Grupo: Mercadologia
Integrantes:
- Matheus de Camargo Martins
- Murilo Ferreira
- Giovana Campioto Luiz
- João Vitor Santos Izidoro
- Diego Batistuta Ribeiro de Andrade
- Guilherme Bartasson
- Caio Rafael
- Nicolli Carvalho Freitas
- Victor Hugo Buiatti Marçal
- Henrique Tornelli Duarte
- João Pedro Silva Mendes
- Rodrigo Almeida
Um produto sem marketing, é um produto desconhecido
Nos anos 90, as empresas IBM e Microsoft competiam de uma forma intensa no mercado de tecnologia. E o sistema operacional OS/2 além de estar bem no meio dessa competição, é um grande exemplo de que um produto sem marketing, é um produto desconhecido.
Na época, a competição entre as duas empresas era na área de sistemas operacionais. O OS/2 da IBM estava competindo no mercado com o Windows 95 da Microsoft. A nível de código, o OS/2 era extremamente melhor e mais robusto, ele tinha tudo pra ser melhor do que seu competidor. Entretanto, por falhas de marketing e investimento, o OS/2 sucumbiu diante do Windows 95 que a partir de 1995 engoliu praticamente 80% do mercado. Diferente da IBM, a Microsoft optou por utilizar táticas de marketing criativas e que chamou muito a atenção dos clientes pelo mundo todo. O que claramente demonstra o quão importante é essa prática para uma empresa e seus produtos.
Quando uma empresa desenvolve um produto, uma parte muito importante que tem que ser levado em consideração no processo é o planejamento de um marketing forte, que vai mostrar as qualidades do produto desenvolvido e os motivos pelo qual ele deve ser escolhido em meio a tantas variedades do mercado em que está inserido.
Como comentado, a IBM desenvolvia um Sistema Operacional que em termos de qualidade, se não fosse, era o mais completo para a atualidade. Porém a forma que ele foi apresentado afetou diretamente na sua popularidade e sucesso.
A seguir, algumas diretrizes de planejamento que poderiam ser adotadas para elaboração do marketing:
1. Análise de mercado

2. Posicionamento

3. Público alvo

4. Crie personas
Diferente do público alvo que pode ser uma coisa mais ampla, a persona é um consumidor ideal para a sua empresa, ou seja, aquele consumidor que se identifica com aquele produto ofertado.

5. Canais de apresentaçãoDepois que se tem definido a persona, o próximo passo é definir a melhor forma de ele ser abordado, seja por lojas físicas ou redes sociais, é nesse passo que isso é definido.

