A ética nas ações de marketing
O
termo ética tem sua origem na Grécia antiga, na palavra ethos e possui um duplo
significado que influenciou o sentido de ética. Por um lado, ethos (grafado com
a letra grega eta) significa os costumes, hábitos, ou o lugar em que se habita
e do outro ethos (grafado com a letra grega épsilon) representa o caráter, o temperamento
e a índole dos indivíduos.
Visto
isso, a ética pode ser considera como um conjunto de valores que orientam o
comportamento do homem em relação aos outros na sociedade em que vive, ou seja,
é a forma que o homem deve se comportar em seu meio social.
A
ética no marketing é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência
corporativa, tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações
estão percebendo a necessidade de utilizar à ética, para que o “público” tenha
uma melhor imagem de seu “slogan”, que permitirá, ou não, um crescimento de
relação entre funcionários e clientes.
Atualmente
com a concorrência acirrada no mercado global, é imprescindível que as empresas
e seus profissionais de Marketing sejam éticos em todos os aspectos. Com essa
grande concorrência, algumas empresas optam por estratégias de marketing
agressivas e que muitas vezes ferem algum grupo de consumidores. Essa ação sem
tomar cuidado com um grupo de consumidores pode manchar a imagem da empresa a
um custo caríssimo.
Com o
fácil acesso a informação, por meio da internet por exemplo, uma empresa que
toma medidas ou cria ações que não são baseadas na ética, perde o seu mercado
facilmente. Hoje em dia, consumidores antes de comprar um produto buscam
informações com outros consumidores sobre a qualidade do mesmo para sua tomada
de decisão.
Portanto,
em um mundo onde os clientes estão cada vez mais inteligentes, atuantes e
influenciadores, uma empresa e seus funcionários que não forem éticos em todos
os aspectos, desde a elaboração de seu produto até as ações de marketing para
esse produto, está certamente fadada ao fracasso, pois as práticas da empresa
estão em constante julgamento do público.
Referências Bibliográficas:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/o-conceito-de-etica-e-moral/34509
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_etico.htm
Nayara de Oliveira Faustino
Luis
Humberto Rodrigues Goncalves
Bruno
Coelho Lopes
João
Victor da Costa Gonçalves
Célio
Manoel Lopes
Leonardo
Henrique Rodrigues
Vinícius
Lopes Dias
Marco
Túlio Gomes Aguiar
Leopoldo
Francisco Dantas
André
Oliveira de Alcântara
Gerson
Luiz Gonçalves Dias
Um belo exemplo de como a ética de uma empresa pode fazê-la se destacar é a sua reputação no site Reclame Aqui. Empresas que possuem uma boa reputação em tal site são muito mais confiáveis e éticas aos olhos dos potenciais consumidores, o que consequentemente faz com que esses possíveis clientes se sintam muito mais convencidos a comprar algum produto de tais empresas.
ResponderExcluirAtualmente, as pessoas antes de realizar uma compra buscam informações sobre a qualidade dos produtos de determinada empresa e também prestam atenção na imagem que a empresa transmite para as pessoas. Se a imagem for negativa o negócio perde muitos consumidores, por exemplo, a loja de roupas Zara que foi punida por trabalho escravo muitas vezes.
ResponderExcluirHoje em dia com a tecnologia vastamente disseminada e consequentemente a informação junto, as empresas estão conscientes que se não terem bons valores e ações verdadeiras e demostrar uma boa ética, elas podems ser rerjeitadas pelo público e terem sua imagem manchada.
ResponderExcluirFalou e disse, com o compartilhamento de informações hoje em dia o cliente vem ficando cada vez mais inteligente e atuante, caso perceba algo de ruim ele mesmo se prontifica a dizer que tal produto é ruim e que "não comprem dessa marca"
ResponderExcluirOs consumidores estão cada vez mais espertos, e as empresas tendem a ficar mais atentas em ter campanhas de marketing éticas, de modo que isso não afete o relacionamento construído com o cliente e não "manche" sua marca.
ResponderExcluirA conectividade vem se mostrando uma ferramenta eficaz no combate às propagandas enganosas, isso é extremamente benéfico para o consumidor, que não somente evita ser enganado como retira do mercado empresas com práticas desleais
ResponderExcluirCom todos os meios sociais existentes nos dias de hoje, é fácil encontrar feedbacks de vários produtos, então as marcas precisam ser cuidadosas na hora de fazer propaganda.
ResponderExcluirRealmente, com a internet qualquer erro cometido por uma empresa pode ser rapidamente espalhado gerando um perda de mercado
ResponderExcluirCom a conectividade, as empresas devem ficar mais atentas ao que será entregado a seus clientes, não só isso mas como divulgar tal produto. Uma mentira descoberta pode ser o fim da empresa.
ResponderExcluirAcredito que com a grande influência que as redes sociais vêm tomando nos últimos anos, o julgamento do público está ficando cada vez mais crítico e uma propaganda enganosa pode vir a fracassar mais ainda.
ResponderExcluirConcordo com o fato de que atualmente, com tantos meios de divulgação, as empresas devem cada vez mais se responsabilizar e serem responsáveis pelas suas criações, pois o mesmo consumidor que divulga positivamente, também pode fazê-lo quando algo negativo acontecer.
ResponderExcluirÉ importante que as empresas notem que a globalização e praticidade gerada por tecnologias como a internet não possui apenas pontos positivos como facilidade de divulgação de publicidade e da sua marca, mas um ponto a se prestar bastante atenção, devido a constante observação sobre as ações da empresa realizada por seus clientes, possíveis consumidores e sociedade em geral.
