A ética no meio corporativo e seus impactos
O constante crescimento da concorrência no mercado faz com que empresas elaborem estratégias mais agressivas para ganhar mais visibilidade. Diante dos moldes da sociedade moderna é extremamente importante que as empresas e seu profissionais de Marketing atinjam esse objetivo de modo ético e visando suas responsabilidades sociais, para manter uma boa reputação ou até mesmo usar esse ponto como um diferencial no mercado.
As ações das empresa diante à sociedade refletem diretamente em suas relações. Quando ela obtém sucesso em suas ações estratégicas na venda de seus produtos ou serviços, a sua imagem está intimamente ligada com a segurança que querem transmitir. Nos dias de hoje seus valores são reconhecidos por seus consumidores de forma rigorosa resultando diretamente no sucesso do produto ofertado.
Durante muito tempo empresas são cobrada pelos seus impactos ambientais ou culturais. Hoje é possível observar que os impactos sociais afetam diretamente influenciadores dentro dos contextos aos quais estão inseridos, seja em grupos pequenos ou de escalas maiores, basta observar a quantidade de youtubers, por exemplo, com seus altos números de seguidores que podem gerar impactos suficientes para a falha de uma marca ou divulgação de um produto.
Sendo assim, vemos como o marketing pode gerar impactos diretos ao meio social. A responsabilidade social no meio mercadológico vai além de falar de sustentabilidade ou impactos ambientais, levam a empresas a considerarem como a sociedade irá absorver suas campanhas, pois em uma sociedade mais consciente, as ações das empresas assim como sua moral e valores vão ditar seu posicionamento diretamente ao seu público .
Referencias:
http://www.anpad.org.br/admin/pdf/MKT-D2548.pdf
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_etico.htm
Integrantes:
Bruno Silva Monteiro
Eberton Chaves Dias
Tayrone Araujo Machado
Lucas José de Lima Neto
Igor Mendonça Abe
Helton Pereira de Aguiar
Tayrone Araújo Machado
Pedro Paulo Silva Paiva Araújo
Maycon Pacheco
Paulo César Garcia junior
Realmente, a ética e a honestidade de uma empresa pode ser um grande diferencial entre os consumidores. Empresas éticas possuem uma grande chance de se destacar e obter o sucesso esperado.
ResponderExcluirA ética e honestidade é um requisito básico para nós clientes escolhermos optar por produtos de uma empresa, se uma empresa não tiver algum dos dois, logo logo ela entrará em falência
ExcluirAtualmente as ações de marketing impactam cada vez mais em seus consumidores, por isso as empresas devem planejar suas estratégias de marketing pensando em todos os impactos sociais e culturais que elas possam causar na sociedade.
ResponderExcluirQuando as empresas conseguem transmitir os seus valores através das suas campanhas de marketing esses valores são reconhecidos pelos clientes e gera uma boa reputação para o negócio fazendo com que mais pessoas adquiram produtos dessa marca.
ResponderExcluirO trecho extraído do texto "As ações das empresa diante à sociedade refletem diretamente em suas relações" nos diz como a relação empresa vs cliente está. São as ações das empresas, divulgações de produtos e serviços e principalmente como ela está posicionada frente aos tópicos da sociedade refletirá o resultado dessa relação, se os clientes confiam na empresa, se a empresa é justa, se tem ética.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, realmente cada vez mais as empresas estão apostando em estratégias de marketing cada vez mais agressivas para ganhar mais visibilidade, é necessário ficar atento se essas estratégias estão dentro dos padrões éticos.
ResponderExcluirÉ bom ver a internet sendo utilizada como uma ferramenta de combate a essas práticas abusivas, isso constrói, a longo prazo, um mercado mais justo e honesto.
ResponderExcluirConcordo com o texto, as empresas precisam tomar cuidado na hora de fazer o marketing para os produtos. E como foi dito no texto, elas podem usar a boa reputação como diferencial e se destacar no mercado.
ResponderExcluirTransparência é a palavra chave.
ResponderExcluirRealmente, as empresas que conseguirem fazer com que suas campanhas sejam vistas positivamente pela sociedade terão mais sucesso que aquelas que ignorarem isso e principalmente se a sociedade reagir de forma negativa
ResponderExcluirBacana citar o poder dos influenciadores, que trabalham tanto em parceria com as marcas e que ao mesmo tempo que podem promover um produto ou serviço, também pode fazer com que o mesmo seja desvalorizado e que a empresa saia perdendo.
ResponderExcluirAs campanhas devem ser transparentes com o público e honestas, tendo responsabilidade social, afinal as marcas são realmente muito cobradas quanto a isso.
ResponderExcluirDe fato, é uma boa estratégia utilizar de campanhas para incentivar a população a praticar o bem, mostrando assim que a empresa preza a ética e moral, além de demonstrar que o dinheiro que receber de seus clientes retorna para a sociedade em causas justas e assim elevando a moral da empresa perante a sociedade.
