Grupo Amigos do Menino Ney: Quais os fatores que a sua empresa consegue influenciar ?

        Antes de começar é necessária uma introdução sobre ‘o que são ambientes de marketing’. 

        Os ambientes de marketing são todos os fatores interno (microambiente) ou externos  (macroambiente) que influenciam nos negócios, alguns exemplos são a relação entre os  setores da empresa, conhecimento sobre o público alvo, situação atual do mercado em que  está inserido, economia no mundo e surgimento de novas tecnologias. 

 

        Esses fatores são de extrema importância e afetam de forma direta as estratégias de  marketing das organizações.


Microambiente


        Está relacionado com fatores de influencia interna na empresa e ao seu fator competitivo. Esses elementos são controláveis e de grande importância, para o sucesso de estratégias de marketing é essencial uma organização interna, mantendo todos os setores interligados e com conhecimento do que se passa na empresa, manter boas relações e escolher bem os fornecedores, ter conhecimento sobre seus concorrentes, e o mais importante é sempre estar atualizado sobre os interesses dos clientes e público alvo, garantindo assim boa aceitação do produto.

Os principais fatores que influenciam o microambiente são:

  • A empresa

  • Os fornecedores

  • Público relevante

  • Clientes

  • Concorrentes

  • Intermediários.



Macroambiente


     
    Está relacionado com fatores sociais externos, apesar de serem incontroláveis é necessário um monitoramento recorrente sobre esses elementos, pois eles afetam diretamente o microambiente, podendo causar problemas na estratégia de marketing.

        Citando a situação atual do mundo (pandemia), as empresas que monitoraram bem essa mudança no macroambiente e conseguiram se adaptar bem a esse novo cenário, obtiveram uma grande vantagem competitiva.

Os principais fatores que influenciam o Macroambiente são:

  • Ambiente demográfico

  • Ambiente econômico

  • Ambiente natural

  • Ambiente tecnológico

  • Ambiente político-legal

  • Ambiente cultural

  • Ambiente de renda



Conclusão

         Sendo fatores controláveis ou não é necessário que a empresa se mantenha ciente de todas as  mudanças, mantendo seu ambiente interno organizado e monitorando o ambiente externo,  para assim garantir o sucesso de sua estratégia de marketing além disso compreender todos esses fatores de influência ajuda na comunicação com o seu público aumentando assim a chance de você entregar um produto que atenda os seus desejos dos mesmos.


Referências Bibliográficas:

https://neilpatel.com/br/blog/ambiente-de-marketing/ https://rockcontent.com/br/blog/ambientes-de-marketing/


Integrantes:

1.    Augusto de Avila Gonçalves

2.     Bernardo Nunes Pinheiro

3.     Bruno Henrique Ferreira Torres

4.     Eric Patrick Silva dos Santos

5.     Gabriel Felipe Vale de Paula

6.     Gabriel Nascimento Medeiros

7.     Gabriel Rocha Gomes

8.     Henrique Cunha Mantovani

9.     Isabella Tannús Corrêa

10.  Lucas Dimitri Fernandes Alves

11.  Matheus Soares Duarte

12.  Vinicius Clemente de Sousa Reis

13.  Vitor Alves de Carvalho


Comentários

  1. O texto explicou muito bem as coisas que podem afetar uma empresa e de como é importante entender os ambientes internos e externos para se ter sucesso. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da distinção que o grupo faz entre o micro e macro ambiente , exemplificando quais são os detalhes de cada um e o que as empresas que buscam sucesso devem fazer para se adaptar a esse meio e prosperarem.

    ResponderExcluir
  3. Um entendimento de macro e micro ambiente é realmente fundamental para o plano de marketing de qualquer empresa.

