Grupo Mercadologia - Um produto sem marketing, é um produto desconhecido

Grupo: Mercadologia

Integrantes:

  • Matheus de Camargo Martins 
  • Murilo Ferreira
  • Giovana Campioto Luiz
  • João Vitor Santos Izidoro
  • Diego Batistuta Ribeiro de Andrade
  • Guilherme Bartasson
  • Caio Rafael
  • Nicolli Carvalho Freitas
  • Victor Hugo Buiatti Marçal
  • Henrique Tornelli Duarte
  • João Pedro Silva Mendes
  • Rodrigo Almeida

Um produto sem marketing, é um produto desconhecido

    Nos anos 90, as empresas IBM e Microsoft competiam de uma forma intensa no mercado de tecnologia. E o sistema operacional OS/2 além de estar bem no meio dessa competição, é um grande exemplo de que um produto sem marketing, é um produto desconhecido.

    Na época, a competição entre as duas empresas era na área de sistemas operacionais. O OS/2 da IBM estava competindo no mercado com o Windows 95 da Microsoft. A nível de código, o OS/2 era extremamente melhor e mais robusto, ele tinha tudo pra ser melhor do que seu competidor. Entretanto, por falhas de marketing e investimento, o OS/2 sucumbiu diante do Windows 95 que a partir de 1995 engoliu praticamente 80% do mercado. Diferente da IBM, a Microsoft optou por utilizar táticas de marketing criativas e que chamou muito a atenção dos clientes pelo mundo todo. O que claramente demonstra o quão importante é essa prática para uma empresa e seus produtos.
    Quando uma empresa desenvolve um produto, uma parte muito importante que tem que ser levado em consideração no processo é o planejamento de um marketing forte, que vai mostrar as qualidades do produto desenvolvido e os motivos pelo qual ele deve ser escolhido em meio a tantas variedades do mercado em que está inserido.

    Como comentado, a IBM desenvolvia um Sistema Operacional que em termos de qualidade, se não fosse, era o mais completo para a atualidade. Porém a forma que ele foi apresentado afetou diretamente na sua popularidade e sucesso.

    A seguir, algumas diretrizes de planejamento que poderiam ser adotadas para elaboração do marketing:

                1. Análise de mercado 
  • É a fase inicial do planejamento, aqui é onde deve ser feito uma pesquisa sobre o que os concorrentes estão oferecendo na mesma linha do seu produto. Isso posteriormente servirá  como um comparativo do seu produto com os competidores.



                2. Posicionamento
  • Nessa fase deve entender como o seu produto se difere em relação aos demais que foram analisados na sua pesquisa. Definindo os seus pontos fortes e fracos é possível definir possíveis ameaças e oportunidades.

                3. Público alvo        
  • Aqui se define o público que a empresa quer atender sabendo quais são os seus principais clientes que possam vir a consumir.

                4. Crie personas
  • Diferente do público alvo que pode ser uma coisa mais ampla, a persona é um consumidor ideal para a sua empresa, ou seja, aquele consumidor que se identifica com aquele produto ofertado.


                
                5. Canais de apresentação
  • Depois que se tem definido a persona, o próximo passo é definir a melhor forma de ele ser abordado, seja por lojas físicas ou redes sociais, é nesse passo que isso é definido.


                6. Metas e Objetivos 
  • Para fechar, define metas para a sua empresa e entenda aonde quer chegar e quais objetivos quer alcançar. Para que os próximos sejam planejados.

    Dessa forma, quando tudo estiver detalhado e alinhado, você saberá exatamente onde investir para se posicionar melhor no mercado. Além disso, também poderá definir produtos, preços, praças e promoções (os “4Ps do marketing“) ideais para a sua empresa.


    Em suma, a área do marketing tem evoluído bastante com o passar dos anos, e cabe às empresas se adequar a essa evolução, e se atentar sempre em atingir da melhor forma possível seus clientes, ou possíveis clientes. Assim como grandes empresas, que dominavam o mercado, perderam para outras menores por simples questões de divulgação. É de extrema importância se atentar fortemente a essas questões.

