Antes de começar é necessária uma introdução sobre ‘o que são ambientes de marketing’.
Os ambientes de marketing são todos os fatores interno (microambiente) ou externos (macroambiente) que influenciam nos negócios, alguns exemplos são a relação entre os setores da empresa, conhecimento sobre o público alvo, situação atual do mercado em que está inserido, economia no mundo e surgimento de novas tecnologias.
Esses fatores são de extrema importância e afetam de forma direta as estratégias de marketing das organizações.
Microambiente
Está relacionado com fatores de influencia interna na empresa e ao seu fator competitivo. Esses elementos são controláveis e de grande importância, para o sucesso de estratégias de marketing é essencial uma organização interna, mantendo todos os setores interligados e com conhecimento do que se passa na empresa, manter boas relações e escolher bem os fornecedores, ter conhecimento sobre seus concorrentes, e o mais importante é sempre estar atualizado sobre os interesses dos clientes e público alvo, garantindo assim boa aceitação do produto.
Os principais fatores que influenciam o microambiente são:
A empresa
Os fornecedores
Público relevante
Clientes
Concorrentes
Intermediários.
Macroambiente
Citando a situação atual do mundo (pandemia), as empresas
que monitoraram bem essa mudança no macroambiente e conseguiram se adaptar bem
a esse novo cenário, obtiveram uma grande vantagem competitiva.
Os principais fatores que influenciam o Macroambiente são:
Ambiente demográfico
Ambiente econômico
Ambiente natural
Ambiente tecnológico
Ambiente político-legal
Ambiente cultural
Ambiente de renda
Conclusão
Sendo fatores controláveis ou não é necessário que a empresa se mantenha ciente de todas as mudanças, mantendo seu ambiente interno organizado e monitorando o ambiente externo, para assim garantir o sucesso de sua estratégia de marketing além disso compreender todos esses fatores de influência ajuda na comunicação com o seu público aumentando assim a chance de você entregar um produto que atenda os seus desejos dos mesmos.
Referências Bibliográficas:
Integrantes:
1. Augusto de Avila Gonçalves
2. Bernardo Nunes Pinheiro
3. Bruno Henrique Ferreira Torres
4. Eric Patrick Silva dos Santos
5. Gabriel Felipe Vale de Paula
6. Gabriel Nascimento Medeiros
7. Gabriel Rocha Gomes
8. Henrique Cunha Mantovani
9. Isabella Tannús Corrêa
10. Lucas Dimitri Fernandes Alves
11. Matheus Soares Duarte
12. Vinicius Clemente de Sousa Reis
13. Vitor Alves de Carvalho
O texto explicou muito bem as coisas que podem afetar uma empresa e de como é importante entender os ambientes internos e externos para se ter sucesso. Ótimo texto!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei bastante da distinção que o grupo faz entre o micro e macro ambiente , exemplificando quais são os detalhes de cada um e o que as empresas que buscam sucesso devem fazer para se adaptar a esse meio e prosperarem.
ResponderExcluirUm entendimento de macro e micro ambiente é realmente fundamental para o plano de marketing de qualquer empresa.
ResponderExcluirA introdução sucinta e direta sobre o tema micro e macroambientes logo no início transparecem objetividade ao leitor. Ao decorrer no desenvolvimento do texto ele deixa atento sobre o quão é imprescindível as organizações terem seus ambientes internos e externos em completa harmonia. Sem essa harmonia entre os ambientes os objetivos da organização podem estar comprometidos em não alcançar o que se almeja para o cliente e para empresa.
ResponderExcluirConcordo com o grupo,os ambientes de marketing , ou seja, o microambiente e o macroambiente, são extremamente importantes,pois eles afeta diretamente seu negócio e influencia diretamente suas estratégias de marketing
ResponderExcluirConhecer sobre os ambientes de marketing (macro e micro) é conhecer o seu negócio, saber o que pode afetá-lo e como prevenir possíveis problemas ou minimizá-los. Ótimo também para criar estratégias.
ResponderExcluirO conhecimento é a base de tudo. Como fora bem citado no texto: não há como desenvolver uma estratégia de marketing sem antes conhecer o mercado e a organização.
ResponderExcluirEstar atento as constantes mudanças dos fatores internos e externos é de suma importância para a saúde da empresa.
ResponderExcluirResumido e objetivo o texto do grupo, citando os principais pontos do micro e macroambiente e ressaltando a importância de um bom planejamento de negócio e estar sempre observando o mercado ao redor da empresa.
ResponderExcluirToda empresa deve realizar estudos e análises do microambiente e do macroambiente, só assim ela vai ter um noção do que deve ser feito e como fazer direito.
ResponderExcluirO destaque aqui é a necessidade de sempre monitorar e deixar as estratégias de marketing em conformidade com o que acontece tanto internamente como externamente na organização.
ResponderExcluirRealmente, para uma empresa garantir o sucesso do seu plano de marketing é preciso que ela fique atenta às mudanças internas (micro) e externas (macro) do ambiente.
ResponderExcluirOs fatores que minha empresa pode influenciar, micro ou macroambientes, a abordagem dos termos deixa claro que o microambiente podemos ter organização e controle, já o macroambiente apenas entende-lo, para poder reagir da melhor forma.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, o cliente no final sempre é o mais importante, e zelar por uma boa comunicação com ele é essencial.
ResponderExcluirde fato a empresa deve estar atenta nos ambientes. gostei bastante da abordagem do time
ResponderExcluirO entendimento das variáveis que envolvem o negócio, realmente, são importantes para estar preparado e adaptar suas estratégias conforme a necessidade.
ResponderExcluirMuito interessante a distinção de Macro e Microambiente feita pelo grupo. Acho que com isso consegue-se perceber de fato as inúmeras variáveis que estão presentes no meio das estratégias de marketing.
ResponderExcluirÓtima explicação de micro e macroambiente!
ResponderExcluirMuito interessante, ter conhecimento sobre seus concorrentes, e o mais importante é sempre estar atualizado sobre os interesses dos clientes e público alvo .
ResponderExcluirO entendimento sobre seus concorrentes, e o mais importante é sempre estar atualizado sobre os interesses dos clientes e público alvo, garantindo assim boa aceitação do produto.
ResponderExcluirUma excelente explicação do grupo em associar o macroambiente com a situação atual do mundo em que vivemos uma pandemia.
ResponderExcluirO grupo fez uma explicação sucinta sobre o tema dos ambientes. Didático, eficiente e direto ao ponto.
ResponderExcluirTexto sucinto porém explicativo. Descrevem bem os termos e sua importância para as empresas.
ResponderExcluirO artigo aborda detalhadamente os ambientes internos e externos e conclui muito bem mostrando que é necessário se atentar aos dois e não a apenas um, pois ambos podem ser proveitosos ou não, apesar de que o ambiente interno seja controlável.
ResponderExcluirFatores externos a uma organização de fato podem estar fora do controle da mesma, mas, mesmo assim é uma prática essencial estudar de perto esses fatores para se adequar ás tendências, se preparar para competir com a concorrência ou até mesmo superar desafios que surgem em um mercado que está em constante mudança.
ResponderExcluirDe fato existe fatores externos que não são possíveis de serem controlados, porém é importante que uma empresa esteja preparada de modo que as mudanças externas não impactem ou desequilibre o ambiente interno.
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