Introdução
Com um mercado em constante
crescimento e cada vez mais competitivo, encontrar uma maneira de ganhar mais
visibilidade e atrair clientes deixou de ser apenas um diferencial, passando a
ser um item de vital importância para que as empresas continuem firmes e
permaneçam se fortalecendo. Para atingir esse objetivo, é necessário saber o
que influência o comportamento do consumidor e, a partir disso, analisar o que
leva o que cliente a recusar ou aceitar um produto. Para entender melhor sobre
o comportamento do consumidor, precisamos pensar em sua jornada, em primeiro
lugar. Em seguida, é muito importante dar enfoque sobre os elementos que o
influenciam.
A importância do preço
certo
O preço determina o futuro do produto, a aceitabilidade para os
clientes e o retorno e a lucratividade do produto. Por isso é fundamental a
escolha do preço certo para o futuro da sua empresa.
Preços baixos podem atrair clientes nos estágios iniciais, mas
seria muito difícil para a empresa aumentar os preços no futuro. Da mesma
forma, um preço muito alto garantirá mais margens de lucro, mas menos
vendas. Portanto, para manter o equilíbrio entre lucratividade e volume de
vendas, é importante fixar o preço certo.
O preço cria a primeira impressão, frequentemente, o preço é o
primeiro fator que um cliente nota sobre um produto. Embora o cliente
possa basear sua decisão final de compra nos benefícios gerais oferecidos pelo
produto, é provável que ele compare o preço com o valor percebido do produto
para avaliá-lo. Depois de aprender sobre o preço, os clientes tentam
aprender mais sobre as qualidades do produto.
Se um produto tiver um preço
muito alto, o cliente pode perder o interesse em saber mais. Mas se ele
acha que um produto é acessível, ele tentaria obter mais informações sobre
ele. Portanto, o preço é um fator crítico que influencia a decisão do
comprador.
Canais de
distribuição
Os
canais de distribuição vão do fabricante ao consumidor final. Isso é muito
importante porque os produtos estão concentrados em um lugar, enquanto o
consumo é distribuído em vários lugares. Portanto, existe uma grande lacuna
entre produtores e consumidores. Os canais de distribuição podem apenas
preencher as lacunas, conectando os elos entre produtores e consumidores.
O Canal de Distribuição
desempenha um papel muito importante na realização dos objetivos de marketing
de uma empresa. Sem dúvida, o fabricante de produtos ou serviços cria
utilitários, mas os canais criam utilitários de tempo e lugar. Eles são
primários e o produto secundários. Em um mercado cada vez mais amplo,
especialmente no mercado de bens de consumo, eles têm um papel fundamental na
implementação bem-sucedida de planos e estratégias de marketing.
Divulgação
do produto
A divulgação de produtos ou serviços é
uma das ferramentas importante para atrair públicos-alvo, torná-los famosos e
manter a empresa à frente dos clientes. O objetivo da divulgação é atrair a
atenção do consumidor e ser lembrado quando ele precisar do seu produto ou
serviço. Engana-se quem pensa que a promotora está apenas criando anúncios na
mídia offline e online. Esse é um processo que exige que a empresa entenda o
perfil de seu cliente para que possa determinar o meio de comunicação mais
eficaz para atingir seu público-alvo. São diversos tipos de divulgação:
jornais, revistas, marketing direto, telemarketing, visitas pessoais, ações
promocionais, outdoors, televisão, rádio e internet.
Engana-se quem pensa que é caro e que
não vale a pena investir em divulgação, é crucial para o sucesso da sua
empresa. Seu produto pode ser ótimo, mas se ninguém ver, não terá vendas...
Existe diversas formas e preços para promover seu produto, sendo assim é
necessário buscar a melhor forma de anunciar.
Portanto, é de extrema
importância saber quais as características do produto para assim saber o
público alvo e optar pelo melhor canal para divulgação, se algum desses pontos
for falho, o produto pode sofrer uma desvantagem competitiva e não ganhar
espaço no mercado, que é altamente competitivo.
https://www.youtube.com/watch?v=W0e0Snp0_tw
Referências
Bibliográficas
Muito boa a explicação em relação aos 4PS, mas ficou faltando o primeiro P de produto
ResponderExcluirA elaboração do produto é um processo longo. Não é apenas fazê-lo e o colocar a venda. Questões como o preço, principalmente, devem ser muito bem pensadas, evitando assim um possível fracasso de um produto inovador
ResponderExcluirExatamente Luiz, por mais que você tenha um produto fantástico, se você colocar o preço apenas por colocar é certo que irá conseguir pouquíssimas vendas.
ExcluirDefinir o preço correto pra um produto pode fazer toda diferença na aceitação de mercado.