    E uma dessas táticas, é a de chamar a atenção, assim como a imagem deste post. Existe uma chance de você ter entrado nele por causa da forma que ela lhe chamou a atenção. Se você for essa pessoa, você é um exemplo que de o marketing obteve sucesso ao atrair seu cliente.

OS/2. Wikipédia. Disponível em https://bityli.com/C9Hzk. Acesso em: 12 de Setembro de 2020.

CARNRITE, James. What is Competition in Marketing? - Definition & Types. Study. Disponível em https://bityli.com/Ko0hG. Acesso em: 12 de Setembro de 2020.

CONHEÇA O PASSO A PASSO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING. Siteware. Disponível em: https://bityli.com/6JYfo. Acesso em: 12 de Setembro de 2020.

Comentários

  1. O grupo conseguiu apresentar com muita eficácia a importância do marketing para um produto por meio de argumentos contuntendes. Além disso, a estrátegia de utilizar uma imagem para chamar a atenção do possível leitor com o objetivo de provar o quanto o marketing é importante foi bem interessante.

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  2. O texto se posiciona bem sobre o marketing ter evoluído com o tempo devido principalmente a evolução da tecnologia. Mas não adianta somente o marketing evoluir se as empresas não evoluirem junto e sabendo realizar o marketing adequado para seus produtos. A concorrência no século vinte um está feroz e quem não acompanhar as novas demandas e evoluções irá ficar para trás.

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  3. O texto descreve muito bem uma situação em que a estratégica de marketing foi essencial para fazer a empresa se destacar perante a concorrente.

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  4. A utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises.Independente do tamanho ou do tipo do empreendimento a periodicidade recomendada para a reformulação de um Plano de Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing.

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  5. Gostei dos exemplos que o grupo escolheu para expor no texto. É legal ver na prática que as empresas têm estratégias de marketing diferentes, mesmo sendo do mesmo ramo. Isso vai influenciar diretamente no sucesso ou fracasso do seu produto.

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  6. O grupo abordou muito bem o tema proposto. Como foi dito no próprio texto e exemplificado através dos sistemas operacionais da IBM e da Microsoft, não adianta em nada criarmos um produto com excelência e qualidade, sendo a maneira de divulgação e venda do mesmo é falha.

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  7. Graças ao marketing que temos noção de diversos produtos no mercado, sejam eles noticiados por televisões, redes sociais e até mesmo jornais.

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  8. De fato é extrema importância uma organização estar acompanhando sempre o mercado e se adaptar diante às mudanças. Com um bom estudo de marketing e um bom plano, uma empresa sempre terá bons resultados.

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  9. Você pode ter um dos melhores produtos do mercado, se não divulgá-lo bem será só mais um em meio aos outros que podem ser até piores, mas sabem fazer a divulgação.

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  10. É interessante ser destacado a questão de que atualmente não basta só ter um ótimo produto, é necessário ter um bom marketing atrelado, para que, aí sim o mesmo consiga atingir todos os seus objetivos com maior precisão. Um planejamento adequado é realmente fundamental.

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  11. Uma frase do proverbio português já diz " A propaganda é a alma do negócio " e no mundo da tecnologia não é diferente , para que um produto se torne popular é necessários planejamento e marketing . A atual atualidade onde além de oferecer alta diversificação de mercado , a informação está disponível de forma "ilimitada" a todos , e a marca com melhor planejamento de marketing está condicionar a se sobrepor diante do restante .

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  12. É importante conhecer ferramentas de aplicações do marketing para compreender como se pode aplicar suas técnicas no mercado.
    Aplicações do marketing como os 4Ps podem definir o impacto de um produto no mercado, pois ter conhecimento do público alvo irá dispor de informações muito valiosas para se localizar na hora de conectar o consumidor com um produto.

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  13. Sobre os Sistemas Operacionais, acho inútil as discussões.

    É simples: Não é Windows, não é Sistema Operacional (Para PC).