    ResponderExcluir
  4. A introdução sucinta e direta sobre o tema micro e macroambientes logo no início transparecem objetividade ao leitor. Ao decorrer no desenvolvimento do texto ele deixa atento sobre o quão é imprescindível as organizações terem seus ambientes internos e externos em completa harmonia. Sem essa harmonia entre os ambientes os objetivos da organização podem estar comprometidos em não alcançar o que se almeja para o cliente e para empresa.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o grupo,os ambientes de marketing , ou seja, o microambiente e o macroambiente, são extremamente importantes,pois eles afeta diretamente seu negócio e influencia diretamente suas estratégias de marketing

    ResponderExcluir
  6. Conhecer sobre os ambientes de marketing (macro e micro) é conhecer o seu negócio, saber o que pode afetá-lo e como prevenir possíveis problemas ou minimizá-los. Ótimo também para criar estratégias.

    ResponderExcluir
  7. O conhecimento é a base de tudo. Como fora bem citado no texto: não há como desenvolver uma estratégia de marketing sem antes conhecer o mercado e a organização.

    ResponderExcluir
  8. Estar atento as constantes mudanças dos fatores internos e externos é de suma importância para a saúde da empresa.

    ResponderExcluir
  9. Resumido e objetivo o texto do grupo, citando os principais pontos do micro e macroambiente e ressaltando a importância de um bom planejamento de negócio e estar sempre observando o mercado ao redor da empresa.

    ResponderExcluir
  10. Toda empresa deve realizar estudos e análises do microambiente e do macroambiente, só assim ela vai ter um noção do que deve ser feito e como fazer direito.

    ResponderExcluir
  11. O destaque aqui é a necessidade de sempre monitorar e deixar as estratégias de marketing em conformidade com o que acontece tanto internamente como externamente na organização.

    ResponderExcluir
  12. Realmente, para uma empresa garantir o sucesso do seu plano de marketing é preciso que ela fique atenta às mudanças internas (micro) e externas (macro) do ambiente.

    ResponderExcluir
  13. Os fatores que minha empresa pode influenciar, micro ou macroambientes, a abordagem dos termos deixa claro que o microambiente podemos ter organização e controle, já o macroambiente apenas entende-lo, para poder reagir da melhor forma.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o grupo, o cliente no final sempre é o mais importante, e zelar por uma boa comunicação com ele é essencial.

    ResponderExcluir
  15. de fato a empresa deve estar atenta nos ambientes. gostei bastante da abordagem do time

    ResponderExcluir
  16. O entendimento das variáveis que envolvem o negócio, realmente, são importantes para estar preparado e adaptar suas estratégias conforme a necessidade.

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante a distinção de Macro e Microambiente feita pelo grupo. Acho que com isso consegue-se perceber de fato as inúmeras variáveis que estão presentes no meio das estratégias de marketing.

    ResponderExcluir
  18. Ótima explicação de micro e macroambiente!

    ResponderExcluir
  19. Muito interessante, ter conhecimento sobre seus concorrentes, e o mais importante é sempre estar atualizado sobre os interesses dos clientes e público alvo .

    ResponderExcluir
  20. O entendimento sobre seus concorrentes, e o mais importante é sempre estar atualizado sobre os interesses dos clientes e público alvo, garantindo assim boa aceitação do produto.

    ResponderExcluir
  21. Uma excelente explicação do grupo em associar o macroambiente com a situação atual do mundo em que vivemos uma pandemia.

    ResponderExcluir
  22. O grupo fez uma explicação sucinta sobre o tema dos ambientes. Didático, eficiente e direto ao ponto.

    ResponderExcluir
  23. Texto sucinto porém explicativo. Descrevem bem os termos e sua importância para as empresas.

    ResponderExcluir
  24. O artigo aborda detalhadamente os ambientes internos e externos e conclui muito bem mostrando que é necessário se atentar aos dois e não a apenas um, pois ambos podem ser proveitosos ou não, apesar de que o ambiente interno seja controlável.

    ResponderExcluir
  25. Fatores externos a uma organização de fato podem estar fora do controle da mesma, mas, mesmo assim é uma prática essencial estudar de perto esses fatores para se adequar ás tendências, se preparar para competir com a concorrência ou até mesmo superar desafios que surgem em um mercado que está em constante mudança.

    ResponderExcluir
  26. De fato existe fatores externos que não são possíveis de serem controlados, porém é importante que uma empresa esteja preparada de modo que as mudanças externas não impactem ou desequilibre o ambiente interno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário