A responsabilidade social e a ética empresarial compõem um cenário singular onde a influência de fatores sociais e culturais impactam diretamente nas campanhas promulgadas pelos profissionais de marketing diretamente ligados à comunicação social empresarial e a influência de seus trabalhos referentes a um mercado cada vez mais crítico e exigente.
Dentro dos moldes atuais observando pelo ponto de vista da sociedade moderna, Responsabilidade Social é um desafio, pois esta é uma variável constantemente mutável de acordo com a evolução da sociedade e não há uma forma única e padrão para este conceito.
Uma responsabilidade do marketing é continuar aprendendo a fazer o seu trabalho mais eficiente e eficazmente. Segundo o Instituto Ethos, Responsabilidade Social Empresarial divide-se em sete temas: Valores e Transparência, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade, Governo e Sociedade. Por razões didáticas, estes temas são chamados como "Sete Diretrizes".
Os profissionais de marketing são inteiramente responsáveis quanto aos impactos que as campanhas causarão diante da sociedade. Sendo assim, a moral e a ética precisam caminhar juntos para que se possa contribuir com um direcionamento consciente da composição do mercado.
Com isso, vemos como posicionamento age diretamente na opinião pública e como a disseminação de Fake News podem atribular os meios de comunicação, esse tipo de impacto traz para nossa sociedade um alerta de como os responsáveis pela comunicação empresarial precisam se atentar ao posicionamento de suas campanhas tendo em vista que o posicionamento das empresas impacta diretamente no fluxo de suas campanhas e consequentemente no resultado de suas vendas.
Conclui-se que, para uma sociedade mais consciente, a ética, a moral e os valores da empresa precisam estar alinhados às suas ações considerando a forma como a comunicação vai ditar o seu posicionamento e assim influenciar diretamente o seu público. A influência do marketing pode gerar impactos diretos no direcionamento social. Quem aposta em responsabilidade social e comunicação empresarial consciente passa a ser mais atuante socialmente e ganha mais visibilidade comercial. Esta responsabilidade alerta os profissionais de marketing devido ao fato de que a sociedade se torna ainda mais consciente e a maneira em que a instituição se coloca pode gerar um posicionamento positivo ou negativo e esta é uma variável considerável e impactante para o resultado da empresa.
Grupo: Mercadologia
Caio Rafael dos Santos
Diego Batistuta Ribeiro de Andrade
Giovana Campioto Luiz
Guilherme Bartasson Naves Junker
Henrique Tornelli Duarte
João Pedro Silva Mendes
João Vitor Santos Izidoro
Matheus de Camargo Martins
Murilo Ferreira
Nicolli Carvalho Freitas
Rodrigo de Almeida Costa
Victor Hugo Buiatti Marçal
bibliografia: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000400004
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDependendo das ações da empresa pode levar a falência um dos exemplos mais lembrados é a empresa de consultoria Cambridge Analytica.
ResponderExcluirPara uma empresa obter sucesso é preciso que ela acompanhe a ética, a moral e os valores da sociedade, caso contrário, os princípios éticos dos consumidores não irão se identificar com a empresa e ela não irá obter o sucesso esperado.
ResponderExcluirAs empresas que querem apostar em responsabilidade social devem fazer suas campanhas sempre pensando nos impactos sociais que elas possam ocasionar.
ResponderExcluirA parte do texto "para uma sociedade mais consciente, a ética, a moral e os valores da empresa precisam estar alinhados às suas ações" traz uma reflexão sobre o quão importante uma empresa deve estar atento ao detalhes de seu posicionamento ou falta do mesmo sobre temas atuais que podem impactar nela. Esse posicionamento deve ser feito com cautela, nem genérico de mais, nem muito persuasivo, apenas esclarecedor.
ResponderExcluirConcordo demais, a moral e a ética devem andar no mesmo time sempre e não só apenas na hora de fazer o marketing, mas sim no dia a dia de uma empresa.
ResponderExcluirRealmente a ética precisa ser premissa para o pessoal do marketing, pois dependendo de como é feito a divulgação de um produto, por exemplo, pode induzir o consumidor ao erro, e talvez comprar um produto achando que é uma coisa, mas de fato é outra.
ResponderExcluirComo o próprio grupo citou no texto, é de extrema importância que ética, a moral e os valores, estejam alinhados dentro da empresa,para que jogadas de marketing sejam bem sucedida.
ResponderExcluirÉ importante que os profissionais de marketing busquem propor estratégias éticas e que não gerem uma reação negativa do público geral.
ResponderExcluirDifícil ver algum Ad. que não seja pra vender alguma coisa de alguma maneira, então acredito que ele seja grande culpado da infelicidade mundial.
ResponderExcluirHoje em dia é muito fácil uma empresa ficar com uma má visibilidade no mercado. Por isso, é muito importante que a empresa preze por transparência.
