Grupo Amigos do Menino Ney - Cliente e seu papel fundamental na empresa

 



 

Introdução

Com um mercado em constante crescimento e cada vez mais competitivo, encontrar uma maneira de ganhar mais visibilidade e atrair clientes deixou de ser apenas um diferencial, passando a ser um item de vital importância para que as empresas continuem firmes e permaneçam se fortalecendo. Para atingir esse objetivo, é necessário saber o que influência o comportamento do consumidor e, a partir disso, analisar o que leva o que cliente a recusar ou aceitar um produto. Para entender melhor sobre o comportamento do consumidor, precisamos pensar em sua jornada, em primeiro lugar. Em seguida, é muito importante dar enfoque sobre os elementos que o influenciam.

 

 

 

A importância do preço certo

O preço determina o futuro do produto, a aceitabilidade para os clientes e o retorno e a lucratividade do produto. Por isso é fundamental a escolha do preço certo para o futuro da sua empresa.

Preços baixos podem atrair clientes nos estágios iniciais, mas seria muito difícil para a empresa aumentar os preços no futuro. Da mesma forma, um preço muito alto garantirá mais margens de lucro, mas menos vendas. Portanto, para manter o equilíbrio entre lucratividade e volume de vendas, é importante fixar o preço certo.

O preço cria a primeira impressão, frequentemente, o preço é o primeiro fator que um cliente nota sobre um produto. Embora o cliente possa basear sua decisão final de compra nos benefícios gerais oferecidos pelo produto, é provável que ele compare o preço com o valor percebido do produto para avaliá-lo. Depois de aprender sobre o preço, os clientes tentam aprender mais sobre as qualidades do produto.

Se um produto tiver um preço muito alto, o cliente pode perder o interesse em saber mais. Mas se ele acha que um produto é acessível, ele tentaria obter mais informações sobre ele. Portanto, o preço é um fator crítico que influencia a decisão do comprador.

 

Canais de distribuição

 

Os canais de distribuição vão do fabricante ao consumidor final. Isso é muito importante porque os produtos estão concentrados em um lugar, enquanto o consumo é distribuído em vários lugares. Portanto, existe uma grande lacuna entre produtores e consumidores. Os canais de distribuição podem apenas preencher as lacunas, conectando os elos entre produtores e consumidores.

O Canal de Distribuição desempenha um papel muito importante na realização dos objetivos de marketing de uma empresa. Sem dúvida, o fabricante de produtos ou serviços cria utilitários, mas os canais criam utilitários de tempo e lugar. Eles são primários e o produto secundários. Em um mercado cada vez mais amplo, especialmente no mercado de bens de consumo, eles têm um papel fundamental na implementação bem-sucedida de planos e estratégias de marketing. 

 

Divulgação do produto

A divulgação de produtos ou serviços é uma das ferramentas importante para atrair públicos-alvo, torná-los famosos e manter a empresa à frente dos clientes. O objetivo da divulgação é atrair a atenção do consumidor e ser lembrado quando ele precisar do seu produto ou serviço. Engana-se quem pensa que a promotora está apenas criando anúncios na mídia offline e online. Esse é um processo que exige que a empresa entenda o perfil de seu cliente para que possa determinar o meio de comunicação mais eficaz para atingir seu público-alvo. São diversos tipos de divulgação: jornais, revistas, marketing direto, telemarketing, visitas pessoais, ações promocionais, outdoors, televisão, rádio e internet.

Engana-se quem pensa que é caro e que não vale a pena investir em divulgação, é crucial para o sucesso da sua empresa. Seu produto pode ser ótimo, mas se ninguém ver, não terá vendas... Existe diversas formas e preços para promover seu produto, sendo assim é necessário buscar a melhor forma de anunciar.

Portanto, é de extrema importância saber quais as características do produto para assim saber o público alvo e optar pelo melhor canal para divulgação, se algum desses pontos for falho, o produto pode sofrer uma desvantagem competitiva e não ganhar espaço no mercado, que é altamente competitivo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=W0e0Snp0_tw

 

Referências Bibliográficas

 

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11ª ed. Bookman, 2016.

 

Comentários

  1. Muito boa a explicação em relação aos 4PS, mas ficou faltando o primeiro P de produto

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  2. A elaboração do produto é um processo longo. Não é apenas fazê-lo e o colocar a venda. Questões como o preço, principalmente, devem ser muito bem pensadas, evitando assim um possível fracasso de um produto inovador

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    1. Exatamente Luiz, por mais que você tenha um produto fantástico, se você colocar o preço apenas por colocar é certo que irá conseguir pouquíssimas vendas.

