Grupo Marketeiros - Por que as análises internas e externas de uma empresa influência na suas estratégias de Marketing?
Análises Internas e Externas
É importante entender que toda empresa existe pra resolver um problema, uma empresa
de automóveis por exemplo, resolve a falta de transportes. As empresas existem por uma
razão, e o lucro será a recompensa dada pelo mercado e pelo tamanho do problema que a empresa consegue resolver.É de extrema importância a empresa avaliar e reavaliar de forma constante a si mesma, para que de certa forma haja lucro, isso é o que chamamos de análises internas e externas.
Mas como saber quais fatores devem ser avaliados? Inicialmente a empresa deve avaliar seu macroambiente para depois ir afunilando os fatores a monitorar.Citaremos aqui a técnica conhecida como matriz SWOT, criada pelo Albert Humphrey, que será usada para analisar internamente e externamente o nosso próprio negócio.
A matriz SWOT é um diagrama que nos ajuda a representar graficamente os fatores a serem monitorados pela empresa, nela estão contidos os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades).
Resumidamente na Matriz SWOT haverá dois ambientes: Interno - Forças e Fraquezas e Externo - Oportunidades e Ameaças. O primeiro é considerado "controlável" por não depender do mercado e o externo "Não-controlável" por ser "dependente" do mercado, não sendo possível a "manipulação" por parte da empresa.
Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo:
1.Defina suas forças.
2.Determine suas fraquezas.
3.Liste as oportunidades.
4.Enumere as ameaças.
5.Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
6.Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
.Forças podem potencializar quais oportunidades.
.Forças podem combater quais ameaças.
.Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
.Fraquezas podem potencializar quais ameaças.
Com isso tiramos algumas conclusões de como ocorre a infuência dessas análises na estratégia de Marketing de uma empresa, acompanhar todos os fatores que rodeiam sua empresa é fudamental para traçar uma estratégia de mercado, pois quando você tem as análises internas e externas, você consegue identificar os pontos fracos e fortes de uma organização, com isso poderá criar estratégias funcionais para sua empresa e também tendo essas análises em mãos você poderá ver o que pode comprometer o seu negócio e até mesmo poderá ver oportunidades de crescimento.
REFERÊNCIAS:
https://www.consultoriaiso.org/analises-internas-e-externas-da-organizacao/
https://administradores.com.br/artigos/analise-swot-resumo-simples-e-objetivo
https://rockcontent.com/br/blog/ambientes-de-marketing/
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INTEGRANTES:
- Nayara de Oliveira Faustino
- Luis Humberto Rodrigues Goncalves
- Bruno Coelho Lopes
- João Victor da Costa Gonçalves
- Célio Manoel Lopes
- Leonardo Henrique Rodrigues
- Vinícius Lopes Dias
- Marco Túlio Gomes Aguiar
- Leopoldo Francisco Dantas
- André Oliveira de Alcântara
- Gerson Luiz Gonçalves Dias
Foi muito interessante colocar um exemplo de técnica usada para monitorar os ambientes internos e externos.
ResponderExcluirGostei bastante de incluirem a chamada matriz SWOT que demonstra os fatores externos e internos a serem monitorados pela empresa , o texto ficou muito bem construído e esclarecedor.
ResponderExcluirÓtima terem tratado da matriz SWOT, de fato é algo que auxilia muito na criação de um plano de marketing.
ResponderExcluirRealmente, com as análises internas e externas é possível descobrir os pontos fortes e fracos de sua organização e assim criar estratégias funcionais para sua empresa
ResponderExcluirExatamente Diego e a matriz SWOT é uma ferramenta que auxilia bastante nessas tomadas de decisão, podendo melhorar pontos fracos e achar vulnerabilidades (oportunidades) no mercado.
ExcluirPara uma empresa sobreviver é necessário realizar várias avaliações de forma constante a si mesma, para conseguir permanecer no mercado e lucrar com seu produto. Para facilitar essa análise existem diversas ferramentas e umas delas foi apresentada no texto acima.
ResponderExcluirHoje com o avanço das tecnologias, acompanhar a organização internamente e externamente ficou muito mais fácil, mesmo que um pouco caro. Algum problema em juntar todos os dados? Sem problemas, IA resolve!
ResponderExcluirGostei bastante do passo a passo que o grupo colocou de como fazer um SWOT, e mostra o quão influente essas técnicas e análises são importantes para a saúde da empresa.
ResponderExcluirAinda não conhecia a matriz SWOT, é um ótimo passo a passo inicial para quem quer se aprofundar em algumas análises.