    (Gostei muito da primeira imagem kkk)

    O Marketing é um conjunto de ações que devem ser alinhadas para criar a imagem do produto. Se a empresa se vê em todas as esferas da divulgação, e a faz com cuidado, tem boas chances de se destacar no mercado

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  14. Muito interessante os 4ps, que são os pilares básicos do marketing. E o texto exemplifica bem essas técnicas que as empresas devem seguir a risca para que tenham uma visão negativa do produto.

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  15. Muito interessante o texto apresentado pelo grupo. O exemplo da competição entre a IBM e a Microsoft mostra realmente o quão importante é o investimento no marketing de um produto.

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  16. O grupo apresentou as diretrizes de planejamento e os 4Ps do marketing. Foi legal abordar esses termos, deixou claro como fazer um planejamento.

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  17. Muito interessante a guerra entre as empresas para possuir um produto com mais sucesso, e sem dúvidas o marketing é uma das ferramentas para sair na frente.

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  18. Um planejamento adequado é fundamental. A questão é que atualmente não basta ter um bom produto, é necessário ter um bom marketing atrelado, para que seja possível conseguir atingir seus objetivos.

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  19. Concordo com o grupo. Sendo muito importante o ponto destacado da importância do marketing pra uma empresa, atrelado a um bom exemplo como o apresentado é fácil compreensão que não basta possuir um produto melhor se não conseguir vende-lo.

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  20. Genial a associação da imagem com o texto proposto. De fato, um bom planejamento de marketing pode fazer com que o produto garanta sua permanência no mercado.

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  21. Concordo com o grupo, se não divulgar seu produto bem , mesmo tendo um produto muito bom, será apenas um entre alguns até piores, mas que sabem fazer a divulgação bem.

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  22. Concordo, um ponto que eu gostaria de destacar são as metas e objetivos, é muito importantes que as empresas definam metas e objetivos para obter sucesso, uma dica também é sempre definir datas para que esses objetivos e metas sejam levados a serio.

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  23. Texto bastante completo, citando as diretrizes e também os 4P's. Citaram também as diferentes estratégias de marketing que podem ser adotadas pelas empresas.

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  24. É muito distante da realidade de muitas pessoas pensar que o marketing como ciência já possui muitos dados e informações sobre os consumidores e isso bem trabalhado em um bom plano de marketing dá vantagens a quem o faz.

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  25. Gostei que, para destacar a importância do marketing, o grupo apontou de forma objetiva as diretrizes a serem seguidas pela organização para definir quais serão os aspectos desse planejamento. O exemplo do segundo parágrafo ajudou bastante para embasar os pontos discutidos no texto.

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  26. A importância do marketing ficou clara na potagem do grupo.

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  27. O grupo explica muito bem diversos conceitos importantes do marketing e ainda contextualiza no nosso ramo, muito bem elaborada a postagem

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  28. O exemplo que o grupo cita sobre os dois sistemas operacionais é a prova de que não basta somente ter um melhor produto se você não tem uma boa estratégia de marketing para ele.

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  29. Justo! um produto sem o marketing dificilmente vai ter conhecimento e conseguir um grande número de consumidores

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  30. Interessante como o grupo estruturou as diretrizes de planejamento para a elaboração do marketing, deixaram claro os pontos mais importantes.

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  31. Para se criar relações com o cliente é preciso que ele saiba da sua existência como bem elucida o grupo.

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  32. O marketing é realmente de suma importância, o exemplo dado da Microsoft e da IBM é um excelente exemplo. Organizar e saber diferenciar os 4Ps do marketing se faz necessário, a medida que a partir deles pode-se definir o que é o produto a ser ofertado e seu preço, além dos canais de distribuição e a promoção que irá destacar o elevar a visibilidade do produto. A IBM se esqueceu de um dos pontos fundamentais do marketing que é a promoção do produto e da marca.

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  33. De fato o marketing de um produto é fundamental, sem o marketing ele pode ser realmente quase que um produto sem nome. Para atingir o público e para que o produto seja divulgado e conhecido é fundamental que exista uma estratégia de marketing envolvida.

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