olhar por outros lados.

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  23. Realmente, o planejamento utilizado ao se realizar ações como marketing afeta e muito o resultado, dito isso, é vital que se entenda qual é o ambiente interno e externo da empresa, sempre se atentando as alterações para poder se adaptar, melhorando a eficiência e aproveitar ao máximo as oportunidades que aparecem.

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  24. Realmente, o marketing vai muito além de uma mera propaganda, o marketing possui diversos tipos e cada tipo tem suas peculiriaridades e aplicações.

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  25. A postagem se destacou ao trazer o verdadeiro significado do marketing para uma empresa. O marketing está longe de ser apenas propaganda ou publicidade. Ele vai muito além disso, por isso, existem muitos profissionais dedicados e especializados nessa área, para que o papel do marketing seja realmente exercido dentro das organizações.

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  26. Desconstruindo a ideia que marketing é apenas propagandas! Muito bom o texto!

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  27. Realmente, o marketing é muito mais amplo que a propaganda, pois dita toda a interação com os clientes, sendo, assim, uma das mais importantes ciências para a empresa.

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  28. Gostei de como o grupo levou o marketing além das propagandas e introduziu todo um contexto ao tema, postagem muito bem elaborada

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  29. Realmente, a elaboração de uma estratégia de marketing deve se iniciar com a definição do seu mercado-alvo, sem essa definição erros na estratégia serão mais comuns.

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  30. O marketing é muito mais profundo do que se imagina, vai mais além do que se pensa. É possuir uma visão de negócios, é ter conhecimento do seu público, da sua organização, ter percepção à frente do seu tempo e ter bem definido todos os Ps

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  31. Muito bom o ponto que o grupo ressaltou que o marketing lida com diversos aspectos de uma empresa.

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  32. A primeira impressão é a que fica e a segunda que define se o cliente vai ser um "advogado da marca" ou um crítico da marca. É essencial a empresa elaborar estratégias eficazes quem vão fidelizar esse cliente com a marca.

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  33. Gostei do ressalva que o grupo deu para as responsabilidades do departamento de marketing dentro de uma empresa.

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  34. Como bem está escrito nessa publicação o marketing abrange muito mais do que a mera propaganda, mas também o valor que é entregue ao publico, a construção de relação, precificação e a própria identidade e o porque da existência da organização.

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  35. A equipe de marketing, diferente do que muitos pensam, é responsável por bastante coisa mesmo, como criar a representatividade da merca, criar uma boa relação entre os clientes e a empresa, são responsáveis pela estratégia de marketing em geral. O marketing é a representatividade da empresa, o rosto que ela ganha para o consumidor e deve ser feito não apenas por propagandas como lembra o grupo.

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  36. Realmente, houve uma época em que o marketing era associado apenas as propagandas, folhetos e divulgação, mas hoje se pode ver que vai muito além disso, é planejamento, é outbound e inbound, é comunicação interna e externa, é integração de áreas sempre com a priorização no consumidor.

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