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    2. Definir o preço correto pra um produto pode fazer toda diferença na aceitação de mercado.

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  3. concordo com o grupo, primeiro é preciso saber as características do seu produto e depois qual será seu publico alvo e canal de divulgação e qualquer problema que acontecer nessas etapas ira gerar uma desvantagem para a empresa

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  4. Realmente, o preço ideal é essecial para um produto fazer sucesso. Produtos muito baratos geram desconfiança sobre a qualidade, enquanto preços muito caros assustam os consumidores. O ideal é que o produto tenha um valor semelhante ao seu concorrente.

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  5. Como o próprio grupo falou, saber trabalhar com a divulgação e preço de seu produto, traz uma diferença enorme ao público que será impactado.

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  6. Texto bem explicado, mostrando como cada ponto é importante para a marca ter sucesso.

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  7. Dos 4P´s do mix de marketing o texto aqui traz uma incrível abordagem sobre dois dos 4 P´s que é Preço e Promoção. O preço atrelado a uma boa promoção(divulgação) pode ser a chave para trazer os clientes certos.

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  8. Gostei bastante do texto apresentado pelo grupo , eles destacam o que realmente é importante em cada tópico do mix de marketing , ressaltando a importância de ter um preço atrelado a qualidade do produto e justo a concorrência . e referente ao ultimo p do marketing que seria a promoção , o grupo desenvolve bem e deixa bem claro a importância de efetuar uma divulgação adequada do seu produto .

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  9. É interessante observar as estratégias de aplicação do preço para conquistar o público alvo. Fazer o melhor preço para o cliente normalmente pode ser a primeira ideia na elaboração de um plano de marketing, mas considerar os limites da organização e o impacto do preço a longo prazo podem muito bem identificar riscos antes de eles acontecerem, por exemplo, um preço não ser atrativo para o consumidor, ou tão baixo, que mesmo atendendo a grande demanda as contas não fecham bem.

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  10. A postagem deixa claro quais são os elementos básicos para se definir uma boa estratégia de marketing. Por exemplo, um produto de qualidade, com ótimo preço, ótima promoção e de difícil acesso ao consumidor representa um grande risco de fracasso para aquele que oferta tal produto. Sendo assim, esses elementos básicos são cruciais para o plano de marketing do produto.

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  11. Como foi dito na postagem do grupo a divulgação de produtos ou serviços é uma das ferramentas importante para atrair públicos-alvo, por isso é importante investir em maneiras inovadores de divulgações, para chamar mais atenção do público.

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  12. Deve e existem vários meios de divulgar uma marca, como visto antes, devemos estar atentos a isso para incluir todo o público possível.

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  13. Realmente divulgação tem um papel fundamental para um produto se sair bem no mercado, ajuda as pessoas a conhecerem mais o produto, e as empresas que divulgam seus produtos saem na frente.

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  14. Mesmo faltando o primeiro P do mix mercadológico o texto esclarece que para se ter um produto bem sucedido é preciso conhecer bem o seu público o alvo e ter esquematizado pra si, o que um produto ou serviço irá oferecer. Gostei bastante do texto.

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  15. Concordo com o grupo ao afirmar que é de extrema importância saber quais as características do produto para assim saber o público alvo e optar pelo melhor canal para divulgação, porque a empresa e o público alvo precisam estar bem alinhados para obter o sucesso.

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  16. Gostei da maneira como o grupo associa os pontos mais importantes do marketing ideal em uma empresa. De fato, a relação entre o preço e divulgação do produto, seu canal de vendas e o conhecimento acerca do público, são fatores essenciais que determinam uma vantagem competitiva no mercado.

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  17. O link do youtube poderia mostrar o player direto no blog, mas ótimo texto de nossos colegas!

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  18. Realmente, o ambiente altamente competitivo que temos hoje exige uma boa compreensão das características do cliente, para, assim, satisfaze-lo.

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  19. Concordo com o grupo quando diz que optar por preços mais baixos no inicio traz uma publico maior pro seu produto, mas em compensação o aumento desse preço no futuro pode ocasionar na diminuição do mesmo.

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  20. Sem duvidas, o preço é um dos pontos mais importantes de um produto, praticamente todas as pessoas antes de analisarem a qualidade de um produto, olham o preço do mesmo. Como exemplo, um celular com um valor muito elevado em relação aos seus concorrentes, pode nem se quer entrar na lista de avaliação de um possível comprador.

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  21. Realmente é muito importante ter claro qual o valor de seu produto, não apenas o preço. Porque assim identificar o público-alvo, escolher o melhor centro de distribuição e etc.. será uma tarefa mais simples.

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