6. Metas e Objetivos
Dessa forma, quando tudo estiver detalhado e alinhado, você saberá exatamente onde investir para se posicionar melhor no mercado. Além disso, também poderá definir produtos, preços, praças e promoções (os “4Ps do marketing“) ideais para a sua empresa.
Em suma, a área do marketing tem evoluído bastante com o passar dos anos, e cabe às empresas se adequar a essa evolução, e se atentar sempre em atingir da melhor forma possível seus clientes, ou possíveis clientes. Assim como grandes empresas, que dominavam o mercado, perderam para outras menores por simples questões de divulgação. É de extrema importância se atentar fortemente a essas questões.
E uma dessas táticas, é a de chamar a atenção, assim como a imagem deste post. Existe uma chance de você ter entrado nele por causa da forma que ela lhe chamou a atenção. Se você for essa pessoa, você é um exemplo que de o marketing obteve sucesso ao atrair seu cliente.
CARNRITE, James. What is Competition in Marketing? - Definition & Types. Study. Disponível em
https://bityli.com/Ko0hG. Acesso em: 12 de Setembro de 2020.
CONHEÇA O PASSO A PASSO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING. Siteware. Disponível em:
https://bityli.com/6JYfo. Acesso em: 12 de Setembro de 2020.
O grupo conseguiu apresentar com muita eficácia a importância do marketing para um produto por meio de argumentos contuntendes. Além disso, a estrátegia de utilizar uma imagem para chamar a atenção do possível leitor com o objetivo de provar o quanto o marketing é importante foi bem interessante.
ResponderExcluirO texto se posiciona bem sobre o marketing ter evoluído com o tempo devido principalmente a evolução da tecnologia. Mas não adianta somente o marketing evoluir se as empresas não evoluirem junto e sabendo realizar o marketing adequado para seus produtos. A concorrência no século vinte um está feroz e quem não acompanhar as novas demandas e evoluções irá ficar para trás.
ResponderExcluirO texto descreve muito bem uma situação em que a estratégica de marketing foi essencial para fazer a empresa se destacar perante a concorrente.
ResponderExcluirA utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises.Independente do tamanho ou do tipo do empreendimento a periodicidade recomendada para a reformulação de um Plano de Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing.
ResponderExcluirGostei dos exemplos que o grupo escolheu para expor no texto. É legal ver na prática que as empresas têm estratégias de marketing diferentes, mesmo sendo do mesmo ramo. Isso vai influenciar diretamente no sucesso ou fracasso do seu produto.
ResponderExcluirO grupo abordou muito bem o tema proposto. Como foi dito no próprio texto e exemplificado através dos sistemas operacionais da IBM e da Microsoft, não adianta em nada criarmos um produto com excelência e qualidade, sendo a maneira de divulgação e venda do mesmo é falha.
ResponderExcluirGraças ao marketing que temos noção de diversos produtos no mercado, sejam eles noticiados por televisões, redes sociais e até mesmo jornais.
ResponderExcluirDe fato é extrema importância uma organização estar acompanhando sempre o mercado e se adaptar diante às mudanças. Com um bom estudo de marketing e um bom plano, uma empresa sempre terá bons resultados.
ResponderExcluirVocê pode ter um dos melhores produtos do mercado, se não divulgá-lo bem será só mais um em meio aos outros que podem ser até piores, mas sabem fazer a divulgação.
ResponderExcluirÉ interessante ser destacado a questão de que atualmente não basta só ter um ótimo produto, é necessário ter um bom marketing atrelado, para que, aí sim o mesmo consiga atingir todos os seus objetivos com maior precisão. Um planejamento adequado é realmente fundamental.
ResponderExcluirUma frase do proverbio português já diz " A propaganda é a alma do negócio " e no mundo da tecnologia não é diferente , para que um produto se torne popular é necessários planejamento e marketing . A atual atualidade onde além de oferecer alta diversificação de mercado , a informação está disponível de forma "ilimitada" a todos , e a marca com melhor planejamento de marketing está condicionar a se sobrepor diante do restante .
ResponderExcluirÉ importante conhecer ferramentas de aplicações do marketing para compreender como se pode aplicar suas técnicas no mercado.
ResponderExcluirAplicações do marketing como os 4Ps podem definir o impacto de um produto no mercado, pois ter conhecimento do público alvo irá dispor de informações muito valiosas para se localizar na hora de conectar o consumidor com um produto.
Sobre os Sistemas Operacionais, acho inútil as discussões.
ResponderExcluirÉ simples: Não é Windows, não é Sistema Operacional (Para PC).
(Gostei muito da primeira imagem kkk)
O Marketing é um conjunto de ações que devem ser alinhadas para criar a imagem do produto. Se a empresa se vê em todas as esferas da divulgação, e a faz com cuidado, tem boas chances de se destacar no mercado
Muito interessante os 4ps, que são os pilares básicos do marketing. E o texto exemplifica bem essas técnicas que as empresas devem seguir a risca para que tenham uma visão negativa do produto.
ResponderExcluirMuito interessante o texto apresentado pelo grupo. O exemplo da competição entre a IBM e a Microsoft mostra realmente o quão importante é o investimento no marketing de um produto.
ResponderExcluirO grupo apresentou as diretrizes de planejamento e os 4Ps do marketing. Foi legal abordar esses termos, deixou claro como fazer um planejamento.
ResponderExcluirMuito interessante a guerra entre as empresas para possuir um produto com mais sucesso, e sem dúvidas o marketing é uma das ferramentas para sair na frente.
ResponderExcluirUm planejamento adequado é fundamental. A questão é que atualmente não basta ter um bom produto, é necessário ter um bom marketing atrelado, para que seja possível conseguir atingir seus objetivos.
ResponderExcluirConcordo com o grupo. Sendo muito importante o ponto destacado da importância do marketing pra uma empresa, atrelado a um bom exemplo como o apresentado é fácil compreensão que não basta possuir um produto melhor se não conseguir vende-lo.
ResponderExcluirGenial a associação da imagem com o texto proposto. De fato, um bom planejamento de marketing pode fazer com que o produto garanta sua permanência no mercado.
ResponderExcluirConcordo com o grupo, se não divulgar seu produto bem , mesmo tendo um produto muito bom, será apenas um entre alguns até piores, mas que sabem fazer a divulgação bem.
ResponderExcluirConcordo, um ponto que eu gostaria de destacar são as metas e objetivos, é muito importantes que as empresas definam metas e objetivos para obter sucesso, uma dica também é sempre definir datas para que esses objetivos e metas sejam levados a serio.
ResponderExcluirTexto bastante completo, citando as diretrizes e também os 4P's. Citaram também as diferentes estratégias de marketing que podem ser adotadas pelas empresas.
ResponderExcluirÉ muito distante da realidade de muitas pessoas pensar que o marketing como ciência já possui muitos dados e informações sobre os consumidores e isso bem trabalhado em um bom plano de marketing dá vantagens a quem o faz.
ResponderExcluirGostei que, para destacar a importância do marketing, o grupo apontou de forma objetiva as diretrizes a serem seguidas pela organização para definir quais serão os aspectos desse planejamento. O exemplo do segundo parágrafo ajudou bastante para embasar os pontos discutidos no texto.
ResponderExcluirA importância do marketing ficou clara na potagem do grupo.
ResponderExcluirO grupo explica muito bem diversos conceitos importantes do marketing e ainda contextualiza no nosso ramo, muito bem elaborada a postagem
ResponderExcluirO exemplo que o grupo cita sobre os dois sistemas operacionais é a prova de que não basta somente ter um melhor produto se você não tem uma boa estratégia de marketing para ele.
ResponderExcluirJusto! um produto sem o marketing dificilmente vai ter conhecimento e conseguir um grande número de consumidores
ResponderExcluirInteressante como o grupo estruturou as diretrizes de planejamento para a elaboração do marketing, deixaram claro os pontos mais importantes.
ResponderExcluirPara se criar relações com o cliente é preciso que ele saiba da sua existência como bem elucida o grupo.
ResponderExcluirO marketing é realmente de suma importância, o exemplo dado da Microsoft e da IBM é um excelente exemplo. Organizar e saber diferenciar os 4Ps do marketing se faz necessário, a medida que a partir deles pode-se definir o que é o produto a ser ofertado e seu preço, além dos canais de distribuição e a promoção que irá destacar o elevar a visibilidade do produto. A IBM se esqueceu de um dos pontos fundamentais do marketing que é a promoção do produto e da marca.
ResponderExcluirDe fato o marketing de um produto é fundamental, sem o marketing ele pode ser realmente quase que um produto sem nome. Para atingir o público e para que o produto seja divulgado e conhecido é fundamental que exista uma estratégia de marketing envolvida.
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