Excluirconcordo com o grupo, primeiro é preciso saber as características do seu produto e depois qual será seu publico alvo e canal de divulgação e qualquer problema que acontecer nessas etapas ira gerar uma desvantagem para a empresa
ResponderExcluirRealmente, o preço ideal é essecial para um produto fazer sucesso. Produtos muito baratos geram desconfiança sobre a qualidade, enquanto preços muito caros assustam os consumidores. O ideal é que o produto tenha um valor semelhante ao seu concorrente.
ResponderExcluirComo o próprio grupo falou, saber trabalhar com a divulgação e preço de seu produto, traz uma diferença enorme ao público que será impactado.
ResponderExcluirTexto bem explicado, mostrando como cada ponto é importante para a marca ter sucesso.
ResponderExcluirDos 4P´s do mix de marketing o texto aqui traz uma incrível abordagem sobre dois dos 4 P´s que é Preço e Promoção. O preço atrelado a uma boa promoção(divulgação) pode ser a chave para trazer os clientes certos.
ResponderExcluirGostei bastante do texto apresentado pelo grupo , eles destacam o que realmente é importante em cada tópico do mix de marketing , ressaltando a importância de ter um preço atrelado a qualidade do produto e justo a concorrência . e referente ao ultimo p do marketing que seria a promoção , o grupo desenvolve bem e deixa bem claro a importância de efetuar uma divulgação adequada do seu produto .
ResponderExcluirÉ interessante observar as estratégias de aplicação do preço para conquistar o público alvo. Fazer o melhor preço para o cliente normalmente pode ser a primeira ideia na elaboração de um plano de marketing, mas considerar os limites da organização e o impacto do preço a longo prazo podem muito bem identificar riscos antes de eles acontecerem, por exemplo, um preço não ser atrativo para o consumidor, ou tão baixo, que mesmo atendendo a grande demanda as contas não fecham bem.
ResponderExcluirA postagem deixa claro quais são os elementos básicos para se definir uma boa estratégia de marketing. Por exemplo, um produto de qualidade, com ótimo preço, ótima promoção e de difícil acesso ao consumidor representa um grande risco de fracasso para aquele que oferta tal produto. Sendo assim, esses elementos básicos são cruciais para o plano de marketing do produto.
ResponderExcluirComo foi dito na postagem do grupo a divulgação de produtos ou serviços é uma das ferramentas importante para atrair públicos-alvo, por isso é importante investir em maneiras inovadores de divulgações, para chamar mais atenção do público.
ResponderExcluirDeve e existem vários meios de divulgar uma marca, como visto antes, devemos estar atentos a isso para incluir todo o público possível.
ResponderExcluirRealmente divulgação tem um papel fundamental para um produto se sair bem no mercado, ajuda as pessoas a conhecerem mais o produto, e as empresas que divulgam seus produtos saem na frente.
ResponderExcluirMesmo faltando o primeiro P do mix mercadológico o texto esclarece que para se ter um produto bem sucedido é preciso conhecer bem o seu público o alvo e ter esquematizado pra si, o que um produto ou serviço irá oferecer. Gostei bastante do texto.
ResponderExcluirConcordo com o grupo ao afirmar que é de extrema importância saber quais as características do produto para assim saber o público alvo e optar pelo melhor canal para divulgação, porque a empresa e o público alvo precisam estar bem alinhados para obter o sucesso.
ResponderExcluirGostei da maneira como o grupo associa os pontos mais importantes do marketing ideal em uma empresa. De fato, a relação entre o preço e divulgação do produto, seu canal de vendas e o conhecimento acerca do público, são fatores essenciais que determinam uma vantagem competitiva no mercado.
ResponderExcluirO link do youtube poderia mostrar o player direto no blog, mas ótimo texto de nossos colegas!
ResponderExcluirRealmente, o ambiente altamente competitivo que temos hoje exige uma boa compreensão das características do cliente, para, assim, satisfaze-lo.
ResponderExcluirConcordo com o grupo quando diz que optar por preços mais baixos no inicio traz uma publico maior pro seu produto, mas em compensação o aumento desse preço no futuro pode ocasionar na diminuição do mesmo.
ResponderExcluirSem duvidas, o preço é um dos pontos mais importantes de um produto, praticamente todas as pessoas antes de analisarem a qualidade de um produto, olham o preço do mesmo. Como exemplo, um celular com um valor muito elevado em relação aos seus concorrentes, pode nem se quer entrar na lista de avaliação de um possível comprador.
ResponderExcluirRealmente é muito importante ter claro qual o valor de seu produto, não apenas o preço. Porque assim identificar o público-alvo, escolher o melhor centro de distribuição e etc.. será uma tarefa mais simples.
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