ResponderExcluirConcordo muito com o trecho "Os profissionais de marketing são inteiramente responsáveis quanto aos impactos que as campanhas causarão diante da sociedade", afinal as propagandas podem influenciar positivamente ou negativamente os consumidores, é necessário ter responsabilidade para não ferir nenhum grupo de pessoas.
ResponderExcluirAcho interessante quando é dito que os profissionais de marketing são inteiramente responsáveis quanto aos impactos que as campanhas causarão diante da sociedade, pois isso nos mostra como muitas vezes falta um pouco de senso de responsabilidade por parte dos criados de tais campanhas.
ResponderExcluirConcordo com a argumentação do grupo. Muito interessante à relação das Fake News apresentado, onde o texto relembra a importância das empresas pensarem sobre seu impacto na opinião publica e a responsabilidade que isso acarreta.
ResponderExcluirA analogia que o grupo fez com relação às fake news é a melhor que poderia se fazer, pois as consequências são parecidas. O marketing baseado em fraudes ou mentiras não é apenas antiético, mas também pode ser considerado um crime, uma vez que tenta ludibriar o cliente a fim de obter o retorno financeiro. O Marketing de qualquer empresa tem que analisar com detalhes as suas campanhas, com o intuito de evitar desvios éticos, mesmo que pequenos.
ResponderExcluirDeixou claro a responsabilidade do profissional que lida com o marketing, se faltar a moral e a ética, seu trabalho será em vão.
ResponderExcluirNa minha opinião, dentre os setes temas exposto pelo texto a que considero mais importante é a de "Valores e Transparência". Isso pode fazer todos os seus clientes se fidelizarem.
ResponderExcluirRealmente, a maneira como a ética é trabalhada na ferramenta do marketing pode ter grande impacto na grande massa de consumidores. Uma má prática da ética, pode prejudicar o consumidor e até mesmo a própria marca.
ResponderExcluirPara se manter um relacionamento a longo prazo com o consumidor, se atentar a aplicar os padrões da ética no negócio é fundamental para a vitalidade desse relacionamento. Conceito que muitas vezes é negligenciado em estratégias apressadas e que pesam para o consumidor.
Mostrou de forma clara a importância de um marketing feito com ética.
ResponderExcluirAbordamos esse questionamento, também, em nossa postagem, existe uma diferença entre o que você pode e o que deve fazer. Algumas atitudes, dentro de um mercado são legais, mas deve ser pensadas para que não se torne algo antiético na visão de valores da instituição.
ResponderExcluirAcertaram em cheio ao utilizar as fake news como exemplificação. Uma empresa que não possui um pingo de ética, corrobora sempre com essa prática.. Seja criando ou espalhando as notícias.
ResponderExcluirÉ muito importante antes da elaboração de uma estratégia de marketing estar atento a atender todos os públicos e pensar no que tal ato pode gerar para a imagem da empresa , deve se sempre levar o cliente em primeiro lugar antes de focar em rentabilidade
ResponderExcluirExcelente conclusão, as empresas devem ser éticas tanto nas palavras quanto nas ações, pois tudo que uma marca faz gera um certo impacto na sociedade.
ResponderExcluirConcordo com o grupo. As empresas precisam pensar sobre o impacto na opinião publica de seu marketing e a responsabilidade que isso acarreta.
ResponderExcluirMuito interessante trazer alguns dos questionamentos éticos genéricos ao sistema de marketing. E como falado o marketing é responsável pelo impacto e devem procurar sempre melhorar e estudar a melhor forma de se manter dentro da ética.
ResponderExcluirConcordo completamente com a frase: "Os profissionais de marketing são inteiramente responsáveis quanto aos impactos que as campanhas causarão diante da sociedade" pois é sim uma responsabilidade do profissional de marketing saber onde a sua campanha vai ser exibida, qual o momento que a sua campanha vai ser exibida entre outros fatores.
ResponderExcluirMuito bem dito e ilustrado pelo grupo sobre a importância da Responsabilidade Social no contexto empresarial e a necessidade de juntar marketing, ética e moral.
ResponderExcluirConcordo com o grupo! Os profissionais da área de marketing são responsáveis por tudo que envolve sua campanha e o impacto que ela vai causar na sociedade.
ResponderExcluirConcordo com o texto já que as propagandas podem influenciar positivamente ou negativamente os consumidores. É necessário ter responsabilidade para não ferir ninguém.
ResponderExcluirO quadro com os questionamentos ao marketing que o grupo montou ficou muito bom, mostra como que o marketing afeta a sociedade.
ResponderExcluirEsse foi um bom questionamento e é pertinente fazê-lo pois há de se ter também uma responsabilidade social sobre as campanhas de marketing preocupando com seu impacto negativo sobre a sociedade.
ResponderExcluirUm marketing justo e verdadeiro para com o cliente, tem muito mais chance de ter impulsionamento, engajamento, aprovação e compartilhamento positivo por parte dos seus clientes. A sociedade visa os princípios e valores das empresas, qualidade dos seus produtos e/ou serviços, bem como o compromisso ético com a sociedade.
ResponderExcluir