Grupo Marketeiros - Por que as análises internas e externas de uma empresa influência na suas estratégias de Marketing?

 

Análises Internas e Externas


     É importante entender que toda empresa existe pra resolver um problema, uma empresa 
de automóveis por exemplo, resolve a falta de transportes. As empresas existem por uma 
razão, e o lucro será a recompensa dada pelo mercado e pelo tamanho do problema que a empresa consegue resolver.É de extrema importância a empresa avaliar e reavaliar de forma constante a si mesma, para que de certa forma haja lucro, isso é o que chamamos de análises internas e externas.
    
     Mas como saber quais fatores devem ser avaliados? Inicialmente a empresa deve avaliar seu macroambiente para depois ir afunilando os fatores a monitorar.Citaremos aqui a técnica conhecida como matriz SWOT, criada pelo Albert Humphrey, que será usada para  analisar internamente e externamente o nosso próprio negócio.
    
   


     A matriz SWOT é um diagrama que nos ajuda a representar graficamente os fatores a serem monitorados pela empresa, nela estão contidos os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades).
     
     Resumidamente na Matriz SWOT haverá dois ambientes:  Interno - Forças e Fraquezas e Externo - Oportunidades e Ameaças. O primeiro é considerado "controlável" por não depender do mercado e o externo "Não-controlável" por ser "dependente" do mercado, não sendo possível a "manipulação" por parte da empresa.
    
Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo:

1.Defina suas forças.
2.Determine suas fraquezas.
3.Liste as oportunidades.
4.Enumere as ameaças.
5.Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
6.Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:

.Forças podem potencializar quais oportunidades.
.Forças podem combater quais ameaças.
.Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
.Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

     Com isso tiramos algumas conclusões de como ocorre a infuência dessas análises na estratégia de Marketing de uma empresa, acompanhar todos os fatores que rodeiam sua empresa é fudamental para traçar uma estratégia de mercado, pois quando você tem as análises internas e externas, você consegue identificar os pontos fracos e fortes de uma organização, com isso poderá criar estratégias funcionais para sua empresa e também tendo essas análises em mãos você poderá ver o que pode comprometer o seu negócio e até mesmo poderá ver oportunidades de crescimento.



REFERÊNCIAS:


https://www.consultoriaiso.org/analises-internas-e-externas-da-organizacao/

https://administradores.com.br/artigos/analise-swot-resumo-simples-e-objetivo

https://rockcontent.com/br/blog/ambientes-de-marketing/
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INTEGRANTES:

  • Nayara de Oliveira Faustino
  • Luis Humberto Rodrigues Goncalves
  • Bruno Coelho Lopes
  • João Victor da Costa Gonçalves
  • Célio Manoel Lopes
  • Leonardo Henrique Rodrigues
  • Vinícius Lopes Dias
  • Marco Túlio Gomes Aguiar
  • Leopoldo Francisco Dantas
  • André Oliveira de Alcântara
  • Gerson Luiz Gonçalves Dias




 

Comentários

  1. Foi muito interessante colocar um exemplo de técnica usada para monitorar os ambientes internos e externos.

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  2. Gostei bastante de incluirem a chamada matriz SWOT que demonstra os fatores externos e internos a serem monitorados pela empresa , o texto ficou muito bem construído e esclarecedor.

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  3. Ótima terem tratado da matriz SWOT, de fato é algo que auxilia muito na criação de um plano de marketing.

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  4. Realmente, com as análises internas e externas é possível descobrir os pontos fortes e fracos de sua organização e assim criar estratégias funcionais para sua empresa

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    1. Exatamente Diego e a matriz SWOT é uma ferramenta que auxilia bastante nessas tomadas de decisão, podendo melhorar pontos fracos e achar vulnerabilidades (oportunidades) no mercado.

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  5. Para uma empresa sobreviver é necessário realizar várias avaliações de forma constante a si mesma, para conseguir permanecer no mercado e lucrar com seu produto. Para facilitar essa análise existem diversas ferramentas e umas delas foi apresentada no texto acima.

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  6. Hoje com o avanço das tecnologias, acompanhar a organização internamente e externamente ficou muito mais fácil, mesmo que um pouco caro. Algum problema em juntar todos os dados? Sem problemas, IA resolve!

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  7. Gostei bastante do passo a passo que o grupo colocou de como fazer um SWOT, e mostra o quão influente essas técnicas e análises são importantes para a saúde da empresa.