ResponderExcluirComo o próprio grupo citou, a todo momento estamos sendo jugados, e para as empresas isso não é diferente, elas devem sempre ficarem atentas com seus valores e éticas para não se prejudicarem com certas campanhas ou decisões, para não perder seu público.
ResponderExcluirdevido as redes sociais de fato é importante prestar atencao no que a empresa esta entregando como produto, alguns feedbacks negativos podem afetar diretamente sua empresa.
ResponderExcluirO meu comentário sobre o texto do grupo Os Batutinhas também pode ser inserido aqui. O detalhe interessante desse artigo é que ele destaca que as campanhas de marketing devem ser elaboradas de forma cuidado, pois isso evita que algum aspecto envolvido possa vir a ferir algum grupo ou parcela da sociedade. Isso pode gerar um impacto negativo no sucesso de qualquer empresa.
ResponderExcluirHoje, nós consumidores estamos mais atentos a enganação. Quando formos comprar ou adquirir um produto seremos mais criteriosos, pois temos a informação em nosso favor, baseado nas experiências de outros consumidores. Agora, se uma marca vender um produto que não condiz o que é, ela não durará muito nesse mercado globalizado.
ResponderExcluirCom a constante troca de informações entre consumidores, é uma ótima ideia investir em um modelo de negócio ético, pois, a desonestidade pode facilmente manchar a reputação deu ma empresa.
ResponderExcluirO peso da ética em campanhas mercadológicas realmente cresceu com a conexão dos consumidores, fruto do contínuo desenvolvimento do mercado e aplicações de marketing.
ResponderExcluirNão basta mais conseguir visibilidade, importa também como essa visibilidade é obtida, impactando no relacionamento e fidelidade dos consumidores com a marca.
Devido ao crescimento em massa dos meios de comunicação, ficou mais fácil para os clientes buscarem informações sobre uma determinada empresa. E se essa age de forma antiética, será facilmente identificada por outras pessoas que terão uma visão negativa sobre ela.
ResponderExcluirAtualmente na sociedade moderna é cada vez mais importante valorizar o cliente , e um atendimento de forma ética vai gerar fidelização e fidelidade desse cliente com a sua empresa e tende a crescer o número de clientes devido a publicidade positiva , causada por esse atendimento ético
ResponderExcluirO texto foi bem explicativo, mostrando conceitos da ética e sua importância para manter os clientes satisfeitos.
ResponderExcluirDevido a grande concorrência entre as empresas ficou muito mais fácil deixar a ética de lado e pensar somente em ser o maior vendedor na hora de pensar na estrategia de marketing, mas com a internet ficou mais fácil punir empresas não éticas.
ResponderExcluirExatamente! Hoje o consumidor tem fácil acesso à informação e à conduta da empresa que consume, se os valores individuais e empresariais se chocam, a possibilidade de perder esse "fã" para um concorrente é alta.
ResponderExcluirComo dito pelo grupo, a internet um dos fatores cruciais, seja no sucesso ou no fracasso de uma empresa. Se não agradar os clientes, ou se de alguma forma tratar mal os mesmos, isso irá tomar uma grande proporção na redes fazendo com que a empresa só tenha a perder (e com razão).
ResponderExcluirÓtima reflexão, hoje a briga pela captação de clientes é tão grande que por muitas vezes a ética e deixada de lado.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, com a grandiosidade das redes sociais nos últimos anos, o julgamento do público fica cada vez maior e uma propaganda enganosa fica mais difícil de passar batido
ResponderExcluirComo comentado, atualmente antes de se comprar qualquer produto na internet procuramos saber como é o produto e as condutas da empresa atrases de comentários de compradores antigos, a ética é fundamental para manter essa recomendação boa para continuidade das vendas
ResponderExcluirConcordo no mundo conectado que vivemos, é imprescindível que as empresas e seus profissionais de Marketing sejam éticos em todos os aspectos pois é muito fácil manchar a imagem da empresa.
ResponderExcluirA ética e marketing devem andar juntas, já que com as informações de mais fácil acesso podem ter um impacto negativo para a empresa.
ResponderExcluirConcordo com o grupo no ponto que a facilidade de acesso à informação é extremamente alta hoje em dia, e aliada à conscientização das pessoas, torna o marketing uma ferramenta cada vez mais ética. Caso a empresa não cumpra os requisitos morais nessa área, ela está fadada ao fracasso.
ResponderExcluirMuito bem dito pelo grupo sobre a conectividade que vivemos atualmente, onde os consumidores formam comunidades para avaliar os produtos e pesquisam sobre os mesmos para não cair em propagandas enganosas.
ResponderExcluirConcordo com o grupo! É muito importante que a empresa tenha conhecimento de valores e ética, pois atualmente as coisas se espalham muito rápido e qualquer vacilo pode ser fatal, principalmente quando se trata de negócios.
ResponderExcluirComo o grupo aponta a ética hoje é fundamental para uma campanha de marketing e um equilíbrio positivo do ponto de vista social
ResponderExcluirSendo a ética presente em todos os contextos, no marketing não seria diferente. Quando um empresa faz marketing de algo, ela tem que buscar ser fidedigna no serviço e/ou produto que está colocando no mercado. Os clientes tiram suas dúvidas ou provas com base em outros clientes que experienciam este serviço e/ou produto, o boca a boca não é de hoje, mas está com força total.
ResponderExcluir