ResponderExcluirMuito interessante o exemplo que o grupo deu sobre os youtubers, hoje em dia essas pessoas possuem tanto influência e seguidores, que uma simples crítica a uma marca por não ser ética ao ver do influencer, pode fazer com que as vendas despenquem de uma maneira inimaginável.
ResponderExcluiré muito legal ver a internet mudando os modos que as empresas devem se comportar, boas reputações de sua empresa nas redes sociais é muito importante.
ResponderExcluirEsse texto talvez tenha tocado no tópico mais relevante quando se pensa na ética ligada ao Marketing atualmente. Isso porque aborda a reação dos internautas diante de ações ou campanhas de marketing com viés antiético. A tendência atual é "cancelar" qualquer empresa que apresente esse viés em suas campanhas ou mesmo em qualquer tipo de ação. Assim, é fácil entender porque tais empresas podem apresentar quedas no lucro e perda de clientes fidelizados.
ResponderExcluirA marca deve respeitar seu publico, assim será respeitada também. Vender um produto não é só visar o lucro mas saber se foi útil ao consumidor.
ResponderExcluirDe fato, hoje em dia, com o vasto acesso à informação, a conduta das empresas está muito mais visível e não há espaço para desonestidade.
ResponderExcluirÉ necessário mais preocupação com a ética nas campanhas, para ser possível manter uma boa reputação no mercado, e isso foi mostrado de forma clara no texto.
ResponderExcluirPode-se considerar que a ética virou um terreno obrigatório para a sobrevivência em um mercado onde se tem posição de visibilidade. Isso porque a marca que não caminha nos parâmetros da ética comum, se torna alvo de descontentamento e vítima de uma rápida perda de consumidores que se importem com a imagem da mesma.
ResponderExcluirConcordo com o texto em como as pessoas famosas ou grupos de pessoas conseguem influenciar diretamente várias outras pessoas e como as empresas devem agir de forma ética com todos eles.
ResponderExcluirCom tudo que foi dito, percebemos que o marketing pode gerar impactos diretos ao meio social, achei interessante também a imagem usada pelo grupo.
ResponderExcluirAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah vocês encontraram um vídeo que eu queria para meu post! Que inveja!! XD. é realmente necessário separa o conceito ético do legal, muitas ações de marketing ou dentro de uma empresa podem ter respaldo legal, mas fere a ética do indivíduo ou de sua instituição.
ResponderExcluirMuito interessando o ponto que o consumidor está mais consciente e que isso afeta diretamente as ações da empresa
ResponderExcluirMuito importante como comentam sobre as consequências que as ações das empresas gera, e a visibilidade que essas ações pode trazer, positivas ou negativas.
ResponderExcluirÉ um fato que as empresas preocupadas em como está sua visão aos olhos dos clientes possuem maior chance de sucesso do que as que apenam ignoram ou "empurram com a barriga" esse tópico.
ResponderExcluirHoje os consumidores estão sempre atentos nas ações promovidas pelas empresas que são clientes, por diversas vezes percebemos empresas que passam dos limites da ética em suas campanhas e acabam sendo punidas por isso.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, inclusive o exemplo que o grupo deu sobre os youtubers é muito interessante, hoje em dia eles possuem tanto influência e seguidores, que uma simples crítica, pode fazer um impacto.
ResponderExcluirRealmente, hoje com o meio social e como citado os youtubers podem provocar um impacto negativo a empresa caso essa não se adeque aos parâmetros da ética.
ResponderExcluirConcordo completamente, pois alem de se preocupar com os impactos ambientais ou culturais devemos olhar também os impactos sociais
ResponderExcluirConcordo muito com o grupo no ponto citado na introdução: "O constante crescimento da concorrência no mercado faz com que empresas elaborem estratégias mais agressivas para ganhar mais visibilidade". Conforme o tempo passa os consumidores se tornam cada vez mais inteligentes, e as empresas precisam se esforçar mais ao elaborar suas propagandas. Por isso, existe uma linha tênue entre o apelo e o moral.
ResponderExcluirMuito bem dito pelo grupo como o marketing pode gerar impactos ao meio social e vídeo muito interessante
ResponderExcluirBom exemplo colocado pelo grupo dos "youtubers". Realmente um influenciador pode impactar muito o nome de uma marca, tanto pra bem quanto para o mal.
ResponderExcluirInteressante como o grupo abordou os impactos gerados pelo marketing na sociedade, os resultados desses impactos são bem perceptíveis.
ResponderExcluirPuxando gancho sobre o tema, percebe-se que grande youtubers e influencers geram grandes impactos e que muitas vezes não são acompanhados pela ética, principalmente aqueles que estimulam estilos de vida cada vez mais esbanjado e consumista, com um público na maior parte composto por crianças e adolescentes sem opiniões formadas.
ResponderExcluirO marketing ético tem que ser visto e posto num modo geral social, muitas empresas visam somente um foco ético a fim de ter um engajamento maior, porém nem sempre elas seguem o plano ético na prática. Consumidores exigentes, ativistas, conscientes e etc, estão crescendo, e ficam na mira das empresas.
ResponderExcluir