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  8. Ainda não conhecia a matriz SWOT, é um ótimo passo a passo inicial para quem quer se aprofundar em algumas análises.

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  9. Achei muito interessante o grupo expor um passo a passo para fazer a matriz SWOT, assim é possível a gente ter uma visão de como isso realmente funciona.

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  10. A matriz SWOT é quase uma unanimidade nas postagens porque simplifica bastante o processo de definição das estratégias de marketing. Apesar disso, a evolução tecnológica e o aumento do acesso à internet tornam a montagem da estratégia cada vez mais complicada, pois temos fatores desconhecidos que passam a interferir no risco inerente às estratégias.

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  11. Realmente, a empresa que conseguir adotar uma estratégia de marketing alinhada aos fatores internos e externos irá obter uma grande oportunidade de crescimento.

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  12. Falar sobre a Matriz SWOT enriqueceu bastante o texto, que conta também com um exemplo prático, esclarecendo como dever ser feito o controle dos ambientes.

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  13. Quando analisamos os ambientes interno e externos, descobrimos os pontos fracos e fortes da organização, concordo plenamente com isso.

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  14. Gostei da abordagem do grupo de aprofundar no uso da matriz SWOT, não só foi um texto bom por si só mas ajudou a enriquecer os outros, parabéns ao grupo

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  15. Concordo com o grupo, para facilitar a tarefa de ter uma equipe qualificada para ficar ligados em todos os fatores em volta da empresa, pode se utilizar o SWOT.

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  16. Acho que foi a melhor descrição e explicação da matriz SWOT entre todos que consegui ter uma conclusão teórica sobre. Somente duas as palavras para o grupo:

    PARA BENS!

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  17. De fato, criar uma estratégia de marketing baseada na análise de variáveis do negócio é um ótimo caminho para o sucesso da empresa.

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  18. Concordo pois antes de começar as análises da estratégia de Marketing é importante acompanhar todos os fatores que rodeiam sua empresa

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  19. Concordo com a argumentação do grupo, principalmente na parte que exalta a necessidade da constante avaliação da empresa sobre o meio interno e externo para alcançar seus objetivos. Além disso, a apresentação da Matriz SWOT de forma simplificada ajuda ao leitor que nunca ouviu sobre a estratégia a entender sua importância.

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  20. É muito importante para as empresas entenderem sobre os ambientes internos e externos para prosperidade do negocio.

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  21. A matriz swot é uma ótima exemplificação de estratégia de marketing para quem não entende muito a respeito, e até mesmo pra quem já esteja nesse mercado há um bom tempo.

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  22. Concordo com o grupo que a aplicação da Matriz SWOT é de extrema valia para a análise dos pontos fracos e fortes da empresa. Facilita demais olhar para o gráfico e ter a percepção de fatores que devem ser melhorados e dos aspectos que precisam ser mantidos.

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  23. Muito boa a publicação! O grupo usou exemplos práticos facilitando o entendimento.

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  24. Muito interessante o passo a passo para poder aplicar a estratégia da Matriz SWOT, e de seus efeitos no marketing.

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  25. Muito interessante essa matriz swot, torna possível análises eficientes sobre o negócio e seu mercado.

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  26. A evolução tecnológica e o aumento do acesso à internet tornam a montagem da estratégia cada vez mais complicada, pois temos fatores desconhecidos que passam a interferir no risco inerente às estratégias.

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  27. Não consigo deixar de notar que o primeiro parágrafo está dividido em 3 linhas... Fora isso o grupo explica resumidamente mas de forma clara o funcionamento da tabela SWOT, muito importante para os fundamentos de marketing

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  28. Ter ciência desses fatores abordados no artigo é realmente muito importante, pois ajuda a prevenirmos e até prever determinadas situações que podem atrapalhar os negócios. E para se manter firme no mercado é necessário uma boa estratégia.

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  29. O estudo do ambiente interno e externo é de fato uma abordagem indispensável e totalmente ligada a sobrevivência de desenvolvimento de uma organização. Pois o mercado está em constante mudança e análises externas são necessárias para acompanhar as tendências, assim como análises internas para promover as mudanças internas necessárias para acompanhar as tendências do mercado.

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  30. Quando você consegue ter uma análise de fatores internos e externos, sendo eles controláveis ou não, é possível identificar pontos fundamentais para o sucesso ou fracasso de um produto.

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