ResponderExcluirAchei muito interessante o grupo expor um passo a passo para fazer a matriz SWOT, assim é possível a gente ter uma visão de como isso realmente funciona.
ResponderExcluirA matriz SWOT é quase uma unanimidade nas postagens porque simplifica bastante o processo de definição das estratégias de marketing. Apesar disso, a evolução tecnológica e o aumento do acesso à internet tornam a montagem da estratégia cada vez mais complicada, pois temos fatores desconhecidos que passam a interferir no risco inerente às estratégias.
ResponderExcluirRealmente, a empresa que conseguir adotar uma estratégia de marketing alinhada aos fatores internos e externos irá obter uma grande oportunidade de crescimento.
ResponderExcluirFalar sobre a Matriz SWOT enriqueceu bastante o texto, que conta também com um exemplo prático, esclarecendo como dever ser feito o controle dos ambientes.
ResponderExcluirQuando analisamos os ambientes interno e externos, descobrimos os pontos fracos e fortes da organização, concordo plenamente com isso.
ResponderExcluirGostei da abordagem do grupo de aprofundar no uso da matriz SWOT, não só foi um texto bom por si só mas ajudou a enriquecer os outros, parabéns ao grupo
ResponderExcluirConcordo com o grupo, para facilitar a tarefa de ter uma equipe qualificada para ficar ligados em todos os fatores em volta da empresa, pode se utilizar o SWOT.
ResponderExcluirAcho que foi a melhor descrição e explicação da matriz SWOT entre todos que consegui ter uma conclusão teórica sobre. Somente duas as palavras para o grupo:
ResponderExcluirPARA BENS!
De fato, criar uma estratégia de marketing baseada na análise de variáveis do negócio é um ótimo caminho para o sucesso da empresa.
ResponderExcluirConcordo pois antes de começar as análises da estratégia de Marketing é importante acompanhar todos os fatores que rodeiam sua empresa
ResponderExcluirConcordo com a argumentação do grupo, principalmente na parte que exalta a necessidade da constante avaliação da empresa sobre o meio interno e externo para alcançar seus objetivos. Além disso, a apresentação da Matriz SWOT de forma simplificada ajuda ao leitor que nunca ouviu sobre a estratégia a entender sua importância.
ResponderExcluirÉ muito importante para as empresas entenderem sobre os ambientes internos e externos para prosperidade do negocio.
ResponderExcluirA matriz swot é uma ótima exemplificação de estratégia de marketing para quem não entende muito a respeito, e até mesmo pra quem já esteja nesse mercado há um bom tempo.
ResponderExcluirConcordo com o grupo que a aplicação da Matriz SWOT é de extrema valia para a análise dos pontos fracos e fortes da empresa. Facilita demais olhar para o gráfico e ter a percepção de fatores que devem ser melhorados e dos aspectos que precisam ser mantidos.
ResponderExcluirMuito boa a publicação! O grupo usou exemplos práticos facilitando o entendimento.
ResponderExcluirMuito interessante o passo a passo para poder aplicar a estratégia da Matriz SWOT, e de seus efeitos no marketing.
ResponderExcluirMuito interessante essa matriz swot, torna possível análises eficientes sobre o negócio e seu mercado.
ResponderExcluirA evolução tecnológica e o aumento do acesso à internet tornam a montagem da estratégia cada vez mais complicada, pois temos fatores desconhecidos que passam a interferir no risco inerente às estratégias.
ResponderExcluirNão consigo deixar de notar que o primeiro parágrafo está dividido em 3 linhas... Fora isso o grupo explica resumidamente mas de forma clara o funcionamento da tabela SWOT, muito importante para os fundamentos de marketing
ResponderExcluirTer ciência desses fatores abordados no artigo é realmente muito importante, pois ajuda a prevenirmos e até prever determinadas situações que podem atrapalhar os negócios. E para se manter firme no mercado é necessário uma boa estratégia.
ResponderExcluirO estudo do ambiente interno e externo é de fato uma abordagem indispensável e totalmente ligada a sobrevivência de desenvolvimento de uma organização. Pois o mercado está em constante mudança e análises externas são necessárias para acompanhar as tendências, assim como análises internas para promover as mudanças internas necessárias para acompanhar as tendências do mercado.
ResponderExcluirQuando você consegue ter uma análise de fatores internos e externos, sendo eles controláveis ou não, é possível identificar pontos fundamentais para o sucesso ou fracasso de um produto.
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